×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DICAS

Tradição milenar japonesa na virada do ano, Moti – bolinho da prosperidade- será distribuído gratuitamente para 20 mil pessoas em São Paulo





Moti Tsuki Matsuri Praça da Liberdade Japão São Paulo

49° Moti Tsuki Matsuri acontece na Praça da Liberdade-Japão a partir das 8h da manhã do dia 31 de dezembro, seguindo o fuso horário do Reveillon do Japão no Brasil

Enquanto no Brasil a grande maioria da população ainda sai às compras no dia 31 de dezembro para organizar os últimos detalhes da festa de Réveillon à noite, no Japão já está tudo pronto para a virada do ano. Isso pelas 12 horas de diferença do fuso horário. Mas na capital paulista, uma grande festa acontece simultaneamente, organizada há quase 50 anos pela ACAL –Associação Cultural e Assistencial da Liberdade-. Trata-se do Moti Tsuki Matsuri, no País chamado por Festival do Bolinho da Prosperidade.

Moti Tsuki Matsuri Praça da Liberdade Japão São Paulo

À mesa, o Moti é uma tradição milenar japonesa no Réveillon, ele simboliza união e força para vencer o Ano Novo. E nessa festa de confraternização no bairro mais oriental do Brasil, em plena Praça da Liberdade-Japão, são distribuídos gratuitamente 20 mil saquinhos com dois bolinhos de arroz japonês ao público, sendo um branco e um vermelho, simbolizando a paz e a felicidade à população brasileira. Além disso, são instaladas tendas para oferecer 3 mil tigelas de Ozooni, espécie de sopa de Moti que tem como significado o pedido de afastamento de todos os males e prosperidade para o “Ano Novo”.

O ritual de elaboração do Moti também faz parte do evento. Na Praça da Liberdade-Japão, com a participação de autoridades convidadas, é realizada a demonstração de 60 kg de Motigome (tipo de arroz utilizado) sendo socado e amassado em pilão de pedra, unindo os grãos (já cozidos) até formar uma massa uniforme e consistente. Na sequência, os motis são preparados por dezenas de voluntários da comunidade japonesa, formando o tradicional bolinho da prosperidade.

"Assim é nossa vida. Unidos, criamos consistência e ficamos mais fortes para vencer as batalhas do dia a dia. Essa é a representação do Moti na cultura japonesa”, explica Hirofumi Ikesaki, presidente da ACAL, entidade responsável pela organização dessa e outras festividades orientais realizadas em São Paulo, no bairro da Liberdade.

Moti Tsuki Matsuri Praça da Liberdade Japão São Paulo

Moti Tsuki Matsuri Praça da Liberdade Japão São Paulo

Ainda durante o Moti Tsuki Matsuri, em Cerimônia Xintoísta, autoridades, convidados e público agradecem pelas dádivas recebidas ao longo do ano vivido e pedem bênçãos para o próximo ciclo que se iniciará, desejando saúde, harmonia e fartura.

A programação acontece das 8h às 13h, marcando a virada do ano junto com o Japão, onde já será 2020. Em meio às atrações, ainda acontece apresentação de grupo de Taikô (tambores).

49° Moti Tsuki Matsuri - Festival do Bolinho da Prosperidade
Dia 31 de dezembro de 2019 (terça-feira)

Horários:
8h - distribuição de 20 mil saquinhos com bolinhos de arroz japonês - Moti
9h30 - abertura oficial com Cerimônia Xintoísta
10h30 - Moti Tsuki - demonstração de motigome e confecção de bolinhos
10h30 às 13h - oferecimento de 3 mil Ozooni
Endereço: Praça da Liberdade-Japão, São Paulo - SP
Acesso a portadores de necessidades especiais

Facebook e Instagram: @acalliberdade

A ACAL

A Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – ACAL, com a denominação japonesa de “Bunka Fukushi Kyôkai”, é internacionalmente reconhecida e ponto de referência para a comunidade do bairro, assim como à cidade de São Paulo, ao Brasil e ao Japão. Tem por finalidade proporcionar a integração dos interesses dos comerciantes e moradores, visando seu aprimoramento cultural, sócio ambiental e ecológico, a prestação de serviços assistenciais, bem como o melhoramento das condições de vida de sua comunidade. Para cumprir sua finalidade, a ACAL promove, anualmente, grandes e tradicionais eventos culturais, com o objetivo de proporcionar entretenimento e lazer à população de São Paulo, aos turistas brasileiros e estrangeiros que, além de visitar o bairro diariamente, comparecem aos eventos e admiram a cultura oriental.

Mais informações pelo site www.acalliberdade.org.br

Postado por
no dia 30/12/2019 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Dicas

LEIA TAMBÉM: