×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
EVENTOS

No evento, que acontecerá em 3 de dezembro, no Leques Brasil Hotel Escola, na Liberdade, bartenders de todo o país vão apresentar receitas inéditas e haverá degustação de Cachaças




São Paulo recebe II Concurso Nacional de Rabo de Galo com entrada e degustação gratuitas

Concurso Nacional de Rabo de Galo

No evento, que acontecerá em 3 de dezembro, no Leques Brasil Hotel Escola, na Liberdade, bartenders de todo o país vão apresentar receitas inéditas e haverá degustação de Cachaças


drink Rabo de Galo, assim como a Caipirinha, é um patrimônio cultural do Brasil com 64 anos de história. Sua propagação começou na cidade de São Paulo com a chegada de uma fábrica de bebidas nos anos 50. A indústria queria atender os anseios alcoólicos dos imigrantes italianos. No entanto, estes consumidores encantados pela Cachaça não bebiam mais o Vermute, mas apreciavam muito o “ouro líquido brasileiro”.

Assim, foi criada uma mistura dos dois, inclusive com copo exclusivo, que continha marcação das doses. Segundo relatos, o fundo do copo era mais grosso para aguentar a batida no balcão, na volta do gole. Inclusive, a bebida era para ser chamada de Cocktail, mas a idéia foi rapidamente descartada e substituída pela tradução da palavra em inglês Cocktail, que, em português, significa Rabo de Galo.  

O Rabo de Galo, que inicialmente tinha em sua proporção original 2/3 de Cachaça para 1/3 de Vermute, nos dias de hoje não tem uma receita exata e nem há uma técnica fixa de preparo: as bebidas podem ser misturadas num mixing glass com gelo ou no próprio copo de servir.

Com essas nuances de preparo se tornou o drink mais consumido pela boemia no Brasil. Por isso, esta bebida, mais do que especial, tem agora voltado para si as luzes dos holofotes, já que o estudo da origem da Coquetelaria Brasileira tem sido objeto de constantes pesquisas de bartenders e mixologistas, que querem resgatar as origens dos drinks.

Para despertar o interesse destes profissionais, duas referências mundiais do segmento se juntaram para promover o II Concurso Nacional do Rabo de Galo. O primeiro é Derivan Ferreira de Souza, conhecido como Mestre Derivan, e o segundo o bartender Daniel Júlio.

Em 2018, o Concurso Rabo de Galo, que está em sua segunda edição, acontecerá em 3 de dezembro, das 13h às 20h, no Leques Brasil Hotel Escola, na Liberdade. Este evento reunirábartenders e mixologistas de todo país que prepararão receitas inéditas da bebida e o público poderá degustar gratuitamente as Cachaças Pardin, Ypióca, Weber Haus, Sebastiana, Matriarca, Wiba!, Tiê e Espírito de Minas, além de produtos Stock expostos no local.

O concurso conta com o apoio do IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça –, Cúpula da Cachaça, Confraria Paulista da Cachaça, Escola da Cachaça, Pro Drinks, Viva Cachaça, Bartender Store, Cachaciê e Solution. Para mais informações, acesse:www.instagram.com/rabodegalo.oficialbrasil/. Os interessados em assistir o evento devem preencher o formulário disponível no encurtador.com.br/jDPR1.

Em 2017, o evento atraiu centenas de pessoas interessadas em conhecer mais sobre a origem do drink e seus variados sabores, sendo um verdadeiro sucesso.

“Temos o propósito de promover a Cachaça e criar uma grande possibilidade de diversificação de seu uso em cocktails. Para isso, vamos reunir um grande número de bartenders para uma festa de criações diversas e receitas exclusivas do Rabo de Galo, despertando o interesse dosmais jovens profissionais, em relação ao sabor da bebida e sua história”, comenta o Mestre Derivan, um dos idealizadores do evento. 

Este movimento visa ainda levar o Rabo de Galo a alçar vôos mais altos. O objetivo é que estedrink seja o segundo coquetel brasileiro à base de Cachaça a ser inserido na lista da IBA -International Bartenders Association.

Essa seleta lista conta com quase 100 drinks considerados os clássicos do mundo e tem como base diversos destilados. Todo barman precisa conhecer e saber fazer estes cocktails.

O Brasil já consta nesta listagem com a Caipirinha, que é um drink muito apreciado e conhecido no mundo, sendo a responsável pela disseminação do consumo de Cachaça no mercado internacional.

“Queremos aumentar a presença brasileira nesta carta da IBA. Esta inclusão será uma nova jornada e um grande passo para a nossa coquetelaria e também para a Cachaça”, explicaDaniel Júlio, um dos idealizadores do concurso. 

Conheça o perfil dos organizadores do Concurso Nacional do Rabo de Galo:


Concurso Nacional de Rabo de Galo

Mestre Derivan – Derivan Ferreira de Souza começou a estudar coquetelaria e bebidas alcoólicas aos 17 anos. Esteve à frente da direção da ABB - Associação Brasileira de Barmen - e dirigiu a IBA - Associação Internacional de Barmen - como vice presidente para América do Sul.

Trabalhou atrás do balcão de prestigiados bares que marcam a noite paulistana, como o San Francisco Bay, Bistrô, Tanoeiro Bar, Esch Café. Atualmente é consultor de vários bares de prestígio.

Conquistou vários prêmios ao longo de sua carreira, como “O Barman do Ano, pela revista Veja SP, e o Prêmio Gula. Publicou cinco livros, sendo o mais recente “A Coquetelaria ao Alcance de Todos”. É um dos organizadores do Concurso Nacional de Rabo de Galo e do Concurso de Caipirinha Paulista no Mercadão de São Paulo para comemorar o centenário da Caipirinha. Para mais informações, acesse: www.mestrederivan.com.br


Concurso Nacional de Rabo de Galo

Daniel Júlio – Renomado bartender. Estudou Mixologia Molecular, Mixologia Clássica e Mixologia Brasileira. Conhecedor de bebidas e de frutas usadas na preparação de coquetéis especiais.

Trabalhou como barman no Bar Número, nos Jardins, ao lado do Mestre Derivan, com Coquetelaria Clássica e Contemporânea. Atualmente está a frente como Chefe de Bar, do Aragon Restaurante, também localizado nos Jardins. É um dos organizadores do Concurso Nacional de Rabo de Galo e do Concurso de Caipirinha Paulista no Mercadão de São Paulo para comemorar o centenário da Caipirinha. Para mais informações, acesse:https://www.facebook.com/daniel.julio.503

Serviço:

II Concurso Nacional do Rabo de Galo

Data: 3 de Dezembro de 2018

Horário: das 13h às 20h

Local: Leques Brasil Hotel Escola - R. São Joaquim, 216 – Liberdade

Entrada gratuita (proibido para menores de 18 anos)

Os interessados em assistir o evento devem preencher o formulário disponível no encurtador.com.br/jDPR1

Postado por
no dia 30/11/2018 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM: