TURISMO-SA
City Break Facebook Instagram Twitter Youtube
EVENTOS

Praça da Liberdade se prepara para o 48º Hana Matsuri



 


Durante a semana de 07 a 11 de abril, das 10h às 16h acontece o tradicional Hana Matsuri – Festa das Flores, onde será montado um altar na Praça da Liberdade para que os budistas, apreciadores e visitantes possam banhar com chá a imagem de buda pequeno e fazer 3 pedidos marcando as comemorações dos 2638 anos de nascimento do Buda “Xaquiamuni”, uma realização da Federação das Escolas Budistas do Brasil, da Associação dos Admiradores do Buda Xaquiamuni, da Aliança Feminina Budista do Brasil e da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – Acal no bairro da Liberdade, em São Paulo.
A grande festa acontece neste sábado (12), com a realização da Cerimônia Budista celebrada na Praça da Liberdade a partir das 10 horas. Em seguida ocorre o cortejo solene do “Elefante Branco” carregando a imagem do Buda Criança, com a participação de diversas escolas infantis e acompanhamento de grupo musical, outro destaque do festival.

Na ocasião trinta monges e trinta crianças estarão vestidos tipicamente a caráter conforme a ocasião, representando através de seus trajes, as deidades do céu e da terra, pois segundo a lenda, o nascimento do Buda estas deidades vieram cortejá-lo, e o “Elefante Branco” que leva o Buda representa uma preciosidade única. O cortejo solene partirá da Praça da Liberdade, percorrendo a Rua Galvão Bueno, Rua Américo de Campos até a Avenida Liberdade no número 365, sede da Acal. Os organizadores estimam a participação de 4 mil pessoas.

Ritual – O Hana Matsuri é comemorado tradicionalmente na Praça da Liberdade, em São Paulo, e um altar é ornamentado com flores naturais, chamado “Hanamidô”, simbolizando o jardim onde o Buda nasceu que abriga em seu interior a imagem de Buda. Homenageia-se o Buda, espargindo sobre sua imagem chá adocicado (amachá), lembrando seu nascimento, que de acordo com a lenda, uma música celestial ecoou pelos quatro cantos do universo e todos os seres que habitavam o mundo sentiram uma grande bem aventurança. As flores desabrocharam e do céu caiu uma suave chuva de néctar, simbolizada pelo chá adocicado.
Segundo a crença popular, as pessoas que assim homenageiam são abençoadas e podem ter seus pedidos atendidos. Durante a semana de comemorações, não apenas fiéis budistas, mas o público em geral sobe ao palanque na Praça da Liberdade, saudando o Buda pelo seu nascimento. (Luci Júdice Yizima)


Serviço:
48º HANA MATSURI – FESTA DAS FLORES
ONDE: PRAÇA DA LIBERDADE – SÃO PAULO - SP (METRÔ LIBERDADE)
Dia 10 E 11, DAS 10 ÀS 16 HORAS: OFERENDA DE CHÁ ADOCICADO (AMACHÁ), ABENÇOANDO OS PARTICIPANTES COM A SABEDORIA DO BUDA, NA PRAÇA DA LIBERDADE.
QUANDO: SÁBADO (12), ÀS 10h - CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO 48º HANA MATSURI,
11 HORAS: CORTEJO SOLENE DO ELEFANTE BRANCO



Postado por Angela Karam - 11:26 às 08/04/2014





Leia mais sobre Eventos