×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
EVENTOS

A data suscita a importância da hospitalidade nas relações cotidianas, incluindo o ambiente empresarial, no qual há ênfase no papel do gestor e suas amplas possibilidades de atuação




Em 29 de janeiro, comemora-se o Dia da Hospitalidade, data que faz alusão à importância do acolhimento, do bem-receber e das pessoas envolvidas no processo, responsáveis por proporcionarem experiências memoráveis com empatia, cordialidade e gentileza. A data reforça a hospitalidade como um valor inerente ao ser humano em suas relações cotidianas e faz um convite à discussão para o universo empresarial.

Companhias preocupadas em estabelecerem um clima organizacional harmonioso e com consciência de que atitudes derivadas da hospitalidade, no contexto da prestação de serviços, ampliam o foco da venda para a qualidade das relações humanas e a construção de pontes permanentes com os consumidores e demais stakeholders, possibilitando a atração e fidelização de clientes.

“Não se trata apenas de lucros e de relações comerciais momentâneas, mas de uma nova forma de relacionamento entre clientes e empresas, uma relação contínua, ética e marcada por respeito e confiança mútua, proporcionando, assim, a consolidação de uma imagem positiva da empresa e efetividade no relacionamento com o consumidor”, afirma Márcia Harumi Miyazaki, coordenadora das áreas de hotelaria e eventos do Senac São Paulo.

Um novo contexto exige um profissional contemporâneo: o gestor que tem a hospitalidade como valor estratégico para as suas relações, sendo capaz de entender a diferença e promover inclusão, exercer a interculturalidade e apostar na diversidade como valor criativo, atuando no planejamento, na operação ou na gestão de experiências de acolhimento.

Segundo Márcia, ter profissionais que conseguem lidar com situações complexas e que buscam as melhores soluções para resolução de conflitos, levando em consideração as necessidades da empresa, do cliente e dos seus colaboradores, acaba sendo um diferencial para as equipes.

Hospitalidade x fidelização de clientes

A interação entre as pessoas está mais robotizada e mecânica e, muitas vezes, o cliente tem dificuldade de ser ouvido e acaba por se sentir insatisfeito. O simples fato de escutá-lo, entender sua demanda e auxiliá-lo na sua resolução, fazendo-o sentir-se único, faz toda a diferença.

“Aspectos como a escuta e olhares atentos ao cliente, empatia, atenção aos detalhes, criatividade, cordialidade, atitude flexível e proativa são essenciais para identificar e atender necessidades e superar expectativas. Os profissionais que aplicam a hospitalidade em seu dia a dia sentem genuína satisfação em proporcionar experiências memoráveis aos clientes e isso contribui para a fidelização”, acrescenta a coordenadora das áreas de hotelaria e eventos do Senac São Paulo.

Possibilidades amplas de atuação

O campo de atuação do gestor de hospitalidade é amplo, passando por áreas de atendimento, relacionamento com o cliente, customer experience, sucesso do cliente, entre outras. Na prestação de serviços, é possível atuar em hospitais, spas, clínicas, empresas de tecnologia, de serviços financeiros, de gestão e manutenção de condomínios, de logística, supermercados e companhias de conveniência, shoppings, consultorias e assessorias, serviços educacionais, entre outras.

Em empresas de turismo e hotelaria, o gestor pode trabalhar em hotéis, resorts, pousadas, agências de turismo, companhias aéreas, cruzeiros marítimos, bares, restaurantes etc.; no segmento de lazer e entretenimento, as opções passam pelas casas de espetáculos, empresas de eventos, pelos parques temáticos, entre outras.

O Centro Universitário Senac lança o curso Bacharelado em Gestão de Hospitalidade no vestibular do 1º semestre de 2022, com possibilidade de descontos de até 50% no valor do curso, além do parcelamento estudantil. Para participarem do processo seletivo, os interessados poderão optar pela realização de uma redação on-line ou utilizar os resultados obtidos no Enem entre 2009 e 2020. As inscrições serão realizadas no site do Senac até o dia 18 de fevereiro de 2022 e a taxa custa R? 25.

Foto: ibhe.com.br



Postado por
no dia 24/01/2022 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM: