×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DICAS

Desde 2017, vários polos culturais foram criados próximos ao centro histórico de São Paulo, que buscam incentivar a cultura na região. Entre eles, destacam-se:





Pátio Metrô São Bento

Pátio Metrô São Bento oferece lazer e cultura para o público que frequenta a região do Centro

Desde 2017, vários polos culturais foram criados próximos ao centro histórico de São Paulo, que buscam incentivar a cultura na região. Entre eles, destacam-se:

O novo Sesc 24 de Maio que oferece literatura, música, arte, cursos, oficinas variadas e atividades para as crianças.

Pátio Metrô São Bento

O Farol Santander, que resgatando experiências e memórias, apresenta exposições fixas e temporárias, uma pista de skate e debates de temas atuais.

A casa de Francisca, patrimônio histórico recém-restaurado, antigo palacete Teresa, traz ao centro um espaço musical exclusivo, acompanhado de um menu diversificado.

Pátio Metrô São Bento

O Prédio Sé é um espaço dedicado a exposições, editorias e desfiles de moda, cinema, palestras e shows.

Seguindo a linha desses polos de cultura e lazer, está o recém-inaugurado open mall Pátio Metrô São Bento, localizado perto do Mosteiro de São Bento, no metrô que leva seu nome, e próximo a mais movimentada rua de comércio de São Paulo, a 25 de Março.

Pátio Metrô São Bento

O empreendimento, além das facilidades de lojas e serviços, e uma ampla variedade de gastronomia, conjugando as marcas mais renomadas do mercado, fica ao ar livre, em uma ambiente agradável e seguro, cercado de pontos históricos como o Teatro Municipal, Pátio do Colégio, Viaduto Santa Efigênia, o que contribui para sua vocação de implementar a cultura na cidade de São Paulo.

Primeiramente o Pátio Metrô São Bento fez questão de manter a tradição do espaço que anteriormente já foi o berço do Hip Hop na cidade e, até hoje, reserva espaço para os artistas desse gênero musical realizarem seus encontros mensais.

Pátio Metrô São Bento

A ligação com a cultura começou antes mesmo do empreendimento inaugurar, em outubro de 2017, com o projeto Toca Aí que recebeu apresentações de músicos de rua, promovendo o diálogo entre o espaço urbano, a arte e a população, gerando uma valorização da expressão artística desses músicos. Na época o open mall abriu espaço para que os músicos pudessem arrecadar contribuições do público que passava pelo local.

O projeto foi um sucesso e tornou-se um concurso para eleger o melhor músico de rua da cidade, com a presença cativa do público e jurados especializados para escolher entre artistas de estilos diferentes, valorizando talentos que se apresentam pelos espaços públicos de São Paulo, como acontece nas grandes cidades de outros países.

Pátio Metrô São Bento

Outros eventos foram surgindo, como a exposição “Expressões do Centro”, que agregou quatro artistas visuais para desenhar 12 lugares icônicos da região. Fernanda Vaz, Natália Gregorini, Thales Lira e Victor Gáspari Canela foram os artistas convidados para fazer uma nova leitura dos pontos históricos da cidade. Uma nova forma de “sentir” o Centro, enaltecendo as maravilhas arquitetônicas da região.

Essa vocação cultural do Pátio Metrô São Bento começou a chamar atenção e iniciou parcerias de sucesso como o evento realizado em julho, com a TV Globo, que levou para o Pátio uma edição do projeto “Arte na Rua”, em comemoração aos 110 anos de imigração japonesa no Brasil.

Pátio Metrô São Bento

Fotos: Eduardo Saraiva

Nesse perfil cultural, o Sesc Florêncio de Abreu tornou-se um parceiro do open mall e, na primeira quinta-feira de cada mês, sempre traz uma atração musical ao empreendimento. Evento batizado como "Pátio Musical - Quintas com Sesc", a parceria conta ainda com outras atrações em datas diversas, como por exemplo, uma oficina de flores comestíveis, que foi realizada no mês de outubro.

Todas as quartas-feiras, os professores Jefferson Aquino e Jéssica Leopoldo dão aulas abertas de Samba Rock.

Pátio Metrô São Bento
Projeto Arte Na Rua

A mais nova iniciativa é o evento em parceria com o Metrô de São Paulo, chamado "Pátio Musical - Sexta Show", cuja ideia é celebrar a chegada do final de semana no Centro, com música ao vivo, gratuita e ao ar livre. “Na Sexta Show”, o repertório é variado e para todos os gostos, tornando o happy hour na região ainda mais atrativo e agradável.

Já passaram pelos projetos musicais do Pátio Metrô São Bento os mais qualificados músicos urbanos da cidade e nomes de destaque do cenário musical como, Língua de Trapo, o grupo Choronas e João Suplicy.

Pátio Metrô São Bento
Concurso Toca Ai - Gambiarra Lixofônica - Foto: André Barnabé

E para tornar ainda mais democrático o acesso aos eventos que acontecem no empreendimento, a entrada é gratuita ou através de contribuição espontânea para os artistas.

Quem está à frente dos projetos culturais do open mall é a gerente de marketing do empreendimento, Isabela Parrón, que é bacharel em Artes Plásticas e já viveu em uma das cidades mais culturais do mundo, Barcelona, e agora, ela traz toda essa efervescência cultural para o Centro de São Paulo.

"O Centro é histórico, intenso, vivo, plural. É possível encontrar praticamente tudo por aqui. Partimos da ideia de que pequenas ações para simplificar o dia a dia, levar mais cultura e valorizar o que se tem de bom na região, podem contribuir para aumentar a qualidade de vida e a felicidade dos frequentadores", diz Isabela, que tem como proposta transformar a Praça da Colmeia (local onde acontecem os principais eventos do open mall) em um verdadeiro palco a céu aberto da cidade.

Sobre o Pátio Metrô São Bento

Localizado aos pés do Mosteiro, o Pátio Metrô São Bento é o mais novo open mall da cidade. Com opções de alimentação, serviços e varejo, o Pátio Metrô São Bento busca simplificar o dia a dia das pessoas que frequentam o Centro de São Paulo. Desenvolvido pelo consórcio Scopus Ita Shopping, o empreendimento de 5,7 mil m2 é composto por praça de alimentação, deck a céu aberto e praça de eventos, que recebe atrações culturais regularmente. O Pátio atende as mais de 4 milhões de pessoas que circulam pela região, como uma opção agradável, prática e segura de aproveitar o melhor do Centro.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Postado por
no dia 03/11/2018 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Dicas

LEIA TAMBÉM: