×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DICAS

Ambiente fechado e sistema de ar condicionado causam a impressão de passageiros possam contrair doenças transmissíveis pelo ar mais facilmente. A KLM explica porque isso é um mito





Viagem de Avião - KLM

Ambiente fechado e sistema de ar condicionado causam a impressão de passageiros possam contrair doenças transmissíveis pelo ar mais facilmente. A KLM explica porque isso é um mito

Em breve chegam as férias de julho, e muitos brasileiros aguardam essa época ansiosamente para desembarcar na viagem que tanto planejaram. Muitos pensam que o sistema de ventilação de uma aeronave torna o ambiente mais propenso a pegar uma gripe. No entanto, isso não é bem o caso. Meu nome é Didi Aaftink, sou médica da KLM Health Services, e muitas perguntas chegam a mim sobre esse assunto.

1. O que causa a gripe?

A Influenza (comumente conhecida como gripe) é uma infecção viral do sistema respiratório causada pelo vírus de mesmo nome. No hemisfério sul, o período de pico da gripe é de maio a setembro. No hemisfério norte, o período de pico é de novembro a março. Os sintomas mais comuns são:

• Início súbito dos sintomas

• Febre

• Infecção das vias respiratórias superiores (resfriado, dor muscular, dor de cabeça, fadiga e mal-estar geral).

A infecção ocorre geralmente por meio do sistema respiratório (gotículas contendo o vírus transportadas pelo ar). Pouquíssimas dessas gotículas são necessárias para que uma pessoa adoeça. O contágio por meio do contato direto (beijar e apertar as mãos) também é possível, mas, em seguida, mais vírus são necessários para realmente adoecer alguém, principalmente porque o vírus não vive por muito tempo fora do nosso corpo. Demora de um a cinco dias para que uma pessoa realmente fique doente depois de ser infectado com o vírus.

A sobrevivência do vírus também depende da umidade do ar, temperatura e radiação UV (luz solar). O vírus sobrevive melhor sob condições frias e secas, como no inverno. A luz do sol faz com que o vírus fique inativo. Isso explica por que você é mais suscetível à gripe durante o inverno, quando está mais frio e menos ensolarado. E, além disso, você tende a gastar mais tempo em espaços fechados e mais próximo de outras pessoas.

2. Você pega gripe mais rapidamente por causa do sistema de ventilação de uma aeronave?

A circulação de ar em uma aeronave ocorre verticalmente, da parte superior (cabeças dos passageiros) para a parte inferior (sendo absorvido através das aberturas que ficam ao nível do chão) e não da frente para trás como frequentemente se pensa.

Viagem de Avião - KLM

O ar é resfriado a cada dois ou três minutos. Metade do ar vem do exterior da aeronave. Este ar é especialmente filtrado. A outra metade do ar na cabine é reutilizada após ser completamente filtrada. O dióxido de carbono (CO2) e microorganismos, como bactérias, são então removidos através deste sistema de filtragem. O ar a bordo de uma aeronave é geralmente muito mais limpo do que o ar em edifícios ou em transportes públicos no solo.

No entanto, o ar em uma aeronave é muito seco. Quando a umidade é baixa, o muco do nariz e da garganta pode ficar seco e o sistema imunológico pode ser menos eficaz nesses pontos. Então nos tornamos mais propensos a bactérias e vírus. É por isso que é tão importante manter-se hidratado durante o voo.

A contaminação pelo vírus da gripe a bordo não está, portanto, diretamente relacionada à circulação de ar. É a proximidade entre as pessoas, que pode favorecer o contágio e esse risco não é maior do que em outras formas de transporte público e outras áreas públicas no solo.

Certifique-se de tomar as precauções necessárias:

• Lave as mãos com frequência

• Beba bastante líquido (e evite o álcool e a cafeína)

• Use lenços de papel

• Evite tocar o nariz e a boca o máximo que puder.

Viagem de Avião - KLM

3. A vacina contra a gripe

Em cada hemisfério, a cada ano, a vacina contra influenza é composta com base nos dados epidemiológicos mais recentes da OMS – Organização Mundial da Saúde. Pouco antes do início da temporada de gripe, a vacina fica disponível. Ambos os hemisférios norte e sul diferem na composição da vacina.

Nos Países Baixos, certos grupos de risco médico (incluindo os maiores de 65 anos e qualquer pessoa com um estado grave de saúde a longo prazo) são aconselhados a tomar a vacina. No Brasil, o Ministério da Saúde* indica que adultos a partir do 60 anos e crianças de seis meses a cinco anos de idade, recebam a vacina todos os anos.

Se você é um viajante frequente (de negócios, por exemplo), deve se considerar parte da população de risco. Novamente, não por causa da qualidade do ar no avião. Mas por conta da frequência a que se submete ao contato contínuo com grandes grupos de pessoas, o que o expõe a uma maior variedade de vírus. Outro ponto importante, é a privação do sono causada por jetlag, mudanças de temperatura, climas diferentes, outros tipos de alimentos e possivelmente estresse. Tudo isso exige muito do seu sistema imunológico. Por esta razão, é aconselhável tomar a vacina para prevenir complicações da gripe.

Didi Aaftink é médica da KLM Health Services desde 2006 e é responsável por gerenciar o cuidado médico internacional para a tripulação, expatriados e times de solo da Ásia. Além de trabalhar com medicina ocupacional, também é especializada em medicina focada em aviação, medicina do viajante e em medicina de emergência.

* PORTAL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. Vacinação contra gripe deve lançada em breve em todo o país. Notícias atualizadas em: portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude

Postado por
no dia 14/03/2019 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Dicas

LEIA TAMBÉM: