×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
EVENTOS

Principal evento dedicado ao mercado de esportes e turismo de aventura na América Latina, a Adventure Sports Fair chega à 17ª edição em novo endereço, o São Paulo Expo, entre os dias 12 e 16 de outubro. Haverá uma série de atrações interativas para o públ




Adventure Sports Fair 2016 conta com atrações interativas, palestras, oficinas e novidades do segmento de turismo e esportes de aventura

Adventure Sports Fair 2016 conta com atrações interativas, palestras, oficinas e novidades do segmento de turismo e esportes de aventura

Edição deste ano ocorre entre 12 e 16 de outubro no São Paulo Expo

Principal evento dedicado ao mercado de esportes e turismo de aventura na América Latina, a Adventure Sports Fair chega à 17ª edição em novo endereço, o São Paulo Expo, entre os dias 12 e 16 de outubro. Haverá uma série de atrações interativas para o público, palestras, oficinas, fóruns e a presença de importantes empresas do segmento. Tanto B2C quanto B2B, a iniciativa tem um forte componente de negócios, uma vez que reúne expositores de todo país e do exterior que trazem as últimas novidades para esse mercado.

Os visitantes poderão praticar suas modalidades favoritas em pistas de snowboard e esqui, tanque de mergulho e apneia, pista de skate, tanque de remada, stand-up paddle e caiaque, parede de escalada, slackline, highline, tirolesa virtual e arvorismo. Nos 7 mil m² da área externa haverá ainda pistas off road de test drive de carros 4x4, patrocinadas por empresas como a Chevrolet e Bardahl, e de motos, com as marcas Honda e Triumph Motorcycles. O espaço contará também com ações da Suzuki Veículos e Mitsubishi Motors.

Uma das atrações será uma praça de competição com duas pistas de grama sintética para carros de rádio controle, totalizando 150 m2, chamada de Circuito RC Bardahl Adventure. A primeira delas, apenas para demonstrações, é composta por um cenário com obstáculos em escala, placas de sinalização e uma miniatura de posto de troca de óleo, operada por apenas uma pessoa. Já a segunda traz um minicircuito para test drive e é aberta ao público geral, podendo receber quatro pessoas por vez. O circuito foi criado especialmente para viaturas de rádio controle 4x4, escala 1:10.

A feira contará também com uma pista de test drive de skates para surfar, patrocinada pela Chico Longboards. Com cerca de 200 m2, a pista é simples, com apenas um obstáculo simulando uma onda, e criada para o uso de pranchas longas que buscam simular a sensação de surfar. Os visitantes são conduzidos por um monitor e podem se divertir por cerca de 10 minutos na pista, que comporta no máximo cinco pessoas por vez.

Os aventureiros terão ainda a oportunidade de conhecer destinos ideais para a aventura e o ecoturismo. Além dos nacionais Socorro, Secretaria do Maranhão, Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso, estará presente a INPROTUR (Instituto de Promoção Turística da Argentina), que apresentará ao público brasileiro a vasta oferta desse tipo de turismo no país vizinho. A To Go Travel, patrocinadora do evento, promoverá uma série de ações voltadas para o público final e ainda parcerias com players do segmento, como: Califórnia, República Dominicana, Jamaica, Israel, Peru, Orlando, Minas Gerais, Costa do Sauípe, Top Deck, Avalon e Garupa. No primeiro dia da feira, a operadora de turismo MMTGapnet, também apoiadora do evento, fará um workshop que deve atrair cerca de 500 agentes de viagem.

A feira terá ainda uma ilha de camping, com exibição de equipamentos, painéis e clínicas sobre o tema e a presença de aventureiros, que apresentarão suas jornadas pelo mundo. Integra a programação o projeto Challenging Your Dreams, criado pelo casal Robert Ager e Grace Downey, que já rendeu dois livros: o primeiro sobre uma viagem de quase quatro anos pelo mundo em uma Land Rover, e o segundo a respeito de um percurso de quase um ano pelo Brasil. O ator global Caio Castro trará o carro da CalixBra Expedition, nome da expedição pelas Américas, dos Estados Unidos ao Brasil, que realizou ao lado dos amigos Anderson Valsoni e Rodrigo Macaco, para o espaço e falará sobre a sua aventura no dia 12 de outubro.

A Adventure Sports Fair também reunirá expositores do Brasil e do exterior, que trarão as últimas novidades e tecnologias relacionadas ao segmento esportivo, oferecendo produtos como equipamentos, acessórios e vestuário. Estarão presentes marcas de peso como a Nautika, SPOT Globalstar, Dx3 - Ironman, Camping’s World, Dometic Brasil, DEOX Máquinas Brasil, Brazzos Stand Up, Hidro 2, Lince Imports, MTK, Kambaquara Board Shop, Nastek, TECMIN, Gama 4x4, MXV - O Melhor do Off Road, Suzuki Motos do Brasil e Mitsubishi Motors.

Adventure Congress

A programação do evento inclui uma série de palestras com aventureiros e profissionais renomados, que irão discutir temas relacionados ao mercado e indústria do setor de atividades outdoor. A prática de esportes, cuidados com a saúde, atividades de inclusão, qualidade de vida e preservação do meio ambiente serão alguns dos assuntos abordados. Também haverá muitas expedições e histórias inspiradoras para contar.

Primeiro brasileiro a atingir a estratosfera a bordo de um caça supersônico, Marcos Palhares participará do debate sobre turismo espacial, explicando como as viagens são organizadas e como o público pode participar de uma experiência como essa. O apresentador e biólogo Richard Rasmussen conversará com o público sobre os bastidores de algumas de suas produções para televisão, que incluem programas na Band e no canal National Geographic, nas quais interage com diversos animais em lugares inóspitos do Brasil e do mundo, sempre de maneira espontânea e irreverente.

A relação de nomes confirmados inclui ainda Karina Oliani, mais jovem brasileira a chegar ao cume do Monte Everest, no Himalaia, que também produz, dirige ou apresenta séries e documentários para canais como Discovery Brasil e Off. Outro destaque é o engenheiro, escalador e montanhista Carlos Zander, que falará sobre uma expedição que fez com a mulher, Daniela Salvi, em um motorhome 4x4 pela América do Sul, totalizando 50 mil quilômetros em 19 meses e passando por parques nacionais, montanhas, vulcões, desertos, florestas e geleiras.

Experiência semelhante viveu o casal de atores Amanda Richter e Max Fercondini, que fez o mesmo pela América do Sul. A dupla comandará uma palestra para compartilhar suas aventuras, que duraram seis meses ininterruptos. No total, eles percorreram 21 mil quilômetros, em países como Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador e Colômbia. A experiência rendeu ainda dez episódios da série "América do Sul Sobre Rodas", gravada para a Globo.

Já o escritor e documentarista Guilherme Cavallari abordará o trajeto de mais de 700 quilômetros que percorreu em uma mountain bike dupla (tandem) ao lado da mulher, Adriana Braga, em 2016. O casal percorreu toda a extensão leste-oeste da região das Highlands, na Escócia, para a produção de um livro e um filme.

Rodrigo Fiúza, que passou por 62 países de moto e se tornou recordista após realizar a volta ao mundo mais rápida com o veículo, também conversará com o público sobre sua trajetória. O blogueiro Fábio Gomes explicará como é possível incluir os filhos em viagens de aventura e outras atividades outdoor.

A programação conta ainda com André Cintra, primeiro atleta a se classificar pelo Brasil em uma paralimpíada de inverno. Em sua apresentação, Cintra falará sobre sua experiência como praticante de parasnowboard. Além de disputar os Jogos de Sochi, na Rússia, em 2014, ele também ganhou medalha de bronze na Copa do Mundo de Snowboard de Aspen, nos Estados Unidos, onde competiu no ano passado pela categoria para atletas amputados acima do joelho ou que possuem severa limitação nas pernas.

Também estarão presentes o Maximo Kausch, alpinista, guia e organizador de expedições que em 2015 se tornou recordista mundial de montanhas de altitude ao chegar ao topo de todas as montanhas com mais de 6 mil metros nos Andes; a dupla de escaladores Carlos Santalena e Thaís Pegoraro, que apresentará seu Projeto Sete Cumes; Ana Borges, do projeto Expedições Inclusivas, que falará sobre suas atividades relacionadas ao turismo de aventura adaptado; e o piloto de aventura Lu Marini, que dividirá com o público as experiências vividas em seus voos pelo Brasil e pelo mundo.

O geógrafo e blogueiro Pedro Hauck irá conversar sobre montanhismo e arqueologia nos Andes, incluindo relatos de escaladas em alguns dos sítios arqueológicos mais altos do mundo, onde múmias Incas foram encontradas.

Mais informações sobre as palestras em http://www.adventurefair.com.br/pagina/adventure-congress


Oficinas de Aventura

Uma série de oficinas ministradas por especialistas de diferentes áreas, que buscam introduzir o público às práticas e técnicas de diversas atividades relacionadas à vida outdoor, também ocorrerá de 12 a 16 de outubro. Com duração de 30 minutos e vagas limitadas para até 40 pessoas, elas permitem a troca de experiências entre os visitantes e os instrutores.

Entre os destaques desta edição está o alpinista argentino Gonzalo Sayavedra, que apresentará Mendoza como destino de escalada no gelo e na rocha, tanto para iniciantes quanto para os mais experientes, explicando a razão de este ser um dos três principais destinos para os praticantes do esporte nas Américas.

Já a mochileira e criadora do site “FuiAcampar”, Luiza Campello, dará dicas de como escolher a barraca ideal para excursões de aventura, auxiliando o público a avaliar quesitos como peso, materiais, ventilação, tamanho, costuras e coluna de água. O maratonista Edinho Ramon abordará as corridas e ultramaratonas de montanha, falando um pouco sobre sua experiência pessoal e dando dicas de como se preparar e quais os equipamentos mais adequados para a prática do esporte.

Além disso, o ciclista Fabio Almeida compartilhará dicas e informações necessárias para que os fãs de bicicleta se preparem para sua primeira viagem autônoma. Cicloturista e autor do blog “Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta”, André Schetino falará sobre métodos de treinamento e preparação física para auxiliar os amantes das duas rodas. Já o guia de montanha Pedro Hauck falará sobre os melhores calçados para a prática de montanhismo. Aos que precisam diminuir a ansiedade, a escaladora e professora de ioga Claudia Faria ensinará alguns exercícios de respiração para ajudar os praticantes de esportes a desenvolver sua autoconfiança.

Mais detalhes em http://www.adventurefair.com.br/pagina/oficinas-aventura.


12ª edição do Fórum Interamericano de Turismo Sustentável

O FITS foi criado com o objetivo de proporcionar um ambiente de discussão de temas relacionados à sustentabilidade na atividade turística na feira. O debate conta com a participação de representantes dos setores público e privado, da academia, de entidades ambientalistas e do trade. Além de difundir a importância da questão, o evento busca promover boas práticas sustentáveis, trazer inspiração, referências e dicas para o dia a dia de quem está envolvido com o turismo.

Entre os assuntos que estarão em pauta neste ano estão os avanços deste tema no cenário nacional e internacional, contemplando programas de capacitação e os processos de certificação de empreendimentos, atividades, operadoras e destinos; o turismo em unidades de conservação, em debate coordenado pela SOS Mata Atlântica, com a participação de gestores e concessionários de parques nacionais, de parques municipais e RPPNs, de ONGs e do trade, representado pela ABETA; e plataformas digitais que promovem destinos comprometidos com a sustentabilidade. Exemplos deste último incluem o Guia Garupa do Brasil Autêntico, um cardápio de viagens no Brasil para contribuir com a natureza e as pessoas do lugar.

A novidade deste ano é a pós-graduação a distância em Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis, a ser lançada pelo Centro Universitário Senac durante a abertura do FITS. O curso na modalidade EAD é pioneiro no mercado. Além disso aborda ferramentas e técnicas inovadoras que contemplam a sustentabilidade econômica e social, desenvolvimento de empreendimentos, projetos, entre outros assuntos. O curso tem parcerias internacionais com as renomadas instituições: Global Sustainable Tourism Council (GSTC), The International Ecotourism Society (TIES) e Sustainable Travel International (STI) que possibilitam a dupla chancela para o aluno.

O Senac promove ainda um debate sobre inovação em negócios turísticos sustentáveis com especialistas do setor, profissionais do trade e docentes de pós-graduação da área.

Entre os participantes do fórum confirmados estão nomes importantes do setor, como Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica; Erika Guimarães, coordenadora de Áreas Protegidas da SOS Mata Atlântica; Alexandre Garrido, coordenador do GT Turismo Sustentável ISO, que representa a ABNT em relação às normas de gestão da sustentabilidade para meios de hospedagem; Claudia Carmelo, que coordena a OSCIP (Organização Social de Interesse Público) Garupa; e Mônica Samia, CEO da Braztoa.

Confira a programação completa em http://www.adventurefair.com.br/pagina/fits .

Os ingressos para a 17ª edição da Adventure Sports Fair podem ser adquiridos no link http://www.ingressocerto.com/adventuresportsfair. As entradas antecipadas custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

​Fonte: Assessoria de Imprensa 

Postado por
no dia 04/10/2016 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM: