×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DICAS

Mostras "Mestre Didi - Deoscoredes Maximiliano dos Santos" e "Múltiplas vozes femininas" ficam em cartaz até 25 de setembro de 2022





O Museu Afro Brasil (MAB), instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, acaba de inaugurar duas exposições que têm como objetivo homenagear artistas mulheres e Mestre Didi.

A mostra “Mestre Didi - Deoscoredes Maximiliano dos Santos” conta com 42 esculturas do artista plástico, escritor e sacerdote baiano e afro-brasileiro, que colaborou com a difusão da cultura dos povos africanos. Além disso, será possível conhecer mais sobre a sua história por meio do documentário “Alápini – A herança ancestral de Mestre Didi Asipá” (2017), que é dirigido por Emilio Le Roux, Hans Herold e Silvana Moura e apresenta relatos e memórias de sua família e dos membros do terreiro de Asipá. 

“Vejam essas obras, elas vão além do simples exercício da criação, elas são em espírito a expressão de um artista criador, de um devoto e doce sacerdote do culto de Xangô, um Xangô assim como Onile, aquele que carrega o pesado mundo sobre os ombros”, ressalta Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu Afro Brasil.

Já a exposição “Múltiplas vozes femininas” homenageia 28 artistas mulheres e encerra, com grande estilo, as atividades desenvolvidas ao longo do mês de julho em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela, ambos celebrados no dia 25. As 86 obras expostas somam expressões de Adriana Medeiros, Andrea Fiamenghi, Carla Osório, Cícera Fonseca da Silva (Ciça), Cláudia Andujar, Cristina Barroso, Cristina Mendes, Edwige Aplogan, Fernanda Castro, Gracia Barrios, Guta Galli, Lita Cerqueira, Madalena dos Santos Reilbolt, Manuela Pimentel, Maria Auxiliadora da Silva, Maria Cândido Monteiro, Maria de Lurdes Cândido, Maria do Socorro Cândido, Maria Lídia Magliani, Maureen Bisilliat, Nair Benedicto, Noemisa Batista dos Santos, Rochelle Costi, Rosa Gauditano, Rosa Paulino, Sachiko Koshikoku, Sônia Gomes e Yêdamaria.

Serviço

Exposições: “Mestre Didi - Deoscoredes Maximiliano dos Santos” e “Múltiplas vozes femininas”

Visitação: de 30 de julho a 25 de setembro de 2022, das 10h às 17h (permanência até as 18h)

Local: Museu Afro Brasil

Endereço: Parque Ibirapuera, Portão 10 (Estacionamento pelo Portão 3)

Ingressos: R$ 15 (meia-entrada R$ 7,50) / Entrada gratuita às quartas-feiras

Ingressos online: museuafrobrasil.byinti.com;

Sobre o Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil é uma instituição pública administrada pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura. Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do seu diretor curador, Emanoel Araujo, o Museu Afro Brasil é um espaço de história, memória e arte.

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em cerca de 12 mil m2, um acervo museológico com mais de 8 mil obras, apresentando diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiro e abordando temas como religiosidade, arte e história, a partir das contribuições da população negra para a construção da sociedade brasileira e da cultura nacional. O museu exibe parte deste acervo na exposição de longa duração e realiza exposições temporárias, atividades educativas, além de uma ampla programação cultural.



Postado por
no dia 10/08/2022 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Dicas

LEIA TAMBÉM: