TURISMO-SA - Angela Karam
City Break Facebook Instagram Twitter Youtube
DICAS

Quase 50 pontos turísticos da capital paulista já receberam sinalização visando os turistas da Copa



Implantação das placas começou na última quinta feira, 27 de março, e será concluída até maio
Quase 50 pontos turísticos da capital paulista já receberam sinalização visando os turistas da Copa
Diversos atrativos da capital começaram a receber as novas placas de sinalização turística. Até o momento, 49 atrativos receberam a placa interpretativa de monumento, que é aquela fixada em frente aos locais com informações sobre o local em português, inglês e espanhol. Ao todo, 53 pontos turísticos serão sinalizados com este tipo de placa e restam apenas quatro a serem fixadas.

A implantação das placas de sinalização turística para pedestres é uma das medidas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) para melhorar a estruturação do turismo na cidade, visando também a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Serão três tipos de placas: a direcional, que mostrará com setas a direção dos pontos turísticos; a placa interpretativa externa de monumento, que fica em frente aos atrativos e traz texto sobre a história do local; e a interpretativa de região, com o mapa da área e a localização dos pontos de interesse turístico próximos. As placas são trilingues e as duas últimas tem QRCode: quando o visitante apontar seu smartphone para a imagem usando o aplicativo necessário, será direcionado para uma página eletrônica com mais informações sobre os pontos turísticos. 

Após a instalação das placas interpretativas de monumento, será iniciada a implantação das placas interpretativas de região e por último, as direcionais. O término da instalação está previsto para maio e até a abertura da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 a sinalização turística para pedestres no centro de São Paulo estará concluída.

Placa direcional
Ao todo 244 placas orientarão o turista quanto a indicação de sentido das rotas turísticas. Ficarão em logradouros públicos e em locais com movimentação intensa de turistas.

Placa interpretativa externa de monumento
Fixada em um suporte à frente do atrativo, ou diretamente na fachada do imóvel, apresentará informações básicas sobre o bem em português, inglês e espanhol. A placa também terá um QR Code, que direciona facilmente os usuários de tablets e smartphones a uma página específica para cada atrativo, elaborada pela São Paulo Turismo, contendo mais informações e curiosidades sobre o atrativo. Com este modelo, serão contemplados 53 equipamentos turísticos.

Placa interpretativa de região
Sua implantação será em áreas abertas, de grande circulação de turistas, tais como praças. Também terá o conteúdo em português, inglês e espanhol, situando a região ou local no contexto urbano, histórico e turístico, indicando os atrativos no mapa e informando as distâncias entre os bens culturais próximos àquela área. Com informações na frente e no verso, as placas de região também apresentarão o QR Code, e serão instaladas em 19 pontos do centro da cidade de São Paulo.

Envolvidos 
O projeto é uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Departamento do Patrimônio Histórico, Conpresp - Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).



Postado por Angela Karam - 09:50 às 07/04/2014





Leia mais sobre Dicas