×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DICAS

O Farol Santander São Paulo amplia ainda mais sua atuação junto à gastronomia e inaugura, em parceria com a escola Accademia Gastronomica





Farol Santander, em parceria com a Accademia Gastronomica, abre programação fixa de cursos e aulas na Cozinha do 31

  • Com início das aulas em 14/05, as inscrições já estão abertas para maio e junho, via SYMPLA; 
  • Espaço localizado no 31º andar do icônico edifício terá aulas semanais comandadas por diferentes chefs, explorando a variedade gastronômica brasileira e internacional; 
  • Consolidada desde 2005 em Moema, a Accademia Gastronomica, do chef italiano Giuseppe Gerundino, agora leva suas experiências para um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade; 
  • Iniciativa reforça a gastronomia como um dos principais pilares de atuação do Farol Santander São Paulo.

O Farol Santander São Paulo amplia ainda mais sua atuação junto à gastronomia e inaugura, em parceria com a escola Accademia Gastronomica, um cronograma fixo e semanal de aulas e cursos na sua Cozinha do 31. A primeira agenda acontece nos finais de semana dos dias 14 (sábado) e 15 (domingo) de maio, com a aula inaugural comandada por Giuseppe Gerundino, chef e fundador da Accademia Gastronomica. A programação até 19 de junho já está disponível para inscrição e reúne diversos chefs e temas gastronômicos tanto do Brasil como de outros países. O valor das aulas é de R$ 260,00 e inclui avental personalizado e degustação das receitas acompanhadas de vinho e café. Para conferir a agenda e se inscrever, basta acessar o link https://site.bileto.sympla.com.br/accademiagastronomica31/.

A Cozinha do 31, localizada em um dos pontos mais altos do centro de cultura, lazer, empreendedorismo e gastronomia, foi inaugurada em 2019 com uma estrutura industrial e de qualidade, contendo equipamentos fornecidos em parceria com a Electrolux. Dividida em até quinze estações de trabalho, uma por pessoa, o espaço recebeu por um breve período aulas, palestras e eventos esporádicos. Agora, pela primeira vez, o andar terá, a partir da união com a Accademia Gastronomica, uma agenda fixa de programações voltadas aos amantes da gastronomia.

"A Cozinha do 31 é um espaço único na cidade, que une a experiência da Accademia Gastronomica no ensino prático da gastronomia ao fato de se estar no alto de um dos cartões postais de São Paulo. Essas aulas de culinária no topo do Farol Santander são um programa que certamente todo o paulistano e todos aqueles que vierem curtir a cidade vão gostar de fazer!"; pontua Giuseppe Gerundino, fundador da Accademia Gastronomica.

Com uma metodologia focada na prática e aplicada desde 2005, a Accademia Gastronomica construiu a primeira parte do cronograma de atividades uma série de receitas que exaltam a culinária genuinamente brasileira, além de diversos outros pratos com origem internacional. Entre os destaques, estão clássicos italianos como risottos, massas e molho; sanduíches paulistas; comidas de boteco; cozinha baiana; especial comidas de São João; e especial pão de queijo.

Confira abaixo a programação completa até 19 de junho:

RISOTTO

14/05 (sábado): 11h00 e 15h00

Com versatilidade singular e apreciado por todos, a principal característica do risotto é a cremosidade única decorrente da variedade do arroz utilizado na sua confecção. Aproveite essa oportunidade e venha aprender na prática as minúcias técnicas dessa especialidade italiana que conquistou o mundo!

Chef: Giuseppe Gerundino

Programação: Risotto de Linguiça toscana, queijo parmesão e tomilho;

Risotto de Abobrinhas, queijo brie e raspas de limão siciliano.

CLÁSSICOS ITALIANOS: MASSAS & MOLHOS

15/05 (domingo): 11h00 e 15h00

Além das suas riquezas históricas e culturais, a Itália possui uma gastronomia diversa, repleta de sabores e aromas encantadores.

Venha participar dessa aula e aprender a preparar duas receitas clássicas que agradam a todos e que a pesar de parecerem simples, demandam alguns cuidados especiais, e quando bem executadas, proporcionam uma experiência inesquecível.

Programação: Spaghetti alla Carbonara (molho à base de bacon, queijo e ovos); Fusilli alla Puttanesca (molho de tomate picante, com aliche, alcaparras e azeitonas).

SANDUÍCHES PAULISTAS

19/05 (5ªfeira): 16h00

21/05 (sábado): 11h00 e 15h00

De longe é possível sentir o cheirinho de uma boa chapa funcionando em pleno vapor. E quando falamos em sanduíches paulistas, na hora lembramos dessa trinca: lanche de pernil, bauru e mortadela. Participe dessa aula e aprenda os segredos e os sabores desses clássicos paulistas.

Programação: Lanche de pernil assado; bauru com queijos fundidos e sanduíche de mortadela.

COMIDAS DE BOTECO

20/05 (6ª feira): 18h00

22/05 (domingo): 11h00 e 15h00

Nada mais agradável que compartilhar comidinhas super saborosas regadas a boa bebida e boas conversas. Os petiscos servidos nos Botecos nos confortam e sempre nos proporcionam muito prazer.

Programação: Iscas de filé aceboladas com molho cremoso de cerveja e crispy de cebolas; dadinhos de tapioca com geleia de pimenta.

COZINHA BAIANA

26/05 (5ª feira) - 16h00

28/05 (sábado) - 11h00 e 15h00

Colorida, rica em sabores e com influências indígenas, africanas e portuguesas, a cozinha baiana é uma das mais queridas no nosso país. Um dos seus pratos mais lembrados é o acarajé, que na língua africana iorubá significa “comer bola de fogo” (akará: bola de fogo; jé: comer). Nessa aula você vai aprender a fazer o verdadeiro bolinho de feijão fradinho frito no dendê e todos os seus acompanhamentos. E para adoçar, um delicioso cuscuz de tapioca.

Programação: Acarajé (caruru, vatapá, salada e molho de pimenta com camarão seco) e cuscuz de tapioca com leite de coco.

GNOCCHI

27/05 (6ª feira) - 16h00

29/05 (domingo) - 11h00 e 15h00

Apreciado por todos, o Gnocchi é muito versátil e pode ser combinado com vários ingredientes, proporcionando experiências surpreendentes de sabor e aroma.

Programação: Gnocchi de batatas alla Sorrentina com molho de tomastes, manjericão e mozzarella de búfala; Gnocchi com molho de Gorgonzola e nozes.

ESPECIAL SÃO JOÃO - AMENDOIM

02/06 (5ª feira) - 16h00

04/06 (sábado) - 11h00 e 15h00

Paçoca, pé-de-moleque, pé-de-moça, cajuzinho, bolo... São tantas as gostosuras que o amendoim nos fornece que terá uma aula inteira dedicado a ele no Especial São João.

Programação: Canjica de festa com amendoim, paçoquinha artesanal e pé de moça.

ESPECIAL SÃO JOÃO - MILHO

03/06 (6ª feira) - 18h00

05/06 (domingo) - 11h00 e 15h00

Durante o mês de junho, o Especial São João trará os quitutes mais saborosos do nosso Brasil, de norte a sul, com todas as características originais que essa festa merece. Em destaque, o rei dos pratos juninos: o milho.

Programação: Bolo de milho assado na palha e pamonha recheada com queijo branco

DOÇARIA BRASILEIRA

09/06 (5ª feira) - 16h00

11/06 (sábado) - 11h00 e 15h00

Com um país repleto de diferentes tipos de frutas, os doces sempre estiveram presentes na nossa infância. E relembrar esses sabores ligados à memória afetiva nos transporta para momentos muito especiais. Nessa aula do nosso Especial de São João, apresentaremos os clássicos da nossa doçaria com frutas facilmente encontradas o ano todo: goiaba, abóbora e mamão.

Programação: Goiabada, doce de abóbora com coco e doce de mamão verde.

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS

10/06 (6ª feira) - 18h00

12/06 (domingo) - 11h00 e 15h00

Dizem que muitos apaixonados já foram pegos pelo estômago. E que tal preparar um jantar super-romântico a 4 mãos junto com seu amor nesse Dia dos Namorados? Nessa aula, você vai aprender todos os detalhes de uma massa deliciosa com cogumelos como prato principal e uma clássica sobremesa italiana para esse dia tão especial.

Chef: Mariana Valentini

Programação: Massa com ragu de cogumelos e panna cotta de frutas vermelhas.

COZINHA QUENTE: CALDOS E SOPAS

16/06 (5ª feira) - 11h00 e 15h00

18/06 (sábado) - 11h00 e 15h00

Quando aquele ventinho mais frio chega é a hora de começara preparar caldos e sopas quentinhos para nosso inverno. Nessa aula vamos aprender todos os segredos para extrair o melhor sabor do tradicional caldinho de feijão, e a sopa de texturas de milho, composta por um caldo aveludado do rei das festas de São João, com mini pamonha frita e renda de parmesão.

Programação:

Sopa de texturas de milho (sopa, pamonha frita e renda de parmesão) e caldinho de feijão.

ESPECIAL PÃO DE QUEIJO

17/06 (6ª feira) - 11h00 e 15h00

19/06 (domingo) - 11h00 e 15h00

Dizem que o legítimo pão de queijo tem origem francesa, masquem é de Minas Gerais defende que ele é nosso. Nessa aula você vai aprender todas as técnicas necessárias para fazer esse quitute, além da proporção exata de queijo na receita. Mas se quiser colocar um pouquinho a mais, não tem problema. Você aprenderá o pão de queijo tradicional, o recheado com goiabada e o que leva bacon na massa.

Programação: Pão de queijo tradicional, pão de queijo recheado com goiabada e pão de queijo com bacon.

Sobre a Accademia Gastronomica

A Accademia Gastronomica é uma escola de gastronomia inaugurada em 2005 em Moema, idealizada pelo chef italiano Giuseppe Gerundino.  Nossa missão é proporcionar uma maravilhosa experiência gastronômica aos alunos dentro de uma metodologia focada na prática.

Nossas salas de aula contam com bancadas individuais de trabalho, onde cada aluno tem à sua disposição pia, fogão, utensílios e ingredientes necessários para a perfeita execução das receitas propostas.  Em cada aula, o aluno aprende técnicas especiais para manipular ingredientes e realizar receitas, com demonstrações teóricas e práticas.

Ao final de cada aula também oferecemos a degustação dos pratos propostos.

Focaccias

Sobre Giuseppe Gerundino

O chef Giuseppe Gerundino nasceu na Puglia e é o idealizador da Accademia Gastronomica. Giuseppe está no Brasil desde 2003, e além de ministrar cursos na AG, apresenta diversos programas de tevê e produz toda semana fornadas de uma das mais famosas focaccias de São Paulo, receita tradicional da sua terra natal, onde também produz seu azeite orgânico com baixíssima acidez e alta qualidade.

Giuseppe também promove há mais de 15 anos, viagens enogastronômicas pela Itália. A próxima viagem será em setembro de 2022, tendo como destino a Puglia, e já está com vagas esgotadas.

Sobre o Farol Santander São Paulo

Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander já recebeu mais de 1 milhão de visitantes e apresentou 28 exposições nos eixos temático e imersivo. As atrações do Farol Santander ocupam 18 pisos dos 35 do edifício de 161 metros de altura que, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.

As visitas começam pelo hall do térreo, que conta com a Loja da Cidade e o famoso lustre de mais de 1,5 toneladas, seguindo até o Mirante do 26º que, após a revitalização, ganhou um Café especial, com uma das vistas mais famosas de São Paulo.

Do 2º ao 5º andar os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade, no Espaço Memória, que tem mobiliários originais feitos pelo Liceu de Artes e Ofícios nas salas de reuniões, diretoria e presidência, ambientadas sonoramente para simular o funcionamento a época como Banco do Estado de São Paulo.

No subsolo do edifício, está instalado o Bar do Cofre SubAstor, onde funcionava o cofre do Banco do Estado de São Paulo desde 1947 (tombado pelo Patrimônio Histórico). O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com cartas de drinks especiais, além de comidinhas.

Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu em referência à culinária da antiga Paulistânia, nascida da união entre ingredientes e costumes indígenas e portugueses, aliados às necessidades de deslocamento pelo grande território que correspondia à Capitania de São Paulo (1720).

Em janeiro de 2022, o Farol Santander São Paulo completou quatro anos e anunciou o novo funcionamento da Pista do 21, para prática de skate indoor. Em parceria com a Rajas Skatepark, um dos maiores complexos esportivos para prática do skate do País, com instrutores homologados pela Federação Paulista da modalidade, a Pista do 21 pode ser reservada para livre circuito de até sete skatistas por bateria e também oferece agendamento de aulas.

O funcionamento é da terça-feira à sexta-feira, das 09h às 20h, e aos sábados e domingos, das 09h às 17h.

Cozinha do 31 por Accademia Gastronomica

Onde: Farol Santander - Rua João Brícola, 24 - Centro (estação São Bento - linha 1, azul do metrô)

Quando: a partir de 14/05

Valor: R$ 260,00

Inscrições: https://site.bileto.sympla.com.br/accademiagastronomica31/

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627
Funcionamento: terça-feira a domingo
Horários: 09h às 20h
Ingressos: R$ 30,00

Compra online: https://www.farolsantander.com.br/#/sp (vendas também na bilheteria local)

Classificação: livre
Brigada de incêndio e Seguranças: efetivo total de 60 pessoas
*Monitoria nos andares expositivos
* Distanciamento Social
* Uso de Máscara obrigatório
* Instalações acessíveis para cadeirantes



Postado por
no dia 13/05/2022 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Dicas

LEIA TAMBÉM: