×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
EVENTOS

Lúdica e interativa, com recursos visuais e multimídia, a mostra traz a instalação Labirinto Olfativo da artista olfativa japonesa Maki Ueda




JAPAN HOUSE São Paulo - paladar - olfato - Aromas e Sabores

Lúdica e interativa, com recursos visuais e multimídia, a mostra traz a instalação 
Labirinto Olfativo da artista olfativa japonesa Maki Ueda

De 05 de junho a 30 de setembro, a JAPAN HOUSE São Paulo recebe a exposição Aromas e Sabores. Lúdica, interativa e bastante didática, a mostra propõe um passeio pela diversidade de cheiros e sabores em uma imersão na cultura japonesa pelo viés sensorial. O formato da exposição possibilita ao visitante o aprendizado por meio de experiências práticas, elucidações conceituais, científicas ou artísticas, para responder questões como: quais os gostos básicos (doce, amargo, azedo, salgado e umami, este último descoberto no Japão) e como o corpo humano os identifica? Como o olfato contribui na construção do sabor? E o perfume, desodorante, sabonete? Como se formam essas fragrâncias e como foram obtidas?



Todas essas questões são desvendadas ao longo da exposição dividida em 3 etapas: Identificação, Construção e Sensorial. Para ajudar a contar esta história, a mostra apresenta a instalação Labirinto Olfativo versão 4 - Descobrindo as flores das cerejeiras, da artista japonesa Maki Ueda. A obra induz o visitante a percorrer um determinado caminho, guiado pelo olfato e, assim, encontrar o cheiro das sakuras, árvores com flores de cerejeiras.

Leia também: JAPAN HOUSE São Paulo comemora primeiro ano de atividades

Para ilustrar esta atuação, Maki Ueda ministra gratuitamente, no dia 06 de junho, às 19h, a palestra Arte Olfatória, onde contará sobre sua trajetória profissional e entendimento de seu trabalho por meio das fragrâncias, além de ressaltar aromas muito presentes na cultura japonesa. "Na minha prática artística, uso o olfato como meio para incorporar o sentido olfativo na arte. Falando geralmente sobre o olfato, muitas vezes pensamos em suas aplicações práticas: perfumaria, higiene pessoal, aromatizantes etc. Contrariamente, concentro-me nas partes que estão relacionadas a memórias, emoções, percepções e experiências. O cheiro que apresento é como uma peça de pintura", declara Maki.


Aromas e Sabores

Realizada pela JAPAN HOUSE São Paulo e com curadoria de Felipe Ribenboim, Aromas e Sabores trabalhará o universo da construção de fragrâncias e cheiros por meio de elementos característicos do Japão, como o wasabi, o shoyu e o bambu, além de outros presentes em alimentos, bebidas, perfumes e incensos. "Se, por um lado, a exposição abordará a detecção e a construção dos sabores e aromas, estará presente também sua significação cultural. Os aromas e os sabores são significados e valorizados de maneiras diferentes por diversas culturas", ressalta Ribenboim.


Aromas e Sabores

Fotos: Maki Ueda

A imersão nos paladares japoneses será complementada ainda com uma degustação cega de balas de gelatina com sabor de uva japonesa, melão, wasabi, shoyu e morango, sabores desenvolvidos exclusivamente pela Takasago, casa de aromas e fragrâncias. Sobre a realização desta exposição, Natasha Barzaghi Geenen, Diretora cultural da JAPAN HOUSE São Paulo, declara: "É extremamente importante apresentar as diversas facetas da cultura japonesa na tentativa de desvendá-la. Com a valorização de todos os sentidos, apresentamos o universo japonês e uma imersão completa a partir de elementos que ainda não fizeram parte de nossa programação. Neste momento, trazemos o Japão para ser apreciado e compreendido por meio de um outro prisma".

Aromas e Sabores é uma exposição realizada pela JAPAN HOUSE São Paulo e Base7 Projetos Culturais, com recursos destinados pela Lei Federal de Incentivo a Cultura e Proac. Os patrocinadores são Ajinomoto, ANA e United Airlines, Bombril, Takasago e integra o Circuito Cultural Bradesco Seguros.

Exposição Aromas e Sabores

De 05 de junho 30 de setembro de 2018

Segundo piso

Palestra Arte Olfatória com Maki Ueda

Dia 06 de junho, às 19hs

Local: JAPAN HOUSE São Paulo - Avenida Paulista, 52

Entrada gratuita

Senhas disponíveis uma hora antes de cada sessão devem ser retiradas na recepção.

Tradução simultânea

JAPAN HOUSE São Paulo - Avenida Paulista, 52

Horário de funcionamento:

Terça-feira a Sábado: das 10h às 22h

Domingos e feriados: das 10h às 18h

Entrada gratuita

Confira a programação no: www.facebook.com/JapanHouseSP/

Postado por
no dia 04/06/2018 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM: