×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DICAS

A exposição Rios DesCobertos - Dos Jerivás aos Pinheiros, que abre em 20 de agosto no Sesc Santo Amaro, apresenta uma viagem no tempo pela história de um dos principais rios da capital paulista, provocando um olhar cuidadoso para a relação do rio Pinheiros com o processo de urbanização da cidade





Grupo de remadoras no Rio Pinheiros em 1937 - Crdito: Centro Pr Memria Hans Nobiling
Grupo de remadoras no Rio Pinheiros em 1937 - Crédito: Centro Pró Memória Hans Nobiling

A exposição Rios DesCobertos - Dos Jerivás aos Pinheiros, que abre em 20 de agosto no Sesc Santo Amaro, apresenta uma viagem no tempo pela história de um dos principais rios da capital paulista, provocando um olhar cuidadoso para a relação do rio Pinheiros com o processo de urbanização da cidade

O rio Pinheiros é muito mais do que aquele curso d’água que atravessa a cidade. Ele começa na Serra do Mar e circula pelo estado até a capital paulista. Muito diferente do rio que conhecemos hoje, o Pinheiros dos tempos coloniais era chamado de Jurubatuba, que significa “terra dos Jerivás”. O rio começava num local de muitas palmeiras Jerivás. O atual nome do rio foi dado pelos jesuítas que criaram um aldeamento indígena e o batizaram de Pinheiros, pela grande quantidade de araucárias que havia na região.

A exposição Dos Jerivás aos Pinheiros, oitava edição do projeto de educação socioambiental Rios DesCobertos, caminha por esse curso d’água de forma provocadora e interativa, recriando as trilhas que levaram um dos rios mais importantes da cidade ao desconhecimento de sua história viva.

Vista do rio Pinheiros, 1920 - Crdito: Centro Pr Memria Hans Nobiling
Vista do rio Pinheiros, 1920 - Crédito: Centro Pró Memória Hans Nobiling

A exposição reúne artistas, pesquisadores, professores e designers que se utilizam de recursos artísticos e tecnológicos para uma viagem no tempo pela história de um dos principais rios de São Paulo. A proposta é provocar um olhar cuidadoso para a relação do rio Pinheiros com o processo de urbanização da cidade a partir de uma abordagem territorial desde suas nascentes até a sua foz, considerando os aspectos físicos, biológicos, geográficos e geomorfológicos, antropológicos e ambientais.

O QUE ENCONTRAR NA EXPOSIÇÃO 'DOS JERIVÁS AOS PINHEIROS'

Por meio de instalações, mapas, maquetes, projeções, depoimentos e muita história, a mostra instiga o público navegar por um vasto conteúdo distribuído por todo o espaço expositivo. As curiosidades, fatos e informações são apresentadas com possibilidade de construção de narrativas diversas pelo próprio visitante proporcionando experiencia direta com os conteúdos.

Exposio Rios DesCobertos - Crdito da imagem: Estdio Laborg
Exposição Rios DesCobertos - Crédito da imagem: Estúdio Laborg

Uma maquete topográfica e interativa, marca registrada do projeto, é cuidadosamente iluminada por projeções, apresentando todo o curso do rio Pinheiros e de seus afluentes, desde as nascentes na Serra do Mar até sua foz no rio Tietê.

Por fim, a exposição apresenta a instalação Rio, que mostra as diferentes intervenções de engenharia na bacia hidrográfica do rio Pinheiros, em particular o “Projeto Serra” que alterou definitivamente a forma do rio e a ocupação de suas margens. Obras que foram decisivas para que a cidade chegasse à sua forma atual.

Exposio Rios DesCobertos - Crdito da imagem: Estdio Laborg
Exposição Rios DesCobertos - Crédito da imagem: Estúdio Laborg

O principal objetivo da exposição é ser educativa e a parceria com o SESC é exatamente promover essa interação com escolas. Um importante plano de visitas monitoradas está em andamento.

Estúdio Laborg - Atua no contexto das produções artísticas presentes nos museus e exposições, em centros culturais e instituições de ensino. Com 12 anos de experiência na produção de conteúdo expositivo, o Laborg apresenta narrativas envolventes que proporcionam uma melhor compreensão daquilo que se quer transmitir.

Curadores da exposição, Alexandre Goncalves e Charlie de Oliveira - Divulgação - Estúdio Laborg

CURADORES

Alexandre Gonçalves - Bacharel em Comunicação, com especialização em documentário, produz conteúdo educativo e obras para museus e exposições desde 2007, responsável pela direção de pesquisa e conteúdo do Estúdio Laborg.

Charlie de Oliveira - Graduado em Publicidade & Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1998, é artista visual, designer, diretor de arte e produtor cultural. Atualmente dedica-se a sua especialização em Cultura e Educação na Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO).

Exposição Rios DesCobertos - Dos Jerivás aos Pinheiros

SERVIÇO

Exposição

Rios DesCobertos - Dos Jerivás aos Pinheiros

Quando: De 20/08 a 18/12/2022

Horário: Terça a sexta, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h.

Local: Espaço das Artes

Classificação: Livre

Agendamento de grupos: agendamento.santoamaro@sescsp.org.br

SESC SANTO AMARO

Endereço: Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro - São Paulo

Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Acessibilidade: Universal



Postado por
no dia 17/08/2022 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Dicas

LEIA TAMBÉM: