×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DICAS

O Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano Papel e Celulose gerida pelo Instituto Ecofuturo e localizada no alto da Serra do Mar, em Mogi das Cruzes e Bertioga (SP), tem se tornado referência para a prática de birdwatching (em português, observaçã





Os “birdwatchers” podem avistar mais de 200 espécies já identificadas na reserva

Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano Papel e Celulose gerida pelo Instituto Ecofuturo e localizada no alto da Serra do Mar, em Mogi das Cruzes e Bertioga (SP), tem se tornado referência para a prática de birdwatching (em português, observação de aves). Devido à vasta diversidade presente no local, o espaço atrai os chamados birdwatchers (observadores de aves), praticantes da atividade que têm como objetivo registrar, contemplar e fotografar aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no ambiente. 

Parque das Neblinas - Instituto Ecofuturo - Serra do Mar - Mogi das Cruzes - Bertioga - birdwatching - observação de aves - natureza - Araponga Procnias
Parque das Neblinas Ecofuturo - Araponga Procnias nudicollis - Foto: Jefferson Leite

Com mais de 1.250 espécies da biodiversidade registradas em sua área de seis mil hectares, o Parque proporciona uma experiência diferenciada em meio à natureza. Os observadores que visitam a reserva têm a oportunidade de avistar algumas das 243 espécies de aves já registradas. Dessas, 25 ocorrem apenas na Mata Atlântica, como a jacutinga. 

"O Parque das Neblinas é muito rico em espécies e possui estrutura e segurança que favorecem a atividade. Neste ano, devemos desenvolver ações para incentivar a prática, pois além de ser uma atividade de baixíssimo impacto, esse grupo de visitantes contribui para complementar a lista de espécies identificadas na área", afirma Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade do Instituto Ecofuturo.

Parque das Neblinas - Instituto Ecofuturo - Serra do Mar - Mogi das Cruzes - Bertioga - birdwatching - observação de aves - natureza - Tangarazinho Ilicura militaris
Parque das Neblinas Ecofuturo - Tangarazinho Ilicura militaris - Foto: Jefferson Leite

Para complementar o passeio, o visitante tem ainda a opção de contratar alimentação com um toque regional. As refeições são preparadas pela equipe da Natural da Mata, empresa da comunidade local, e inclui receitas com ingredientes nativos da Mata Atlântica, como cambuci e frutos da palmeira-juçara, servidas no fogão à lenha. O Parque oferece também outras atividades que contribuem para aproximação das pessoas com o meio ambiente, como trilhas, canoagem, cicloturismo e camping.

Para visitas é necessário agendamento prévio, com ao menos 48h de antecedência. Para mais informações, valores das atividades e reservas, entre em contato pelos telefones (11) 4724-0555/ (11) 4724-0556, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, ou por e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br.  

Serviço:

Parque das Neblinas

Endereço: Rodovia Professor Francisco Ribeiro Nogueira, Mogi das Cruzes - SP

Telefones: (11) 4724-0555 / (11) 4724-0556 (agendamento: segunda a sexta, das 8h às 17h)

Site: http://www.ecofuturo.org.br/blog/projeto/parque-das-neblinas/o-parque

Sobre o Parque das Neblinas

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas está localizado a cerca de 100 quilômetros de São Paulo, nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga.  É uma reserva ambiental da Suzano Papel e Celulose, gerida pelo Ecofuturo, com 6 mil hectares de área, onde são desenvolvidas atividades de visitação, pesquisa científica, educação socioambiental, manejo florestal e participação comunitária.

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo, mantido pela Suzano Papel e Celulose, contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção de leitura. Desde 1999, mantém projetos relacionados ao fortalecimento da prática de leitura, universalização de bibliotecas e conservação do meio ambiente, atuando como articulador entre a sociedade civil, o poder público e o setor privado. Por acreditar que pessoas e o meio são indissociáveis, o Instituto Ecofuturo apoia a formação de cidadãos críticos e responsáveis, capazes de interagir positivamente entre si e com o ambiente, transformando o presente e o futuro para melhor. 

Saiba mais: www.ecofuturo.org.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

Postado por
no dia 23/02/2018 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Dicas

LEIA TAMBÉM: