×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DICAS

Mostra reúne 153 máscaras que retratam as diferenças e pontos em comum da cultura pop, folclores e costumes culturais de 42 países





Exposição ETNOS - Farol Santander

O Farol Santander, icônico espaço de cultura e entretenimento da capital paulista, acaba de inaugurar com o apoio do Ministério da Cidadania, patrocínio do Santander e produção da Magnetoscópio, a Exposição ETNOS - Faces da Diversidade.  Até o dia 5 de Janeiro de 2020, os visitantes poderão explorar no 22 e 23 andares essas peças maravilhosas e conhecer um pouco mais sobre os ritos, mitos e a simbologia envolvidos em cada peça através dos verbetes explicativos que as acompanham.

Exposição ETNOS - Farol Santander

A coleção teve como inspiração a obra O Herói de Mil Faces, do mitólogo americano Joseph Campbell, que transforma máscaras em objetos de contemplação e propõe reconhecer a diversidade cultural das mais variadas etnias, ao mesmo tempo em que identifica, nestas diferenças, algo em comum na essência humana. Em praticamente todos os grupos étnicos, independentemente de épocas ou tradições, é conhecido o uso de artefatos faciais: máscaras, adornos ou pinturas, que remetem a estados como poder, transgressão, anonimato, sexualidade, sabedoria, guerra, humor, entre outros.

Exposição ETNOS - Farol Santander - Máscara do Diabo da Costa Rica

Máscara: Diabo
País: Costa Rica
Simbologia: Poder + Sobrenatural


O retrato da diversidade cultural proposto pela mostra passa por mais de mais 40 países entre os 5 continentes misturando tradição e transgressão num conjunto de máscaras ainda em uso na contemporaneidade. A exposição tem itens que marcaram gerações na cultura pop, com personagens ícones do cinema e da música, entre eles Darth Vader, Batman, Homem de Ferro, Salvador Dalí (La Casa de Papel), Anonymous, Daft Punk, Jason (Sexta-feira 13) e Hannibal Lecter.


Exposição ETNOS - Farol Santander - Máscara Drudag do Butão

Máscara: Durdag
País: Butão
Simbologia: Morte


"As máscaras falam uma linguagem universal, que não depende de idiomas, e a exposição nos convida a refletir sobre essa comunicação não verbal, que se expressa por símbolos", afirma Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander. "A mostra traz uma sensação de mistério e encantamento que desconstrói convicções e concepções prévias, nos estimulando a formular perguntas para as quais cabem diferentes respostas."


Exposição ETNOS - Farol Santander - Máscara do Qhapaq Negro do Perú

Máscara: Qhapaq Negro
País: Perú
Simbologia: Hibridismo e Poder


A curadoria da mostra é de Marcello Dantas, profissional por trás de algumas das principais mostras de arte no Brasil, entre eles a premiada "Ai Weiwei - Raiz", na Oca em São Paulo, Marcello também esteve à frente da concepção do Museu da Língua Portuguesa e da Japan House, em São Paulo; do Museu do Homem Americano e Museu da Natureza, no Piauí; além de projetos internacionais como o Museu do Caribe, na Colômbia e a Bienal de Vancouver de 2014 e 2018. No Farol Santander, foi curador das exposições Saramago - os pontos e a vista e Hebe Eterna.


Exposição ETNOS - Farol Santander - O Máscara

Máscara: Filme O máscara
País: Estados Unidos
Simbologia: Transgressão + Poder + Sobrenatural


"As máscaras mostraram um caminho para reconhecer a necessidade humana de experimentar outro estado de consciência e de espírito, de exercer um poder validado por seu grupo. São um artifício que toda a humanidade encontrou, não importa a sua origem no planeta ou realidade cotidiana", comenta Marcello. "Se, por um lado, elas permitem incorporar códigos reconhecidos pela sua cultura de origem, quanto mais nos tornamos diversos e miscigenados mas aprendemos a reagir a esses códigos. Essa reação nos certifica de que a diversidade se interiorizou em nós. ETNOS quer mostrar conexões que permitem entendermos a nós mesmos dentro dessa nova paisagem em que a diversidade nos une mais do que a identidade. Em que o que não conhecemos nos empodera mais do que aquilo que nos é familiar."


Exposição ETNOS - Farol Santander - Máscara dde Krishna

Máscara: Krishna
País: Índia
Sombologia: Poder + Sobrenatural


O Farol Santander é um dos nossos espaços preferifdos de cultura e entretenimento em São Paulo e além de ETNOS - Faces da Diversidade, exposiçãp recheada de peças lindas e infirmações muito interessantes os visitantes podem apreciar diversas outras entre um andar e outro!

Serviço: 
Farol Santander - ETNOS - faces da diversidade
De 08/10/2019 a 05/01/2020
Rua João Brícola, 24 - Centro (estação São Bento - linha 1, azul do metrô)
Ingressos: R$ 25,00 (visitação completa ao Farol Santander)

Mais em: www.farolsantander.com.br

Fotos: Monica Quinta

Postado por
no dia 09/10/2019 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Dicas

LEIA TAMBÉM: