×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DICAS

A exposição imersiva "Nós e os cães: a arte da amizade sem igual" explora a relação entre seres humanos e cães.





  • “Nós e os Cães: a arte da amizade sem igual” traz a construção da história de união entre humanos e cachorros desde os primórdios;
  • Mostra inédita promete muita tecnologia, interatividade e conteúdo imersivo e educativo para levar ao público um grande acervo de informações sobre o tema;
  • A exposição foi inspirada em museus da Itália e Estados Unidos que se dedicam a temática pet, democratizando o acesso à informação e conhecimento;
  • Ambiente será pet friendly e preparado para receber os pets do público em todos os espaços;

O Brasil é, atualmente, o segundo em população de pets no mundo. Segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) são mais de 54 milhões de cães vivendo por aqui. Para um país que tem tanto carinho com o “melhor amigo do homem”, uma exposição pioneira no Brasil, que tem cães como tema, é parada obrigatória.

A exposição imersiva “Nós e os cães: a arte da amizade sem igual”, com curadoria do jornalista Jaime Spitzcovsky, produção da YDreams Global e apresentação de PremieRpet®, explora de maneira inédita, com tecnologia, interação e conhecimento, a relação entre homo sapiens e Canis lupus familiaris, ou a cumplicidade entre seres humanos e cães. Em cartaz de 08 de junho a 31 de julho, em São Paulo, o evento desvenda o mundo canino e visa aperfeiçoar os laços entre tutores e pets, numa viagem com diversão e ciência, repleta de efeitos especiais, projeções, sons e cores.

“Convivo com cães desde a infância e sempre procurei formas de contribuir para o bem-estar canino e animal”, relata o jornalista Jaime Spitzcovsky, idealizador do projeto. “E, após visitar museus e mostras educativas nos EUA, Itália e França, voltei com a inspiração para realizar uma exposição inédita em seu formato no Brasil, aliando tecnologia e entretenimento para disseminar informações e ampliar conscientização sobre temas como adoção, guarda responsável, saúde canina, entre outros”.

O Mooca Plaza Shopping, conhecido por suas iniciativas e instalações pet friendly, abriga a exposição num circuito expositivo arquitetado para receber tutores e cães juntos. O espaço será dividido em seis ambientes temáticos, que vão misturar um passeio pela história das raças caninas, a relação com os humanos e até enxergar o mundo pela perspectiva deles.

A consultoria técnica fica a cargo de Ana Claudia Balda e Ricardo Duarte, respectivamente coordenadora e professor do curso de veterinária da FMU. Num programa especial de monitoria, alunos da instituição estarão no evento para auxiliar o público, compartilhando conhecimento e experiências.

Um encarte de oito páginas, com conteúdo sobre os temas da exposição, será produzido e distribuído a 15 mil alunos de escolas públicas e particulares, assinantes do Joca, o principal jornal infantojuvenil do país.

“Nós e os cães: a arte da amizade sem igual” é apresentada pelo Ministério do Turismo e PremieRpet®, com patrocínio de banco next e Mooca Plaza Shopping, apoio de Faber-Castell e Centro Universitário FMU, realização de Ydreams Global, Museu do Cão e Bee Id, além de coordenação geral da Calina Projetos. O evento foi parcialmente financiado pela Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura (MTur).

A exposição

Em mais de 200m2, o circuito de visitação elaborado pela curadoria e produção proporcionam experiências como enxergar o ambiente com as cores da visão canina, compreender, através de vídeos e animações, como ocorreu a domesticação há milhares de anos, e aprender como os cães contribuíram com civilizações antigas, além de seu papel na sociedade contemporânea e sua presença e diferentes características em muitos países.

As crianças poderão traduzir em desenhos a arte da amizade sem igual, em um espaço especialmente dedicado a proporcionar essas expressões artísticas. Os ambientes são todos instagramáveis e podem gerar conteúdos para os visitantes, além de influenciadores e os “pet influencers”.

O início de uma amizade

A primeira parada da exposição é uma viagem por uma história de 40 mil anos. Em uma sala circular, o público poderá conhecer o processo histórico de domesticação dos cães.

O espaço tem uma cenografia que retrata o visual daquela época, em paredes com pinturas rupestres, bancos de toco e chão que reproduz terra batida, para colocar o visitante no contexto da ambientação.

Uma parceria de milênios

Neste espaço será possível acompanhar como a relação atravessou a história de algumas civilizações para chegar aos cães de trabalho, quando os animais passam a desenvolver diferentes tarefas como companhia, terapia, etc.

Na simulação de adestramento o visitante realiza os comandos com os movimentos das mãos e o cãozinho virtual realiza a tarefa. Ao centro da sala, um sítio arqueológico reproduz uma cena marcante no mundo científico: a descoberta de uma ossada humana ao lado de um cão.

Uma variação sem igual

Aqui, o público vai conhecer origens e características dos principais grupos de raças e dos SRDs (sem raça definida), chamados popularmente de vira-latas.

Complementado pelo jogo do match, uma brincadeira que o visitante descobre qual raça mais se parece consigo a partir de respostas de um quiz.

Volta ao mundo com os cães

Neste ambiente da exposição, o visitante “embarca” em um balão e dá uma volta ao mundo, conhecendo um pouco da relação entre humanos e cães em diferentes países.

O mundo visto pelos cães

Na penúltima ala da mostra, é o momento do humano se colocar, de fato, no lugar dos cães, através de experiências sensoriais: de olfato, visão e audição.

É o local para descobrir e entender como os cachorros enxergam e sentem o mundo ao redor deles.

Por uma amizade sem fim

Ao final do passeio, localizado no piso 2 do Mooca Plaza Shopping, monóculos trazem fotos de tutores e cães. Estas imagens inspiram os visitantes a saberem mais sobre adoção e guarda responsável e sensibilizam para o combate ao abandono e os maus tratos.

Neste ambiente, também, é onde as crianças poderão criar seus desenhos sobre a arte da amizade sem igual, em um espaço especialmente dedicado às expressões artísticas.

Sobre Jaime Spitzcovsky

Jaime é Jornalista e palestrante, graduado em jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em 1986. Atua como Colunista do jornal Folha de S. Paulo integra o Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo, é entrevistador do Canal Um Brasil e colaborador do Fronteiras do Pensamento, como mediador, desde 2014. Realiza palestras na Casa do Saber desde 2005 e no M.inq(Mundo Inquieto) desde o início do projeto, em 2014, no Shopping Cidade Jardim.

Foi correspondente da Folha de São Paulo em Moscou (1990-1994) e em Pequim (1994-1997), editor internacional da Folha de S. Paulo entre 1988 e 1990 e entre 1997 e 2000 e autor da coluna “Bichos”, da Folha de S. Paulo, com crônicas sobre o mundo pet (2012-16).

Realizou coberturas jornalísticas em mais de 40 países e testemunhou eventos históricos, como a libertação de Nelson Mandela (1990), a desintegração da URSS (1991) e da Iugoslávia (1994), a morte do líder chinês Deng Xiaoping (1997) e a devolução de Hong Kong à China (1997). Também atuou como editor-chefe do Jornal do Terra, noticiário multimídia do portal Terra (2002-2006), curador do MediaOn, Seminário Internacional de Jornalismo Online (2007-2012) e colaborou regularmente com a Band News FM, TV Cultura, rádio Jovem Pan, BBC, Diário de Notícias (Portugal), El Mercúrio (Chile), Rádio Suíça Internacional, entre outros meios de comunicação.

Tem participações e menções em jornais, programas de TV e sítios noticiosos como The New York Times, Haaretz, CNN, Entre Aspas (Globo News), Canal Livre (TV Bandeirantes), Roda Viva (TV Cultura), entre outros.

É autor do livro “A Nova Guerra do Vietnã”, publicado em 1995, editora Ática, e organizador da obra “Pensar a Justiça”, da série Fronteiras do Pensamento.

Sobre Karina Israel (YDreams Global)

Com mais de 20 anos de atuação profissional, Karina Israel é uma das pioneiras no desenvolvimento de negócios de interatividade no Brasil. Começou sua carreira nos anos 90, na MediaLab, e dirigiu produção na OgilvyInteractive, em São Paulo, antes de sua ida à Europa para um mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade, na Universidade de Salamanca.

Em Portugal, a executiva criou a divisão de publicidade da YDreams, pioneira no movimento de Brand Experience no mundo, liderou as primeiras atividades interativas em tempo real em dispositivos móveis, outdoor e lojas conceito, exposições interativas e museus imersivos do Ocidente. Em 2006, cursou Pós-graduação em Gestão de Empresas, da Universidade Nova de Lisboa. Em 2010, retornou ao Brasil para assumir a direção executiva da YDreamsBrasil. Em 2012, concluiu uma Pós-graduação na USP, em Cultura, Mídia e Informação.

Karina atualmente dirige a operação da YDreamsGlobal no Brasil. Com 19 anos de atuação e presença em São Paulo, Rio de Janeiro e Vancouver (Canadá), a YDreamsGlobal atua em quatro unidades de negócios -Experiences, Futures, Exhibitionse Ventures -, entregando projetos inovadores na forma de exposições imersivas, museus interativos, salas de inovação, stands corporativos tecnológicos e espaços conceito. O portfólio global registra mais de 1000 projetos, em 30 países e mais de 5 mil experiências interativas em quase duas décadas de atuação internacional.

Karina já assinou a curadoria de mostras interativas de grande sucesso de público de mídia como: Senna Emotion, Niemeyer Vida e Obra, Niemeyer Sensorial, Niemeyer em Curvas, Paisagens de Van Gogh e Tarsila para Crianças. Outros projetos da YDreamsGlobal: Ser Humano e a Água, Cervejaria Bohemia, Bradesco Next, Hospital do Câncer de Barretos e Nave Olímpica e Paralímpica do Rio de Janeiro.

Sobre Luiz Calina (Calina Projetos)

Luiz trabalha na área financeira há mais de 35 anos. Construiu sua carreira em empresas de consultoria de grande porte, como Arthur Andersen, Ernst & Young, Origin e Cap Gemini. Depois de trabalhar por quase 3 anos nos USA, na década de 90, focou em projetos de consultoria solo ou com parceiros, além de ter atuado como Diretor Financeiro e ser membro do Conselho de Administração de empresas.

Desde 2003, é sócio e executivo da Calina Projetos. Além de proponente junto à Lei Rouanet, a Calina será responsável pela Coordenação Geral da Exposição, em conjunto com a empresa Museu do Cão, acompanhando o cronograma e os fornecedores contratados. Também efetuará todo o controle financeiro, administrativo e operacional do Projeto.

A Calina Projetos tem como objetivo produzir eventos culturais, sociais e motivacionais de forte impacto para a sociedade e institucionalmente para as empresas e seus colaboradores.

Principais realizações da Calina Projetos:

- Workshops Corporativos Diálogo no Escuro: SP e RIO - 2017 até o presente

- Exposição Diálogo com o Tempo: UnibesCultural SP - 2018

- Exposição Diálogo no Escuro: MHN (Rio) - 2016 e Unibes Cultural (SP) - 2015/2016

- Exposição Tesouros da Terra Santa: MASP (SP) - 2008

- Exposição Albert Einstein Casa das Rosas (SP) - 2006

- Pergaminhos do Mar Morto Rio - MHN (Rio) - 2004 e Estação Pinacoteca (SP) - 2005

Sobre a PremieRpet®

Desde 1995 a PremieRpet® existe para tornar a relação das pessoas com seus animais de estimação a mais próxima, prazerosa e longa possível. Uma empresa orgulhosamente brasileira, especialista em alimentos de alta qualidade para cães e gatos, é detentora das marcas PremieR, GoldeN e Vitta Natural. Com uma trajetória pautada pela inovação constante e direcionada pelo consumo consciente em todos os níveis de atividade, a PremieRpet® prioriza a alta qualidade dos insumos e o bem-estar animal. É destaque no segmento super premium por oferecer a melhor nutrição para cães e gatos em todas as fases da vida. O portfólio da marca inclui alimentos secos, úmidos e cookies, com mais de 300 itens comercializados exclusivamente em pet shops e clínicas veterinárias. Mais informações no site premierpet.com.br e pelo PremieRpet® Responde: 0800 055 6666 (de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30).

Sobre banco next

O next é mais do que um banco digital. É uma plataforma digital de soluções financeiras e não financeiras que visa estar ao lado das pessoas em diversas situações do dia a dia e apoiá-las a planejar o futuro. Com uma interface intuitiva, criada com um design leve, o next se comunica com o cliente de forma clara e transparente, e investe de forma intensa em análise de dados para entender as jornadas dos clientes e atendê-los de forma singular. A educação financeira está presente em todo o universo next: no aplicativo, nos canais de conteúdo, na conta infantil nextJoy, em projetos de inclusão social e onde mais o cliente pedir. Esta forma de atuação tem um único propósito: conectar pessoas e sonhos por um mundo mais próspero.

Sobre Faber-Castell

Fundada em 1761, na Alemanha, a Faber-Castell é líder mundial na produção de EcoLápis – lápis fabricado a partir de madeira de reflorestamento. O Brasil, onde está presente desde 1930, representa a maior operação mundial da companhia, que mantém três fábricas locais e 10 mil hectares de florestas cultivadas no país, que garantem matéria-prima para até 2 bilhões de lápis produzidos por ano e absorvem 900 mil toneladas de CO2 da atmosfera, compensando a pegada de carbono das plantas de produção da marca em todo o mundo. O que reforça a atuação transparente e sustentável da empresa nos aspectos social, ambiental e econômico.

Com produtos distribuídos em milhares de pontos de vendas do varejo no Brasil e exportação para mais de 20 países, a Faber-Castell Brasil se destaca pela combinação única da tradição e qualidade de seus produtos e serviços, que há décadas servem como ferramentas para despertar a criatividade na vida das pessoas. A empresa mantém um vasto portfólio de instrumentos de escrita escolares, artísticos e profissionais incluindo: EcoLápis de cor e grafite, canetinhas hidrográficas, canetas esferográficas, apontadores, borrachas, lapiseiras, kits criativos, além de uma linha de luxo. Por meio da área de Inovação e Novos Negócios no país, a companhia também tem expandido sua atuação e buscado novas formas de incentivar a criatividade dos brasileiros, a partir de iniciativas como o Programa de Aprendizagem Criativa nas escolas, a plataforma Hora da Invenção e os investimentos em startups com foco em educação, a partir da área de Corporate Ventures Capital.

Sobre Centro Universitário FMU

Há 50 anos, o Centro Universitário FMU oferece à sociedade uma educação superior acessível e focada na formação científica, cultural, tecnológica e humanística de alta qualidade para a construção de um país melhor.

Ao longo desses anos, a economia e a sociedade brasileira passaram por grandes transformações, nos âmbitos socioeconômico e cultural. Porém, a FMU sempre esteve atenta a esse cenário de mudança no Brasil e no mundo, acompanhando essas modificações na criação de novos cursos, em diferentes áreas do conhecimento.

Além disso, mantém-se alinhada às necessidades do mercado e procura evoluir constantemente com a adoção de novas tecnologias de ensino, capacitação de seu corpo docente, ampliação de sua infraestrutura, atualização de seus procedimentos administrativos e o estreitamento de laços com a comunidade, tudo isso para que o aluno esteja apto a enfrentar o mercado corporativo.

O Centro Universitário FMU está presente em diversos campi espalhados por São Paulo e se destaca no mercado porque possui mais de 50 anos de tradição, corpo docente altamente qualificado, excelência de ensino presencial e EAD, estruturas modernas e inovação nas formas de ensino, nota máxima no MEC e altos índices de empregabilidade, preço justo e acessível com condições especiais, a única faculdade com benefícios exclusivos feitos especialmente para você!

Sobre o Mooca Plaza Shopping

Inaugurado em 2011 pela?brMalls, o Mooca Plaza Shopping possui mais de 230 lojas e um mix completo de moda, acessórios, beleza e restaurantes. Nas opções de moda, lojas como Zara, Brooksfield e Morena Rosa e, nas gastronômicas, Di Cunto, Hocca Bar, Madero, America e Outback Steakhouse. Além de um amplo St. Marche recheado de opções para quem deseja fazer compras no mercado. Reforçando seu posicionamento pet friendly, o Mooca Plaza Shopping possui o Pet Park, um parque exclusivo para cachorros e a Praça Pet, um ambiente integrado à praça de alimentação para os tutores poderem se alimentar junto de seus pets. O empreendimento possui também o Go Kids, um playground gratuito para as crianças em sua área externa.

Para atender as necessidades dos clientes que buscam serviço, o empreendimento oferece lotérica, pet shop, depilação a laser, agências de viagem e câmbio, salão de beleza, além da Unidade de Atendimento?Pré?Natal do Grupo São Cristóvão e um posto da Polícia Federal que emite passaportes. O Mooca Plaza Shopping oferece uma experiência completa com entretenimento e serviço para seus consumidores. O empreendimento possui um aplicativo próprio no qual o consumidor pode aproveitar o e-Mooca Plaza - um marketplace das lojas presentes no mall - e o Programa de Relacionamento, que concede benefícios exclusivos e diferenciados na medida que o cliente cadastra as suas notas fiscais de compras realizadas nas lojas do shopping.

Serviço: “Nós e os Cães: a arte da amizade sem igual”

Facebook: @noseoscaes

Instagram: @noseoscaes

Onde: Mooca Plaza Shopping – R. Cap. Pacheco e Chaves, 313 - Vila Prudente, São Paulo - SP, 03126-000

Local: Praça de Eventos – Piso L1

Quando: de 08 de junho a 31 de julho de 2022

Funcionamento: Terça a domingo

Horários: Terça a sexta (12 às 20h) / Sábado (10h às 22h) / Domingos e feriados (12h às20h)

Ingressos: a partir de 27/05, via Sympla

Link Vendas:  https://bileto.sympla.com.br/event/72751

Classificação: livre

Capacidade: 45 pessoas por sessão

Acessibilidade

Segurança

Fotos: Charles Vicente dos Reis - Empresa: DZK Videos



Postado por
no dia 08/06/2022 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Dicas

LEIA TAMBÉM: