Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A

11/06 - Exposição Fotográfica "REFLEXOS DE FÁTIMA" por António Marto - Casa de Portugal



Exposição Fotográfica
"REFLEXOS DE FÁTIMA" por António Marto




A Exposição

Por ocasião das comemorações do Centenário das Aparições em Fátima, a Casa de Portugal inaugura no dia 11 de Junho em sua Galeria de Artes a exposição fotográfica “Reflexos de Fátima por António Marto”, com a curadoria do Padre Fábio de Melo. São 24 imagens em preto e branco e uma colorida, selecionadas pelo fotógrafo. A exposição tem o apoio da ACISO - Associação Empresarial Ourém - Fátima e da Expo Católica. As fotografias foram feitas no recinto do Santuário de Fátima em Portugal, que recebe anualmente mais de 6 milhões de visitantes e “refletem” o cotidiano do Santuário, as pessoas que o visitam, a fé e a devoção dos peregrinos e a exposição está integrada do calendario das Comemorações do Centenário das aparições em Fátima e ficara exposta na Galeria de Artes da Casa de Portugal até 30 de junho que a partir de 5 de Julho Iniciará um calendário itinerante por diversas cidades brasielrias começando pelo Rio de Janeiro.



O Fotógrafo

Antonio Marto nasceu em Moçambique em 1968 e passou a residir em Portugal em 1973. Já expos seus trabalhos em Fátima em Outubro de 1991, na Galeria Quattro em Leiria em Maio de 2003, participou na Bienal de Fotografia de Ourém em Janeiro de 2013 e recebe agora o convite para expor pela primeira vez no Brasil, na Casa de Portugal em São Paulo.

Diz o fotógrafo: “O meu olhar é sobre o mundo. A fotografia é um modo de apreender o cerne, o essencial. O coração e mente, unidade interior, é que ditam o quê fixar numa câmara, num disco, num negativo. Os olhos veem, mas com alma. Em cada foto o desejo de apreender o belo escondido no invisível de cada pessoa e coisa. Há momentos de luz que fixam expressões paradigmáticas, acontecimentos únicos, mas o objetivo é a perfeição em cada imagem retida. Produzir beleza encantatória e sedutora de atenções e degustes. Tentativa de quem acredita ser possível o belo...

Fátima é um polo de atração irresistível. Passaram cem anos e assim continua, como se se inventasse em cada aurora, ou como se o Céu viesse à terra em cada madrugada, em cada vigília noturna e transformasse em nascente esta terra serrana. O mistério envolve os espaços que adquirem a solenidade dos grandes templos e estampa-se nos rostos múltiplos em ritmos e sentimentos que só podem brotar do íntimo humano. Fátima é fotografável por isto. Há espiritual, humano e divino, irmanados, que atraem. É ainda o desejo de apreender o mistério e o belo que me levam ao Santuário. E também em mim a lua acende a noite”. O fotógrafo é ainda muito conhecido em Portugal pois também é chef no Restaurante Tia Alice em Fátima, onde é um dos proprietários.





O Curador

Fábio José de Melo Silva, Padre Fábio de Melo, nasceu em Formiga (MG) é um sacerdote católico, artista, escritor, professor universitário e apresentador. Pertenceu à Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus e atua atualmente na Diocese de Taubaté no interior do Estado de São Paulo. Sua história musical já soma 20 discos e 5 DVDs/ Blu-ray. Na literatura, Padre Fábio de Melo possui 13 livros publicados. São mais de 2 milhões de discos e mais de 3 milhões e meio de livros vendidos. Foi indicado ao Grammy Latino 2016, na categoria “Melhor álbum cristão em português”, com o CD “Deus no Esconderijo do Verso”.

Como professor universitário, lecionou teologia na Faculdade Dehoniana de Taubaté. Atualmente, apresenta o programa Direção Espiritual transmitido pela TV Canção Nova, para além de participar em programas de televisão de inúmeras emissoras. O fotógrafo António Marto participou com as fotos que fazem parte do CD “Deus no Esconderijo do Verso” e colaborou com a foto de capa do recente livro editado em Portugal, “Quem me Roubou de Mim”, seu último livro.





A Galeria de Artes

Instalada no mezzanino do Salão de Festas da Casa de Portugal, a galeria dispõe de amplo espaço para exposições temporárias com iluminação técnica num ambiente moderno e elegante que está aberto ao público de Segunda à Sexta das 9 às 17 horas.

Edifício Casa de Portugal

Av. da Liberdade, 602 01502-001 SP

Tel (005511) 3273-5555

casadeportugalsp@casadeportugal.sp.com.brwww.casadeportugalsp.com.br




Fonte: Assessoria de Imprensa

Postado por Angela Karam - 02/06/2017 às 17:00



Leia mais sobre Eventos - Página inicial

Siga-nos no Facebook
www.facebook.com/Turismo-SA
Siga-nos no Instagram
www.instagram.com/turismo.sa