×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
EVENTOS

A Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, apresentará no Theatro Muncipal, em São Paulo, o concerto Villa Total




Maestro Roberto Minczuk e Eduardo Cobra
Maestro Roberto Minczuk e Eduardo Kobra - Foto: Drone.Cyrillo

No sábado, dia 5 de março, aniversário de Heitor Villa-Lobos e Dia Nacional da Música, acontecem no Theatro Municipal duas apresentações. Enquanto a Orquestra tocar, sob a regência de Roberto Minczuk, o muralista Eduardo Kobra finalizará três murais colocados nas laterais e fundo do palco. Ao final, como referência à guerra que ocorre na Ucrânia e ao desejo da paz, será tocado o Gran Finale da Nona Sinfonia de Beethoven. Simultaneamente, Kobra fará uma pintura sobre o tema.

Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, apresentará no Theatro Muncipal, em São Paulo, o concerto Villa Total, com a Integral das Bachianas Brasileiras. Os concertos acontecem às 16h e às 19h30 do sábado, 5 de março, aniversário de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e Dia Nacional da Música. (As apresentações também celebram o centenário da Semana da Arte Moderna.) Durante o concerto, tanto à tarde quanto à noite, o conhecido muralista brasileiro Eduardo Kobra fará intervenções em três murais colocados nas laterais e fundo do palco (leia mais, abaixo, em “Sobre os painéis que serão finalizados no palco”).

Nas duas apresentações, ao final das Bachianas Brasileiras, de Villa-Lobos, a orquestra tocará o Gran Finale da “Nona Sinfonia” de Beethoven (1770 a 1827) que, de acordo com o maestro, é “o maior símbolo musical da paz mundial”. Simultaneamente, Kobra fará uma pintura alusiva à paz.

Ontem, quinta-feira, 3 de março, Minczuk e integrantes da Orquestra Sinfônica Municipal foram à tarde ao ateliê de Kobra, na Vila Madalena, em São Paulo, para conversar sobre o concerto e inspirar o muralista. Além do maestro, estiveram no ateliê a soprano Raquel Paulin, que canta as Bachianas n 5 (Centinela), o fagotista Mathew Taylor e o flautista Renan Dias Mendes, para tocar para Kobra as Bachianas n6.

Segundo Eduardo Kobra, os painéis laterais trazem dois grandes nomes da música:  Villa-Lobos e o alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), compositor predileto de Villa-Lobos, do qual incorporou muitos elementos, assim como muitos ritmos brasileiros, suas composições.

Nos murais situados nas laterais do palco do Theatro Municipal, as linhas de uma partitura musical se misturam e confundem com os cabelos dos compositores. “Acredito que conseguimos criar um efeito instigante, onde aparece que Bach, considerado um gênio do barroco musical, tinha uma partitura mais rebuscada e, digamos assim, organizada. Já Villa-Lobos, um dos principais nomes da Semana de Arte Moderna de 22, ganhou uma representação de partitura mais caótica”, afirma o muralista paulistano.

No painel instalado atrás do palco, haverá uma releitura do Cristo Redentor, como maestro da orquestra. Ao fundo, as icônicas calçadas paulistanas. “O Cristo Redentor é um cartão postal do Rio de Janeiro, mas do Brasil também. E a Semana de Arte Moderna aconteceu há 100 anos, em São Paulo, no Theatro Municipal, com a participação importantíssima de Villa-Lobos, que é carioca”, explica o muralista.

Serviço:

Concerto Villa Total

Theatro Municipal – Sala de Espetáculos
Praça Ramos de Azevedo, s/n, República, São Paulo, SP

Ingressos: Clique aqui



Postado por
no dia 04/03/2022 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM: