×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
EVENTOS

No Brasil, festejos estão ligados à cultura caipira, mas pouca gente sabe que esta tradição nasceu em Portugal




 Festa Junina - Quinta do Olivardo, em São Roque

Quinta do Olivardo, em São Roque, celebra as raízes da Festa Junina

No Brasil, festejos estão ligados à cultura caipira, mas pouca gente sabe que esta tradição nasceu em Portugal

A chegada da temporada junina está animando os apaixonados pelos festejos caipiras e a Quinta do Olivardo, localizada em São Roque, mais uma vez, se destaca com a 2ª edição da Festa Junina Portuguesa da casa, que será realizada no dia 24/06, das 10 às 21h. A entrada é gratuita.

 Festa Junina - Quinta do Olivardo, em São Roque

Será a oportunidade de o público conhecer de perto as raízes e as tradições desta festa que teve início em Portugal e depois caiu na graça dos brasileiros. Uma das tradições lusitanas são os manjericos.

Enquanto no Brasil, os casais apaixonados trocam correios elegantes, em Portugal os mancebos apaixonados entregam às moças um manjerico, um pequeno vaso de barro com um pezinho de manjericão. Conta a lenda que ao ganhar o manjerico, a moça deve cultivar com carinho a planta para que ela cresça e com ele o amor do casal perdure para sempre.

Os vasos são enfeitados com uma dobradura de papel em formato de uma flor de cravo e ao centro, é colocado uma bandeirola com um versinho apaixonado. E, durante a festa junina da Quinta do Olivardo, o público poderá vivenciar esta tradição.

 Festa Junina - Quinta do Olivardo, em São Roque

Atrações para a família toda

A partir das 14h, um grupo de recreação animará as crianças com uma gincana que promete reunir toda a família. Às 16h, será a vez das tradicionais quadrinhas juninas se apresentarem e o público também poderá participar.

Às 18h, será a acesa a tradicional fogueira para, a partir das 19h, o grupo Guito Show Folk Music Brasil iniciar o grande baile, com a apresentação dos clássicos que animam as festas juninas.

Além de todas estas atividades, a 2ª Festa Junina Portuguesa da Quinta do Olivardo terá algumas delícias de tirar o fôlego, como a famosa a sardinha na brasa, o pão no prego, bolinho de bacalhau, linguiça no pão, mini espetada madeirense, queijo coalho assado, pastel de bacalhau, cuscuz, caldo verde, bolo do caco. Entre as bebidas: vinho quente, quentão, chocolate quente, vinhos Quinta do Olivardo e sucos de uva Quinta do Olivardo.

 Festa Junina - Quinta do Olivardo, em São Roque

A origem da festa junina

A tradição da festa junina chegou ao Brasil junto com a coroa portuguesa. Nesta época, era comemorada apenas pela elite e era conhecido como Festa dos Santos Populares e Joanina, em homenagem a São João. Quem dançava a quadrinha eram apenas os nobres da corte, com seus vestidos bem rodados, enfeitados com rendas e pedras.

Diferentemente do Brasil, onde a festa é comemorada durante os meses de junho e julho, em Portugal os festejos são realizados em apenas um dia, no dia de São João ou Santo Antônio.

 Festa Junina - Quinta do Olivardo, em São Roque

Sobre a Quinta do Olivardo

Adega, restaurante, lanchonete e loja de produtos coloniais, vinhos, doces e compotas caseiras, a Quinta do Olivardo é uma atração turística pela boa comida, ambiente acolhedor e também pela paisagem exuberante. Os parreirais ladeando as instalações conferem o clima bucólico das propriedades rurais da Ilha da Madeira, em Portugal, onde o proprietário Olivardo Saqui buscou inspiração para construir um dos locais mais visitados da Estrada do Vinho.

A Quinta do Olivardo recebeu por três anos consecutivos (2013, 2014 e 2015) a referência “Excelência” concedida pelo TripAdvisor, um guia mundial colaborativo, publicação na qual os comentários dos frequentadores pontuam o estabelecimento. O restaurante lidera o ranking das pontuações positivas entre os estabelecimentos da região.

 Festa Junina - Quinta do Olivardo, em São Roque

Como Chegar

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Fica a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.

Quinta do Olivardo - Adega e Restaurante

Os versos escritos por Fernando Pessoa, um dos maiores ícones da literatura portuguesa, traduzem a concretização do sonho do casal Cíntia e Olivardo Saqui.

Serviço:

Festa Junina Portuguesa da Quinta do Olivardo

Data: 24 de junho

Horários: das 10 às 21h

Atrações:

14h - Gincana

16h - Quadrilha

18h - Fogueira

19h - Show bandaGuito Show Folk Music Brasil

Endereço: km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Fica a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba.

Entrada gratuita

Fonte :Assessoria de imprensa

Postado por
no dia 14/06/2017 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM: