×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DICAS

Veja aqui o release atualizado sobre o conhecido muralista, com informações sobre o filme "Kobra - Auto Retrato", assim como sobre os murais que fez recentemente em uma das fachadas da ONU, em Nova York; no Disney Springs Art Walk e em San Marino. A pré-estreia do documentário de Lina Chamie sobre o artista será no dia 16 de novembro, em São Paulo. Depois, no dia 17, entra no circuito comercial em vários estados do País.





Eduardo Kobra - Anne Frank, Amsterdã, Holanda

O muralista Eduardo Kobra, 47 anos, chega ao Brasil para a pré-estreia do documentário “Kobra - Auto Retrato” (84 minutos, colorido, 2022), longa da premiada diretora e roteirista Lina Chamie, com fotografia de Lauro Escorel e produção da Girafa Filmes. 

O filme será exibido no dia 16 de novembro, quarta-feira, às 20h, no Reserva Cultural (av. Paulista, 900, na Bela Vista, em São Paulo). No dia 17, entra no circuito comercial, inicialmente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Niterói, Recife e Salvador.  Antes, Kobra e Lina Chamie estarão em Nova York - dia 13 de novembro, às 16h45, no IFC  Center (323 6th avenue) - para a exibição do filme no DOC NYC, maior e mais relevante festival de documentários dos Estados Unidos. No dia 22 de novembro, às 19h, o filme será apresentado, com entrada franca, no New World Center, Soundscape Park, 400 17th St, em Miami Beach, também com a presença de Eduardo Kobra e Chamie. Depois, o artista permanece na cidade para pintar um mural na lateral da galeria The House, novo centro cultural em Miami, voltado principalmente à exposição e internacionalização do design e da arte brasileira.   

Eduardo Kobra - Mural MLK - Palm Beach

Kobra encontra-se em um momento de intensa produção artística, após ter recusado ou cancelado 40 convites internacionais durante a pandemia. Nesse período, se dedicou quase que exclusivamente a murais relacionados à Saúde. O artista urbano terminou no dia 4 de novembro o primeiro mural, com 29 metros de comprimento por 5 metros de altura - cerca de 145m² - de um artista brasileiro no Walt Disney World Resort, como parte do Disney Springs Art Walk: A Canvas of Expression. A obra mostra crianças de sete lugares do planeta.

Ao final de setembro, Eduardo Kobra inaugurou um mural de 24 metros de comprimento por 14 metros de altura (336 metros quadrados) em uma das fachadas da Organização das Nações Unidas, em Nova York. O mural “O Futuro é Agora!” (The Future is Now!) está situado na E 42nd St & 1St Ave (https://goo.gl/maps/oUc1krDgqpuGfVtbA). 

Pouco antes, ao final de agosto, inaugurou uma obra no muro em frente à fachada do Museu da Imigração, no bairro da Mooca, na zona Leste de São Paulo. Com 736 metros quadrados (5,8 m de altura por 127 m de extensão), o mural “Janelas Abertas para o Mundo” mostra oito migrantes e refugiados, de diferentes origens, todos personagens reais retratados pelo artista urbano com as cores que caracterizam sua obra. 

Também no segundo semestre deste ano, Kobra fez um mural de 1.300 metros quadrados em San Marino. Inaugurado no dia 15 de setembro e ainda sem um nome oficial, o impressionante mural conta a história e a lenda da formação do País. Para realizar o mural, Kobra conversou com várias pessoas do país, que foram trajadas como personagens e pintadas no muro. Uma passarela foi construída no local para que as pessoas possam ver de perto a obra, situada em Faetano, na fachada da fábrica do grupo SIT.  Belíssimo, o mural já se tornou uma atração cultural e turística de San Marino. A obra ficou tão impactante que ainda este ano será lançada no país uma série de selos com cenas do mural pintado por Kobra. 

No início de outubro, Kobra pintou mais um mural relacionado ao tema da Saúde. Em uma parede a 100 metros quadrados da Clínica Oncomed Oncologia, em Niterói, fez o mural “Vitória”, que mostra uma mulher com o braço erguido, como quem festeja ter vencido a luta contra o câncer. Ainda em outubro, esteve em Londres para uma rápida exposição, de um dia, que atrair duas mil pessoas. Em cima da hora, decidiu pintar um mural – Elizabeth II Forever - sobre a rainha falecida em 8 de setembro. 

No último dia 10 de novembro, foi inaugurado na Escola Estadual Lasar Segall, na zona Sul de São Paulo, um mural de Kobra, com sete metros de comprimento por 12 de altura (84 metros quadrados), sobre o heptacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton. O piloto britânico, que é engajado em causas e projetos sociais, esteve presente a convite do Instituto Ayrton Senna, conversou com as crianças e assistiu à inauguração do mural. Na obra, Hamilton segura um capacete do seu ídolo, Senna. Visivelmente emocionado, Hamilton pediu uma lata de spray e assinou, cheio de estilo, seu nome no mural. “Espero que isso traga motivação e cor para os alunos daqui”, disse. 

Kobra criou também uma arte exclusiva e pintou um dos capacetes do piloto, que será disponibilizado através de uma plataforma online e leiloado para colecionadores. A renda será revertida para o Instituto Senna.                      

Hamilton gostou de conhecer também o projeto Instituto Kobra e se ofereceu para contribuir através da venda de uma camisa exclusiva. Kobra desenvolveu uma arte para a camiseta, que está à venda online (no link https://plus44.world), até o final do GP de São Paulo, que será disputado no domingo, 13 de novembro. De acordo com o piloto, toda a renda será revertida para o Instituto Kobra, que busca transformar a vida dos jovens através da arte. “Quando eu soube que o muralista brasileiro, de renome mundial, Kobra, estava me incluindo em uma de suas obras, no Brasil, fiquei honrado. Para mostrar minha gratidão, estou fazendo algo especial, exclusivamente para meus apoiadores e amigos brasileiros”, afirmou.

Painel Coexistencia

Sobre o filme

“Auto Retrato” foi exibido, com boa repercussão de público e crítica, no dia 10 de outubro no Festival do Rio e nos dias 21 de outubro, sexta-feira, no Vão Livre do MASP, com entrada franca, e 26 de outubro, às 21h, no Reserva Cultural, durante a 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. 

 No filme, em uma noite de insônia, há cerca de 20 anos um tortuoso fato cotidiano, Kobra revê sua vida desde a infância difícil na periferia até o sucesso mundial, como muralista. Os acontecimentos se desenrolam entre a realidade e o sonho. Nessa trajetória de vida, desde o grafite ilegal nas ruas de São Paulo até os grandes murais em mais de 30 países, Kobra, um artista singular que representa tantos outros em suas batalhas, passa a entender a arte de rua como voz política e democrática. 

“São as portas que arte abre, as possibilidades que são infinitas, que somente Deus e o mundo da arte podem possibilitar. É mais uma vitória, dentro de algo completamente inusitado, que é ter a minha história contada por uma cineasta tão especial, por uma visão completamente única e artística. Sinto-me lisonjeado, até mesmo por ser um grande admirador do cinema, especialmente de filmes e documentários que falam sobre a história de muitos artistas, como Frida Kahlo, Jackson Pollock e Banksy, que concorreu ao Oscar. “Traços de uma vida”, sobre Jean-Michel Basquiat, inspirou-me demais. O filme feito pela Lina Chamie, que mostra toda minha trajetória até o período anterior à pandemia, é um novo e importante passo na minha história, porque é mais uma forma diferente do meu trabalho e mensagens chegarem às pessoas”, afirma Kobra. 

Segundo o muralista, a produção do filme durou cerca de dois anos e as filmagens com ele cerca de 30 dias, não contínuos. “A Lina foi muito delicada na abordagem e na forma como relatou e contou a minha história. Eu já havia assistido a um dos seus filmes, ‘São Silvestre’, e ficado impactado com o seu olhar diferenciado com a forma como ela trata a imagem, o movimento e o som. Quando fui procurado para o filme, percebi que não se trataria só de ‘mais um filme’, já que suas produções são especiais, emocionais e sensoriais. Sempre tive a certeza de que a Lina era a pessoa certa para contar a minha história”, conta Kobra. 

Mural Bravos - Nova York

O muralista paulistano também teve a, como ele mesmo diz, “honra de fazer o cartaz da 46º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. No lindo trabalho, utilizou como referência o filme “Viagem à Lua” (pb, 1902, França, 16 minutos), de Georges Méliès; uma bailarina (tema de algumas de suas principais obras) e São Paulo, que é, além de ser a cidade que realiza a Mostra, é também a base do trabalho do artista. “São Paulo é a minha base. Por mais que eu realize cada vez mais trabalhos no Exterior, sempre preciso voltar para São Paulo. É onde comecei, onde tenho referências, família e amigos, onde me inspiro e onde sinto-me em casa”, diz.

Mural Tolerância

Mural na ONU

Eduardo Kobra inaugurou em setembro deste ano um mural de 24 metros de comprimento por 14 metros de altura (336 metros quadrados) em uma das fachadas da Organização das Nações Unidas, em Nova York. O mural “O Futuro é Agora!” (The Future is Now!) está situado na E 42nd St & 1St Ave (https://goo.gl/maps/oUc1krDgqpuGfVtbA). 

O mural, que foi notícia em meios de comunicação dos cinco continentes, surgiu em um período importantíssimo, já que de 20 a 26 de setembro aconteceu na ONU a Semana de Alto Nível da 77.ª Assembleia Geral, a primeira totalmente presencial desde o início da epidemia do Covid-19. Sob o tema “Um Momento Divisor De Águas: Soluções Transformadoras Para Desafios Interligados”, representantes de 193 países, a maioria líderes mundiais, discutiram questões como a reconstrução pós-Covid, Guerra na Ucrânia, desenvolvimento sustentável e direitos humanos. 

Segundo Kobra, todos devem se perguntar como é que estamos cuidando do nosso planeta. “O futuro é agora! O futuro já começou e a responsabilidade é de todos nós. Foi por isso que coloquei no mural, que está situado em um local que recebe tantos líderes importantes, um brasileiro comum, que realiza essa ação de entregar o planeta a sua filha. É responsabilidade de todos cuidar da nossa casa, que é o Planeta Terra. E lá no epicentro, coloquei a América Latina, para reforçar a mensagem do cuidado que devemos ter em cuidar e preservar a nossa querida floresta amazônica."

Mural espetacular em San Marino

Também recentemente, Kobra fez um mural de 1.300 metros quadrados em San Marino. Inaugurado no dia 15 de setembro e ainda sem um nome oficial, o impressionante mural conta a história e a lenda da formação do País. Para realizar o mural, Kobra conversou com várias pessoas da cidade, que foram trajadas como personagens e pintadas no muro.

Uma impactante passarela foi construída no local para que as pessoas possam ver de perto a obra, situada entre Montegiardino e Faetano, na fachada da fábrica do grupo SIT.  Belíssimo, o mural já se tornou uma atração cultural e turística. 

Considerado o Estado nacional mais antigo do mundo (fundado em 3 de setembro de 301), San Marino, com área de 61 km² e 30 mil habitantes, é um dos chamados microestados europeus, junto com Andorra, Liechtenstein, Malta, Mônaco e Vaticano. Ainda em 2022, será lançada no país uma série de selos com cenas do mural pintado por Eduardo Kobra.

Mural no Walt Disney World Resort

Kobra inaugurou no início de novembro o primeiro mural de um brasileiro, no Walt Disney World Resort, como parte do Disney Springs Art Walk: A Canvas of Expression. Com 29 metros de comprimento por 5 metros de altura - cerca de 145m², a obra mostra crianças de sete lugares do planeta. 

Mural de Eduardo Kobra na Disney Springs - crédito para DivulgaçãoWalt Disney World Resort

“Sou fascinado pela atmosfera de sonhos realizados do complexo, e me inspirei nisso para criar a obra. Ao mesmo tempo que o mural é feito para todos, fico particularmente orgulhoso em saber que os brasileiros encontrarão um pedacinho do nosso país na Disney”, diz o muralista, que revela uma curiosidade sobre a pintura: “o menino de chapéu é inspirado no meu filho. A imagem dele se conecta com a minha criança interior. Foi a sensação que tive desde o primeiro momento em que pisei aqui. Então, aquele menino no mural é o meu filho e também sou eu. No mural, estão simbolicamente todas as crianças e todos os adultos do mundo”.

Kobra, que contou com o apoio logístico da Dionísio Ag. durante todo o trabalho, acrescenta que o convite surgiu em um momento muito bonito de sua trajetória. “Pintar na Disney carrega um significado especial: o primeiro lugar em que pude mostrar meu trabalho foi em um parque de diversões, em 1992, na cidade de São Paulo. Foi lá, inclusive, que conheci, em 95, minha esposa, Andressa. Pintar um mural no Walt Disney World ao lado da Andressa e do meu filho, Pedro, dá uma sensação de coerência, de trabalho e de realização não apenas pessoal, mas da minha família e os amigos que há tantos anos acreditam no meu trabalho e torcem por mim.”

Nova obra, em Niterói

Em uma parede da 100 metros quadrados da Clínica Oncomed Oncologia (rua Araribóia, 6, São Francisco), em Niterói, Eduardo Kobra pintou o mural “Vitória”, que mostra uma mulher com o braço erguido, como quem festeja ter vencido a luta contra o câncer.

Mural Vitória

“É uma clínica especializada em radiologia. Antes de fazer o trabalho, acompanhei muitas pessoas que fazem tratamento intensivo. É um ambiente de muita esperança e fé. Achei que essa era uma imagem impactante para motivar as pessoas a seguirem com a esperança na cura”, revela o muralista, que acrescenta: “na camisa dela podemos ver pequenos ícones relacionados a muitos tipos de câncer e outras enfermidades difíceis, que também são cuidadas com dedicação e amor por toda a equipe que conheci no hospital, assim como médicos, enfermeiros e demais profissionais da Saúde ao redor do Brasil e do mundo”.

Exposição e mural em Londres

Kobra esteve recentemente em Londres, na Eden Gallery, para realizar um modelo diferente de exposição, de apenas um dia, onde o público pode ter um contato bem próximo com o artista. No dia 20 de outubro, Kobra apresentou 40 telas inéditas para um impressionante público de duas mil pessoas. 

Em cima da hora, o conhecido artista urbano resolveu pintar em algum lugar da cidade o mural “Elizabeth II Forever”, onde mostra uma das cenas, em que ela usa a tiara “The Girls of Great Britain and Ireland”, de seu quadro “The Queen” (técnica mista sobre tela, de noventa e seis centímetros de altura por dois metros e 30 centímetros de comprimento). A tela, pintada há sete anos e apresentada agora na exposição três fase da vida da rainha, falecida no último dia 8 de setembro.  

Kobra fez o mural no Camden Town. Começou ao final da tarde de 19 outubro, passou a noite trabalhando na obra e finalizou-a no dia 20, pouco antes da sua exposição. Com três metros de altura por cinco metros de comprimento, está situado no Camden Market, à Regent’s Canal Towpath.

O casal de indianos Vijay e Deepali  - Foto: Alan Teixeira

Sobre o artista

Hoje, Kobra tem 3.000 murais, em cerca de 35 países e em diversas cidades e estados brasileiros – como “Etnias – Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro, “Oscar Niemeyer”, em São Paulo; “The Times They Are A-Changin” (sobre Bob Dylan), em Minneapolis; “Let me be Myself” (sobre Anne Frank), em Amsterdã; “A Bailarina” (Maya Plisetskaia), em Moscou; “Fight For Street Art” Basquiat e Andy Warhol), em Nova York; e “David”, nas montanhas de Carrara. Em todos os trabalhos, o artista busca democratizar a arte e transformar as ruas, avenidas, estradas e até montanhas em galerias a céu aberto.  Dois desses murais entraram no Guinness Word Record como o “maior mural do mundo”. Primeiro “Etnias – Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro, com cerca de 3.000 metros quadrados e, depois, o “Mural do Chocolate”, localizado na rodovia Castelo Branco, em Itapevi, em São Paulo, com 5.742 metros quadrados. 

Inquieto, estudioso e autodidata, também faz pesquisas com materiais reciclados e novas tecnologias, como a pintura em 3D sobre pavimentos. Em 2018, pintou 20 murais nos Estados Unidos, 18 deles em Nova York.

Cada vez mais conhecido, Kobra fica, é claro, orgulhoso quando vê uma multidão que observa um de seus murais, mas costuma dizer que o que o comove de verdade é descobrir alguém que para no meio da correria da cidade para observar, mesmo que por um minuto, os detalhes dessa obra. Apesar dos murais monumentais, Eduardo Kobra faz sua arte para despertar a consciência e a sensibilidade de cada um de nós.



Postado por
no dia 15/11/2022 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Dicas

LEIA TAMBÉM: