×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DICAS

Sim, o Rio continua lindo e estamos na estação do verão, das férias do calor





Turismo colaborativo: Grupo Mateiros leva aos diferentes atrativos naturais da cidade

Sim, o Rio continua lindo e estamos na estação do verão, das férias do calor. E porque não aproveitar para visitar as belezas naturais da cidade? Para contribuir com essa demanda, a equipe da agência de turismo e lazer Rio Ecoesporte criou o grupo Mateiros, que busca reunir amantes da natureza interessados em roteiros de ecoturismo. Com uma equipe especializada em esportes na natureza, todos os finais de semana são promovidos roteiros com contribuição voluntária.

Rio Ecoesporte

Que tal aproveitar os finais de semana de dezembro para conhecer lugares diferentes pela cidade? Confira a programação:

No sábado, 15, o grupo segue para o Pão de Açúcar, mas nada de subir de bodinho, com os Mateiros o passeio é trilhando pelo costão. Por uma caminhada relativamente longa, porém compensadora ao final, o guia desta expedição Marcelo Bueno conta que vale muito a pena.  Já no domingo, 16, que tal ir num dos mais simbólicos pontos que representa a Zona Sul, sendo cenários do verão carioca de muitos? O Morro Dois Irmãos tem trilha leve a moderada. A paisagem no pico é sensacional, você consegue ver o Rio de Janeiro em 360º.

Às vésperas do Natal também tem trilha. Você sabia que dá para ir até a estátua do Cristo Redentor à pé? Pela trilha do Cristo Redentor, destino dos Mateiros para o sábado 22. Por  uma caminhada de aproximadamente 1h e meia (ida), é possível visitar uma das grandes atrações da cidade de maneira completamente diferente. O passeio conta com diversos mirantes pelo caminho, o que faz deste passeio, um atrativo imperdível.

O domingo, 23 é a vez de conhecer a Pedra do Quilombo. De nível médio e com 735 metros de altitude é formado por aglomerados de blocos de granito na crista duma encosta recoberta pela vegetação de Mata Atlântica de onde se descortina uma vista espetacular da Baixada de Jacarepaguá, maciço da Tijuca, da orla da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes. O local, além de ser uma opção para se conhecer destinos menos conhecidos na cidade, também tem muita história. Seu nome é originário de um quilombo formado por escravos fugidos dos engenhos de cana-de-açúcar que existiam na região e se abrigaram nas imediações do local, aproveitando os abrigos naturais de pedra e a vista panorâmica a fim de se organizar e resistir contra a opressão dos senhores de engenho.

Para finalizar o ano, o grupo Mateiros levará o público para conhecer a Pedra do Telégrafo, no sábado 29. A cobiçada pedra, famosa nas mídias sociais, onde todos tiram fotos nas mais criativas poses, simulando estar caindo num alto precipício, ou mostrando malabarismo na montanha, na verdade chama-se Pedra da Bigorna, um pouco abaixo do destino final, que é o cume do Morro de Guaratiba.  O visual da Pedra do Telégrafo é espetacular, do local é possível avistar a Restinga da Marambaia, as Praias Selvagens, Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca e a Pedra da Gávea. E no domingo, 30 de dezembro, será a vez do Mirante do Caeté. Esse mirante é um achado no Parque Municipal da Prainha, ainda pouco conhecido até mesmo pelos moradores da Zona Oeste. Com nível médio, o parque é uma deliciosa opção de passeio para se curtir em família, ao final, desfruta-se de uma linda vista do recreio dos Bandeirantes.

Para o guia de turismo parceiro do Grupo Mateiros, Marcelo Bueno, a importância do grupo é criar uma cultura no carioca em fazer trilha e visitar parques, pois o uso público desses locais contribui com a diminuição da presença de caçadores e comercio ilegal de animais. O projeto ainda pretende incluir na rotina a prática de exercícios ao ar livre, tornando as belezas não tão turísticas do Rio ainda mais conhecidas não só pelos cariocas, como por seus visitantes.

“Queremos dar a possibilidade aos cariocas de conhecer melhor os pontos mais belos do Rio de Janeiro fazendo com que as pessoas criem a cultura de fazer trilhas, e depois também possam fazer as travessias que demandam maior condicionamento, como a travessia Petrópolis x Teresópolis que é uma das mais bonitas do Brasil. Que os cariocas abracem a ideia e possam estar com a gente”. Finaliza.

Serviço - Trilhas com o grupo Mateiros da Rio Ecoesporte

Destino: Pão de Açúcar - via Costão

Data: 15 de dezembro - sábado

Nível: Pesado

Agendamento prévio via telefone

Valor: Retribuição voluntária


Destino: Morro Dois Irmãos

Data: 16 de dezembro - domingo

Nível: Moderado

Agendamento prévio via telefone

Valor: Retribuição voluntária



Destino: Cristo Redentor

Data: 22 de dezembro - sábado

Nível: semipesado

Agendamento prévio via telefone

Valor: Retribuição voluntária


Destino: Pedra do Quilombo

Data: 23 de dezembro - domingo

Nível: semipesado

Agendamento prévio via telefone

Valor: Retribuição voluntária


Destino: Pedra do Telégrafo

Data: 29 de dezembro – sábado

Nível: Leve

Agendamento prévio via telefone

Valor: Retribuição voluntária


Destino: Mirante do Caeté

Data: 30 de dezembro - domingo

Nível: Leve - Nível 2

Agendamento prévio via telefone

Valor: Retribuição voluntária

Saiba mais: www.rioecoesporte.com

Rio Ecoesporte - grupo Mateiros pelo telefone: 21 97458-5402

Postado por
no dia 14/12/2018 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Dicas

LEIA TAMBÉM: