×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
EVENTOS

A cidade de Nova York receberá o primeiro Festival Cultural & Musical Harlem/Havana entre 15 e 21 de agosto.




Primeira iniciativa artística conjunta entre Harlem e Havana ocorre em Nova York em agosto

Primeiro intercâmbio cultural contará com apresentações musicais, artes visuais, dança, filmes, comida e iniciativas educacionais

Primeira iniciativa artística conjunta entre Harlem e Havana ocorre em Nova York em agosto
Festival Cultural & Musical Harlem/Havana faz parte da programação da Harlem Week, que ocorre no bairro de Manhattan de 31 de julho a 27 de agosto (NYC & Company / Joe Buglewicz)

A cidade de Nova York receberá o primeiro Festival Cultural & Musical Harlem/Havana entre 15 e 21 de agosto. O evento é um intercâmbio culinário, educacional e de moda, repleto de performances artísticas e visuais internacionais, que celebrará a rica conexão artística entre dois locais icônicos: Harlem, Nova York e Havana, Cuba.

O Festival Cultural & Musical Harlem/Havana trará pela primeira vez músicos, artistas visuais, dançarinos, cineastas, chefs e educadores renomados cubanos para os Estados Unidos neste verão como parte das atividades da Harlem Week, que ocorre de 31 de julho a 27 de agosto. Em fevereiro de 2017, uma delegação norte-americana de artistas e líderes culturais (que serão anunciados futuramente) viajará para Havana e participará de uma série de eventos.

Os planos deste inédito intercâmbio cultural estão em desenvolvimento há mais de dois anos, com esforços liderados pelo deputado Charles Rangel e a Câmara de Comércio de Greater Harlem, em parceria com o representante dos Estados Unidos Gregory Meeks e o vice-ministro da Cultura de Cuba, Fernando Rojas.

"Em nome do Estado de Nova York, tive o prazer de levar a missão comercial estadual a Cuba em abril de 2015, a primeira de um governador norte-americano em exercício. A iniciativa global de Nova York e a missão comercial em Cuba estão relacionadas à intenção de abrir a porta a novas oportunidades econômicas. Por isso, sinto-me honrado por ter sido convidado por meus amigos, o deputado Charles Rangel, o deputado Gerald Meeks e a Câmara de Comércio de Greater Harlem para juntos presidir o Festival Cultural & Musical Harlem/Havana, a primeira iniciativa cultural e educacional de nosso Estado com Cuba. Pedi a órgãos do Estado, incluindo SUNY, I Love NY, Empire State Development Corporation e NY State Council on the Arts, que fossem parceiros desta iniciativa”, afirma o governador Andrew Cuomo.

Rojas informou à Câmara de Comércio de Greater Harlem, liderada pelo deputado Rangel em março deste ano, que a “iniciativa Harlem/Havana é mágica e está relacionada à participação cubana em um dos eventos culturais mais prestigiosos que ocorrem nos Estados Unidos”.

O festival, criado para ser um evento anual, também fecha um ciclo de incansáveis esforços do deputado Rangel, por mais de 20 anos, para normalizar as relações entre os Estados Unidos e Cuba. Desde 1993, ele tem impulsionado o acordo de livre comércio com Cuba, a fim de permitir que todos os norte-americanos visitem a ilha, possibilitando que norte-americanos e cubanos realizem negócios juntos, e também de eliminar as restrições de assistência humanitária.

"Estou feliz que, em meu último ano de Congresso, eu finalmente possa ver que o objetivo de remover as barreiras entre os Estados Unidos e Cuba será alcançado. Tem sido um longo caminho, mas eu e membros-chave do Congressional Black Caucus nos dedicamos para abrir oficialmente as portas ao povo cubano. O Festival Cultural & Musical Harlem/Havana dará a largada em Nova York ao maravilhoso início deste novo relacionamento", diz Rangel.

"Como co-presidente da Organization of American States Caucus na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, estou particularmente honrado em servir em um papel de liderança, com meu estimado colega Hon. Charles B. Rangel, apoiando o Festival Cultural & Musical Harlem/Havana", conta Meeks. "Em nome do Congressional Black Caucus, orgulhosamente liderarei a delegação de Nova York a Havana em fevereiro de 2017."

“Essa nova colaboração cultural reforça a rica e única história de Harlem e Havana. Por meio deste novo programa, estamos ansiosos para mostrar ao mundo a música vibrante, a dança, a cultura e a culinária que estes dois emblemáticos lugares compartilham, e fortalecer ainda mais este incrível vínculo”, explica Fred Dixon, presidente e CEO da NYC & Company, órgão oficial de promoção de turismo da cidade de Nova York.

"O valor do intercâmbio cultural é inegável e as ricas tradições artísticas de Harlem e Havana fazem com que esta seja uma oportunidade incrível tanto de aprendizado quanto de entretenimento”, diz Julie Menin, comissária do Gabinete do Prefeito de Mídia e Entretenimento. “Agradeço a Lloyd Williams, ao governador Cuomo e aos deputados Rangel e Meeks por sua liderança e visão que fizeram deste programa único uma realidade."

A delegação dos Estados Unidos, incluindo membros da Câmara de Comércio de Greater Harlem que foram acompanhados por Rangel e Meeks, viajaram a Cuba em março, na mesma semana em que o presidente norte-americano Barack Obama fez sua visita histórica, e presenciaram uma grande diversidade de performances de alguns dos melhores músicos e artistas cubanos, que tentavam a oportunidade de participar do festival.

"Harlem e Havana são lar de alguns dos maiores artistas do mundo, que trouxeram músicas e obras de arte inesquecíveis ao mundo”, diz Lloyd Williams, presidente da Câmara de Comércio de Greater Harlem. “Este festival e a nova relação entre estas duas cidades icônicas só podem ser benéficos para o mundo."

Entre os artistas selecionados estão César López, considerado um dos mais importantes saxofonistas de jazz latino e líder do Habana Ensemble, um supergrupo que conta com alguns dos melhores músicos de Cuba. O festival também terá a presença de Jorge Luis Pacheco, um dos principais pianistas da nova geração do jazz em Cuba. Em 2015, a revista Vanity Fair o listou entre um grupo de “sensacionais, jovens músicos de jazz”. O artista contemporâneo Edward Roca Salazar, também conhecido como Choco, considerado pelo New York Times como um dos “mais distintos artistas de gravuras” de Cuba, também participará. Ele é considerado um mestre dacollagraphy (técnica de colagem).

"Havana foi uma experiência maravilhosa para mim. Espero que esta relação de Harlem e Havana seja aberta a ponto de facilitar a livre circulação entre Cuba e Estados Unidos. Estou ansioso para retornar a Havana", conta Smokey Robinson, cantor e compositor vencedor de múltiplos prêmios Grammy.

Saiba mais: harlemhavana.nyc

Fonte: Assessoria de Imprensa

Postado por
no dia 29/07/2016 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM: