×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DICAS

Entre as situações representadas, o artista pegou momentos do cotidiano, como a sala de aula, as refeições, os laços de amizade e os momentos de sofrimento, como a ida para “a tranca” - sala onde as adolescentes são encaminhadas quando ocorrem desavenças.







Artista questiona a utilização da arte como meio de representação da realidade em locais onde o registro fotográfico é inacessível

A Matilha Cultural apresenta a exposição "Registros Internos", que retrata o cotidiano de internas da Fundação CASA através de desenhos e pinturas feitas pelo artista Rafael Frattini.

O objetivo da mostra é questionar a utilização da representação artística como meio de expressar a realidade em locais onde o registro fotográfico é inacessível. Resultado de uma pesquisa elaborada durante cinco anos, a ação proporcionou a Frattini reconstruir o experimento de sua convivência com as adolescentes e retratar a vida na instituição.

Entre as situações representadas, o artista pegou momentos do cotidiano, como a sala de aula, as refeições, os laços de amizade e os momentos de sofrimento, como a ida para “a tranca” - sala onde as adolescentes são encaminhadas quando ocorrem desavenças. “Qual a importância do ato de desenhar em nossos dias, em que tudo acontece tão rápido e cada vez mais nos vemos reféns de aparelhos tecnológicos? A arte pictórica assim se torna a única fonte de expressão e inspiração para o artista e as adolescentes”, afirma Frattini.

"Encontrei meios para tratar a arte como professor e artista, uma ferramenta didática que aproximasse as adolescentes do universo artístico, sendo uma força mobilizadora capaz de transformar e repensar através da arte a situação e o estado em que estas adolescentes se encontram", explica.



"Registros Internos", de Rafael Frattini @ Matilha Cultural

Período: até 14/08
Classificação etária: Livre
Rua Rego Freitas, 542 - São Paulo
Tel.: (11) 3256-2636
Horários de funcionamento: terça-feira a domingo, da 12h às 20h; exceto sábados, das 14h às 20h
Wi-fi grátis
Cartões: VISA (débito/ crédito)
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães
www.matilhacultural.com.br

Sobre a Matilha Cultural

A Matilha Cultural é uma entidade independente e sem fins lucrativos instalada em um edifício de três andares, localizado no centro de São Paulo. A Matilha integra um espaço expositivo, sala multiuso, café, além de um cinema com 68 lugares. Fruto do ideal de um coletivo formado por profissionais de diferentes áreas, a Matilha foi aberta em maio de 2009 e tem como principais objetivos apoiar e divulgar produções culturais e iniciativas sócio-ambientais do Brasil e do mundo.

A Matilha não é um espaço imparcial ou contemplativo no mundo atual da instantaneidade da produção de conteúdo: assume uma postura politizada e apartidária, atuando junto à cena independente de cultura. Ao aglutinar projetos e expressões culturais atuais, a Matilha funciona como um centro de ideias coletivas. Toda programação da Matilha Cultural é gratuita ou a preços populares. O espaço pode ser locado para eventos privados e a renda dessa locação é revertida para financiar projetos culturais e sócio-ambientais da entidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Postado por
no dia 03/08/2015 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Dicas

LEIA TAMBÉM: