×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
EVENTOS

Lives, webinários, apresentações e show fazem parte do evento que reunirá atividades entre 06 e 13 de dezembro de 2020. Palestrantes (belgas e brasileiros e residentes em 6 estados) falarão sobre a #enogastronomia, #empreendedorismo, #cultura e #turismo da Bélgica. Participação gratuita.




Grand Place (Grote Markt) Bruxelas

Grand Place (Grote Markt) Bruxelas

A Bélgica já é um país bem conhecido pelo público brasileiro, mas existem algumas curiosidades e contextos culturais que valem a pena ser redescobertos. Com esse intuito o coordenador do projeto Redescobrindo a Bélgica, Marcos Junior Oliveira, articulou uma programação bastante eclética com entidades parceiras para que os convidados apresentassem suas instituições e/ou produtos e serviços de uma forma mais personalizada e descontraída.

O Festival Redescobrindo a Bélgica acontecerá entre 06 e 13 de dezembro totalmente de forma virtual e com uma agenda que foca na gastronomia, turismo, cultura, música e hospitalidade belga. “Já é a quinta edição que organizo, mas nos anos anteriores era presencial e restrito a um local. Em 2020, a virtualidade me permitiu ir além do tradicional, ousando costurar uma agenda com parceiros que entenderam a proposta, ou seja, oferecer um conteúdo temático através de especialistas dos dois países, belgas e brasileiros, com algum envolvimento com o país europeu”, reforça Marcos, idealizador e curador do evento.

Redescobrindo a Bélgica

Constam no calendário do Redescobrindo a Bélgica dois webinários em parceria com a Unibes Cultural (06 e 13/12 - 14h); um webinário sobre turismo com a Elite Magazine (10/12, ás 12h); três lives com o blog Um Luxo de Viagem em 10/12 (13h, 15h e 17h); um show especial com o cantor francês Aymeric Frerejean (no domingo 13/12), entre outras ações que podem ser encontradas no site redescobrindo.com.br/belgica. Cada evento da agenda é coordenado diretamente pela entidade em parceria com o curador.

"Bruxelas é uma capital cosmopolita e estrategicamente posicionada no coração da Europa. Como este ano está sendo bem atípico e nos fez reprogramar toda a estratégia de promoção, optamos por realizar mais atividades virtuais e com diferentes públicos. O Redescobrindo a Bélgica foi muito assertivo, pois integrou uma rica programação e a facilidade do formato on-line. Assim, conseguiremos apresentar curiosidades da capital belga como inspiração para o brasileiro. E que todos possam se programar para viajar em 2021”, afirma Helen Demuro, Executiva da Aviareps, agência que representa o Visit Brussels no Brasil, patrocinadora do festival virtual.

Redescobrindo a Bélgica - Lives

Os palestrantes participantes estão espalhados por seis estados brasileiros, sendo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas e Bahia. O destaque fica por conta da presença do chef belga Alexandre Binard, do Belga Hotel; Elodie Meunier, Adida das relações acadêmicas e culturais da Valônia-Bruxelas Internacional; Stefano Parziale, gerente comercial e de marketing para o Brasil da Rocco Forte Hotels; Michel Del Giudice, Embaixador cultural da região Wallonia junto à Agência de Exportação e Investimento Estrangeiro da Wallonia (AWEX); Marcel Ocampo, Diretor da De Halve Maan para o Brasil, Bruno A.de Cerqueira, Historiador e Presidente do Instituto Cultural D. Isabel I, Cristina Rached, Executiva de Contas do Lufthansa Group entre outros.

A iniciativa conta com o patrocínio do Visit Brussels (órgão oficial do Turismo de Bruxelas) e apoio do Consulado Geral da Bélgica em São Paulo, Consulado Geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Belga Hotel & Brasserie, restaurante Casa Chez Vous, Unibes Cultural, Cervejaria De Halve Maan, Roberto Rabello, Aymeric Frerejean, Belgalux e Associação Ilha Belga. São media partners: Embassy News, Elite Magazine, Turismo SA, Um Luxo de Viagens e o portal Coluna de Turismo. As artes foram criadas por @camilakuwabata e inspiradas em dois grandes cartões postais belgas: o Atomium e a Grand Place de Bruxelas. A curadoria e organização fica por conta da agência Redescobrindo Ideias & Eventos.

Programação Completa

06 DE DEZEMBRO - Domingo

14h - Live Redescobrindo o empreendedorismo e a enogastronomia da Bélgica

Convidados:

Mervyn Scheepers, Diretor do Belga Hotel (RJ)

Marcel Ocampo, Diretor da The Halve Maan Brasil (SP)

Lionel Sturnack, Proprietário do restaurante Casa Chez Vous (SP)

Fabiana Schmaedecke, Proprietária do Belga Wafel (RJ)

Moderação: Marcos Oliveira, Diretor da Redescobrindo Ideias

Onde: Instagram e Facebook @Unibescultural

07 DE DEZEMBRO - Segunda-feira

Live: As relações da Bélgica com o município de Ilhota (SC)

Convidados:

Sueli Ana dos Santos, Presidente da Associação Ilha Belga (SC)

Daniel Hostins, Vice-presidente da Associação Ilha Belga (SC)

Moderação: Marcos Oliveira, Diretor da Redescobrindo Ideias

Onde: Instagram @redescobrindo_net

9 DE DEZEMBRO - Quarta-feira

20h - Live: De Carona com Rabello - Especial Bélgica

Convidados:

Marcel Ocampo, Representante da De Halve Maan (SP)

Helen Demuro, Representante da Aviareps/Visit Bruxelas (SP)

Paula Negrão, Diretora do Instituto Connecta (SP)

Fernanda Caieli, Diretora do Instituto Connecta (SP)

Marcos Oliveira, Organizador do Festival Redescobrindo a Bélgica

Moderação: Roberto Rabello

Onde: Facebook: @RobertoRabello

10 DE DEZEMBRO - Quinta-feira

12h - Webinar: Um olhar sobre a Bélgica francófona: Bruxelas + Valônia

Convidados:

Helen Demuro, Representante da Aviareps/Visit Bruxelas (SP)

Michel Del Giudice, Embaixador cultural da Wallonia junto à AWEX (SP)

Stefano Parziale, Representante da Rocco Forte Hotels no Brasil (SP)

Cristina Rached, Executiva de Contas do Lufthansa Group (SP)

Moderação: Fábio Martuscelli, Publisher da Elite Magazine (SC)

Onde: Instagram e Facebook @Elitemagazine

Lives Bélgica: Um luxo de Viagem

Moderação: Márcia Santos, Editora do Blog Um Luxo de Viagem

13h - Live - Uma viagem gastronômica pela Bélgica - Chef Alexandre Binard, Chef da Belga Brasserie (AM)

15h - Live - Bruxelas para o brasileiro - dicas e curiosidades - Helen Demuro, Representante da Aviareps - Visit Bruxelas (SP)

17h - Live- O segredo da hospitalidade belga - o Case Hotel Amigo - Stefano Parziale, Representante da Rocco Forte Hotels no Brasil (SP)

Onde: Instagram @Umluxodeviagemsempre

11 DE DEZEMBRO - Sexta-feira

19h - Live: Bélgica e Brasil: relações principescas desconhecidas

Convidado:

Bruno Antunes de Cerqueira, Historiador e Presidente do Instituto Cultural D. Isabel I (DF)

Moderação: Marcos Oliveira, Diretor da Redescobrindo Ideias

Onde: @redescobrindo_net

13 DE DEZEMBRO - Domingo

14h - Live Redescobrindo a Bélgica através do Turismo, da Hospitalidade e da Cultura

Convidados:

Elodie Meunier, Adida das relações acadêmicas e culturais da Valônia (MG)

Helen Demuro, Representante da Aviareps - Visit Bruxelas (SP)

Michel Del Giudice, Embaixador Cultural da Valônia junto à AWEX (SP)

Stefano Parziale, Representante da Rocco Forte Hotels no Brasil (SP)

Moderação: Marcos Oliveira, Diretor da Redescobrindo Ideias

Onde: Instagram e Facebook @Unibescultural

21h - Show: Uma homenagem especial à língua francesa e aos clássicos da música belga

Apresentação: Aymeric Frerejean (SP)

Onde: Instagram @aymericmusic

06 a 13 DE DEZEMBRO

Vídeos + conteúdos especiais sobre gastronomia belga

Onde: @turismo.sa

turismo-sa.com

Biografia dos Palestrantes Convidados:

Alexandre Binard - especializado em culinária internacional é formado pela Escola Sint em Idesbald, de Flandres. Desde que veio residir no Brasil tornou-se um embaixador da gastronomia belga. Assina o cardápio do famoso Belga Hotel & Brasserie no coração do Rio de Janeiro e oferece consultoria gastronômicas como o desenho de cardápios e treinamento de equipes para hotéis, restaurantes e bares. Reside em Manaus (AM) e desenvolve o projeto “Chef em casa”.

Bruno A. de Cerqueira - graduou-se em História e Direito. Pós-graduou-se em Relações Internacionais. Desde 2012 é colaborador da FUNAI. Também é especialista em genealogia dinástica. Presta consultorias para: Senado Federal, Câmara dos Deputados e Museu Imperial em demandas informacionais em temas como história da Monarquia e da realeza brasileiras, do abolicionismo e do isabelismo. Em 2001, fundou o Instituto Cultural D. Isabel I a Redentora.

Cristina Rached - Executiva de Contas do Lufthansa Group. Atua há quinze anos no Grupo Lufthansa, que é formado pelas empresas aéreas: Lufthansa, Swiss, Austrian Airlines, Brussels Airlines e Eurowings. Já atuou por todas as áreas ligadas à venda de passagens: emissão, reembolso, auditoria, atendimento à agências e passageiros. Nos últimos cinco anos está na área de vendas como executiva de contas B2B, atendendo tanto agências quanto corporativo. Atua na aviação desde 1985, quando ingressou na VARIG. Depois disso Ibéria, Pan Am, Swissair.

Daniel Hostins - catarinense de nascimento e descendente da família Hostins, é formado em engenharia civil e sócio-proprietário da Construtora e Incorporadora Hostins Mailer. É o vice-presidente da Associação Ilha Belga, entidade criada para resgatar as origens dos primeiros descendentes belgas que chegaram à região em 1844.

Elodie Meunier - Adida das relações acadêmicas e culturais da Valônia-Bruxelas Internacional (WBI), agência responsável pelas relações internacionais da Federação Valônia-Bruxelas, parte francófona da Bélgica. Belga de nascimento, chegou no Brasil em 2016 para divulgar a riqueza e a diversidade dos operadores acadêmicos e culturais belgas francófonos, bem como promover a língua francesa no Brasil. Como parte de suas funções, leciona também literatura belga francófona e francês para fins acadêmicos na Universidade Federal de Minas Gerais.

Fabiana Schmaedecke - Apaixonada por gastronomia desde a infância, morou por 6 anos em Leuven, Bélgica. Apaixonou-se pelos tradicionais wafels a ponto de abrir seu próprio negócio em 2015: a Belga Wafel. Com receita e máquina de waffle, personalizou coberturas para o público brasileiro. Começou com feiras gastronômicas e depois migrou para eventos, inclusive do Consulado Geral da Bélgica. Em 2020, adotou outra estratégia indo direto à mesa dos cariocas. Os waffles são congelados para preparo em casa e entregues via delivery.

Helen Demuro - Representante comercial e marketing, especialista em planejamento estratégico, captação, promoção e operacionalização de projetos de turismo. Experiência de 19 anos dentro da área de Operações e Gestão de Eventos. Desde 2018, atua junto à Aviareps como Executiva de vendas e marketing trabalhando diretamente com os clientes belgas Visit Brussels e Visit Flanders.

Lionel Sturnack - Nascido na província de Liège, Bélgica, é graduado pela Universidade de Liège e tem especialização em semiótica e linguística geral pela USP. Após ter trabalhado no setor de restauração europeia, estabeleceu-se no Brasil em 2015 trazendo a influência belga para São Paulo. É o idealizador do Chez Vous, um espaço de celebração da tradicional comida belga aliada a uma cozinha contemporânea.

Marcos Oliveira, é diretor da Redescobrindo Ideias e assessor de imprensa de Curaçao no Brasil. Atua no segmento de comunicação e turismo e organiza eventos como o “Redescobrindo a Bélgica” há mais de 10 anos. É formado em Marketing e Comunicação pela Universidade Católica de Petrópolis e pós-graduado em Gestão Cultural pela Universidad Santo Tomás, Colombia. É diretor de Marketing da Belgalux Câmara de Comércio Belgo-Luxemburguesa.

Marcel Ocampo - Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e com especialização em Finanças pela FGV - Fundação Getulio Vargas. Desde 2017, é Diretor da cervejaria belga, De Halve Maan Brasil, representando a marca de cervejas belgas no mercado brasileiro. Antes de trabalhar no segmento cervejeiro, atuou na indústria automotiva em empresas como Eaton Automotive e Huf Hülsbeck.

Mervyn Scheepers - Graduado em gestão ambiental pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e com sólida experiência em Hotelaria e A&B (Alimentos & Bebidas). Adquiriu experiência nas redes Windsor Hotéis e Best Western. Sócio-Proprietário da Scheepers Hotel Consultancy. É representante do Belga Hotel & Brasserie no Centro do Rio de Janeiro e, em 2019, fundou a Cervejaria Belgarioca. Os dois empreendimentos disseminam a cultura belga e oferecem uma autêntica experiência através da sua gastronomia e cervejas próprias.

Michel Del Giudice - Graduado em Latim pelo Athénée Royal Prince Baudouin e Letras e Filosofia pela Université Notre-Dame De La Paix de Namur, Bélgica. Já foi restaurador de antigos monumentos belgas espalhados pelo Brasil e agente de segurança na central nuclear de Tihange (Bélgica). Trabalha há 10 anos no ensino do francês em escolas e de forma particular. Desde 2014 é professor de francês no Consulado Geral da Bélgica em São Paulo. É Embaixador cultural da região Wallonia junto á Agência de Exportação e Investimento Estrangeiro da Wallonia (AWEX).

Stefano Parziale - Desde 2018 é gerente comercial e de marketing para o Brasil da Rocco Forte Hotels. Anteriormente atuou junto à área comercial de grandes redes como Meliá Hotels International, Tivoli Hotels & Resorts e L'Hotel PortoBay São Paulo. É graduado em Hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi e possui um MBA em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Sueli Ana dos Santos - natural de Ilhota (SC) e descendente das famílias Vander Gucht e Vilain, foi comerciante por 20 anos e, atualmente, é empresária autônoma. Já cursou Administração de empresas, Turismo e Hotelaria, mas trancou para retomar os respectivos cursos no futuro. Assumiu a missão de ser a presidente da Associação Ilha Belga.

Serviço:
Festival Redescobrindo a Bélgica

De 06 a 13 de dezembro - virtual e nos perfis de diversos parceiros

redescobrindo.com.br/belgica



Postado por
no dia 03/12/2020 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM: