×
DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS NEWS BY PR NEWSWIRE ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS SERVIÇOS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam
DICAS

Fim de semana tem Festa das Nações na Igreja Matriz de Santo André



Igreja Matriz de Santo André
Igreja Matriz de Santo André

Este fim de semana, dias 25 e 26 de maio, acontece a 4ª Festa das Nações na Praça Igreja Matriz de Santo André. No sábado, a festa começa às 17h e vai até as 22h e no domingo, das 12h às 22h. São mais 12 países representados por comidas típicas, além de danças e atrações folclóricas de diversos locais do mundo.

As barracas trarão as mais diversas especialidades gastronômicas. A Argentina está representada com Alfajor e Torta de Limão. A Espanha tem Polenta recheada calabresa, Polenta à Bolonhesa, Polenta ao sugo, Escondidinho de Mandioquinha e de Carne, Polenta frita.

O Brasil tem grande representatividade com: Caldo Verde e Caldo de Mandioca, Churrasco de Carne, Frango e Linguiça, além de bolos recheados e simples. Também representando nosso País teremos Lanche de Pernil, Pastel Carne, Queijo, Carne com Queijo, Pizza e Milho. A Costa do Marfim traz Banana Frita, Pizza de abobrinha, Molho de Amendoim com Carne e arroz, Suco de Hibisco. Haiti tem o Pastel Haitiano, Banana Frita, Cremas, Tisana. Japão: Bolinho de Carne, Hot Roll, Tempurá, Temaki, Yakisoba.

Grupo Cultural Caboverdiano
Grupo Cultural Caboverdiano

O México nos brinda com Tacos, Burritos, Nachos, Gordinhas mexicanas, Guacamole, Torta mexicana (doce), Tequila. Paraguai: Chipa e Sopa Paraguaia. Peru: Picarones, Churros, Suspiro a la Limeña, Mazamorra Morada e Arroz, Chicha Morada, Arroz Zambito, Alfajores, Torta Helada, Batata Frita, Ceviche.

Já Portugal tem Bolinho de Bacalhau, Pastel de Belém, Bolo de Bolacha, Salame de Chocolate. Venezuela: Empanada de Carne, Empanada de frango, Panelinha criollo, Torta de Ayana, Rizava (doce), a bebida Papelon. Síria: Lanche Árabe, Kafta, Shawerna, Falafel, Espeto de Xtalks, Quibe Frito, Esfirra de Carne, Queijo e Espinafre, Prato de Humus, Prato Arroz com Lentilha, Doce Árabe.

Outro ponto forte da festa são as ATRAÇÕES ARTÍSTICAS. No SÁBADO, dia 25, as apresentações:

Cia Peña Flamenca, grupo fundado em 2008 apresentará danças da cultura flamenca. O espetáculo é dirigido por Kelly Ribeiro, bailarina andreense, mantenedora da Cia Peña Flamenca que participa de diversos festivais pelo País.

O Grupo Tom Melhor tocando chorinho, samba de raiz como Jaco do Bandolim, Noel Rosa, Pixinguinha, Cartola e Nelson Cavaquinho, Adoniram Barbosa entre outros sucessos.

Grupo de dança do Dragão e do Leão da Academia Tai Chi de Yoga Kun Fu com apresentações folclóricas que já renderam eventos como o ano novo chinês na Liberdade, a passagem da tocha olímpica por Santo André e participação no Rock n' Rio de 2019.

Banda Lira se apresentar na festa. A Corporação Musical Lira de Santo André foi fundada em 21 de abril de 1918 e, sendo uma das mais antigas do Brasil, tornou-se um dos patrimônios musicais da cidade. No repertório músicas clássicas e populares, nacionais e internacionais.

Grupo Polonês - Chabry i Maki, criado em 2012 em São Paulo, que tem como objetivo principal a promoção da cultura do país, aprendizado de cantos e danças típicas, além da manutenção dos costumes e tradições polonesas.

Banda Projeto Sonoro, que começou tocando em uma quermesse. Como não tinham todos os músicos, um integrante do grupo entrou em contato com amigos para completar a banda. No repertório música sertaneja e sucessos atuais.

No DOMINGO, dia 26, ao meio-dia acontece o Desfile das bandeiras, na escadaria da igreja, seguido da execução do Hino Nacional cantado pela maestrina Rosana Ribeiro.

Fernanda Meyer, cantora e professora de música traz sucessos como Con Te Partirò e O Sole Mio.

Estúdio de Dança Vivência Flamenca entra no palco com seus professores e alunos sob o comando da diretora Rita Fernandes.

Coral de Libras Mãos Fortes interpreta duas canções com a linguagem dos sinais.

Fidel Cuevas, no violão, e Ícaro, ao violino tocam músicas espanholas.

Grupo Cultural Caboverdiano, fundado em 1996 por imigrantes de Cabo Verde radicados em Santo André desde a década de 20, o Grupo atualmente agregou descendentes e andreenses no seu corpo de baile. Entre as muitas coreografias a serem apresentadas, destaque para o ritmo Morna, que é símbolo nacional do país, Funaná e Batuque.

Coral Ítalo Brasileiro: criado em 1999 é composto por 45 integrantes, no repertório interpretam músicas sacras, eruditas e populares sob a regência de Reinaldo Sanches.

Grupo Vida e Movimento se apresentar. O grupo é um projeto da terceira idade do Clube Aramaçan e traz uma releitura da dança flamenca, com a rumba Lá Pontinha e coreografia de Darci Brás Bariani.

Projeto Futuração traz crianças e adolescentes de diversas classes econômicas e sociais cantam e tocam instrumentos musicais.

CHASP Grupo de Danças do Haiti é formado por imigrantes haitianos, trazem a dança e a cultura do seu país.

Orquestra dos Violeiros de Mauá, Patrimônio Histórico de Mauá com 26 anos de existência e seis discos gravados, e regida pelos maestros Diogo dos Santos e José Manuel de Lira, os mais de 100 violeiros encantam as plateias por onde tocam. No repertório da festa, cerca de 35 violeiros vão se apresentar com clássicos, como: Saudade de Minha Terra, Menino da Porteira, Chico Mineiro, Asa Branca, Xote das Meninas, entre outros.

Tawoo Brasil, o grupo foi fundado por Kaoly Asano em 1997 e reúne brasileiros e japoneses tocando taiko, instrumento de percussão, que é tocado com a mão ou com o uso de uma baqueta exigindo do músico desenvoltura rítmica e preparo físico.

GRCES Lírios de Ouro com 27 anos de história e seis títulos do Carnaval de Santo André se apresenta no domingo.

Serviço:

4ª Festa das Nações
Praça Presidente Vargas, s/n, Vila Assunção, Santo André
Dias 25, das 17h às 22h e dia 26 de maio, das 12h às 22h
Entrada Gratuita

Fotos: Divulgação


Postado por Camila Karam - 21:21 às 24/05/2019

Tópicos: Igreja - Cabo Verde - Santo André - Tradição



Leia mais sobre Dicas

RELACIONADAS: