×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DICAS

Obras importantes que nunca chegaram a ser emolduradas serão expostas e outras que estavam dispostas em locais de pouca visibilidade ganharão destaque na casa, a visitação acontece até o dia 16 de dezembro com curadoria Paulo Costa





Casa Museu Ema Klabin
Galeria semicircular une todos os ambientes da Casa e apresenta pinturas de grandes mestres. Foto: Arquivo Casa Museu Ema Klabin

Até 16 de dezembro, a Casa Museu Ema Klabin promove a exposição ReviraVolta, com curadoria de Paulo de Freitas Costa. O público poderá apreciar obras importantes que nunca foram expostas e ver partes da coleção reposicionadas pelos ambientes da casa museu.

“De um lado, buscamos arranjos inéditos, que trazem novos significados e permitam uma compreensão mais ampla da coleção. Por outro, em alguns pontos da casa, retomamos a distribuição exatamente como era no final da vida de Ema, para que possamos avaliar, junto ao público, as escolhas feitas na época da abertura da casa”, explica o curador da exposição, Paulo Costa, que também foi responsável pela catalogação e pesquisa da Coleção Ema Klabin.

quadro Rio de Janeiro Tarsila do Amaral
O quadro Rio de Janeiro (1923), de Tarsila do Amaral, vai ganhar destaque na galeria principal. Foto: Arquivo Casa Museu Ema Klabin

Várias são as peças que nunca foram expostas ao público nesses 15 anos de abertura da Casa Museu. Como é o caso de uma rara ânfora de alabastro que recentemente foi restaurada, pois havia sido quebrada em várias partes quando Ema Klabin se mudou para a casa da rua Portugal.

O público também poderá conferir, pela primeira vez, duas folhas de pergaminho que revelam a criatividade de um dos maiores falsificadores da história, o Falsificador Espanhol, cuja verdadeira identidade nunca foi revelada. Suas obras estão espalhadas em grandes museus pelo mundo, comercializadas e leiloadas por valores semelhantes aos das obras autênticas. Uma exposição online dedicada ao Falsificador Espanhol em 2021 ainda está disponível no site da Casa Museu, mas agora será possível ver as obras no quarto principal da Casa Museu.

Outras obras que devem chamar a atenção do público são gravuras raras como a litogravura Fauno Músico N.3, de um dos mais importantes artistas do século XX, o espanhol Pablo Picasso. Além da gravura As Tábuas de Moisés (séc. XX) da artista Isabel Pons e as gravuras Enterrar y Callar e Caridad da série Os Desastres da Guerra (c.1810) de Francisco de Goya, que trazem um relato dos horrores da invasão napoleônica na Espanha. 

A residência onde viveu Ema Klabin de 1961 a 1994 foi construída pelo engenheiro-arquiteto Alfredo Ernesto Becker em meados dos anos 1950, para abrigar a Coleção de Ema Klabin e foi decorada pelo célebre Lotteringhi Della Stufa. Mas a coleção dobrou de tamanho até o final da vida da colecionadora e muitas obras importantes acabaram sendo dispostas em locais de pouca visibilidade na casa. Com a exposição ReviraVolta, muitas dessas obras ganharão destaque na casa.

Rio de Janeiro (1923), de Tarsila do Amaral, deixa o quarto de hóspedes para entrar na galeria principal, ao lado da Vista de Olinda (c. 1650), de Frans Post. A tela No Campo (À la campagne, 1925), de Marc Chagall, deixa a sala de música para decorar o quarto principal. Até mesmo o Jardim da Casa Museu Ema Klabin, projetado por Roberto Burle Marx, vai participar da ReviraVolta. A escultura japonesa em bronze fundido Eva (1964), do artista Kakei Goro, entra na casa para decorar o pátio interno.

A exposição ReviraVolta conta com o patrocínio da Klabin S.A.

Serviço:
Exposição ReviraVolta
Rua Portugal, 43  Jardim Europa - São Paulo, SP
Até 16 de dezembro de 2022 - de quarta a sexta-feira em grupos acompanhados por educador. Finais de semana e feriados, visitas livres. Sempre em quatro horários: 11h, 14h, 15h15 e 16h30. Não é necessário agendamento prévio.
emaklabin.org.br



Postado por
no dia 27/09/2022 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Dicas

LEIA TAMBÉM: