×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
EVENTOS

Porto Alegre e São Paulo foram escolhidas para sediar o primeiro evento desta série, o curso de Sommelier Internacional de Azeites




Conta gotas para dosagem de amostras de azeite - Divulgação: Irvea

Segundo maior importador fora da União Europeia, consumidor de cerca de 100 mil toneladas e sede de produtores que já somam mais de 100 prêmios em concursos internacionais. Esses números positivos do setor de azeites no nosso país estimularam o IRVEA (Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari) a investir em três eventos que vão movimentar o segmento no Brasil. No segundo semestre de 2022, o instituto italiano sediado em Parma vai ministrar os cursos de Sommelier Internacional de Azeites e de Chefe de Painel de Avaliação Sensorial de Azeites – este último, inédito em solo brasileiro. Além disso, organizará aqui a primeira edição sul-americana do seu tradicional concurso internacional de azeites, o Armonia. “O azeite é um dos alimentos mais difíceis, trabalhosos e competitivos para se colocar no mercado. Por isso, é muito necessário formar pessoas que apoiem produtores e consumidores brasileiros na busca por melhor qualidade e frescor para esse segmento”, diz Mauro Martelossi. Fundador e diretor-geral do IRVEA, ele já contribuiu para a formação de cerca de 700 sommeliers de azeite e 300 chefes de painel nos cursos do instituto.

Degustação de Azeites

Os cursos

Duas cidades brasileiras foram escolhidas para sediar o primeiro evento desta série, o curso de Sommelier Internacional de Azeites. Porto Alegre recebe a turma inicial entre 18 e 21 de julho, no Grêmio Náutico União. Depois, a mesma programação de quatro dias de curso (30 horas de carga horária) será ministrada na cidade de São Paulo, entre 25 e 28 de julho, no Centro Paula Souza. Com um total de 25 vagas por turma em cada cidade, o curso pode ser feito por qualquer pessoa, seja ela apenas uma interessada no tema ou alguém que já trabalha com o produto. Trilhando esse caminho, o participante será capaz de atestar e avaliar a qualidade de azeites, indicar a mais correta opção de azeite, conforme a necessidade do seu cliente ou as características de uma receita, e, ainda, transformar custos em oportunidades de lucro em pontos de venda e em restaurantes.

Ao completar as aulas teóricas e práticas, degustações guiadas e exercícios, o participante do curso poderá obter diploma, carteira de identificação e boton de sommelier de azeites. Terá direito, também, a um Certificado de Aptidão Sensorial, que o qualifica para ingressar no Registro Internacional de Experts de Azeite de Oliva. Esse registro abre portas para avaliações profissionais em painéis e júris de competições.

Opção inédita no Brasil, o curso de Chefe de Painel de Avaliação Sensorial de Azeites do IRVEA será ministrado apenas em São Paulo, no período de 12 a 15 de setembro, no Centro Paula Souza. Com 25 vagas, 30 horas de carga horária e destinado aos sommeliers de azeites, aos degustadores e analistas sensoriais de alimentos em geral, ele traz um programa voltado à constituição, direção e gestão de um painel de avaliação oficial neste segmento. Estes painéis podem servir a empresas da área alimentícia, a instituições públicas de controle (o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do governo federal brasileiro já conta com um permanente para azeites) e à organização de competições e concursos.

Amostras de azeite para degustação às cegas - Divulgação: Irvea

O concurso Armonia América do Sul

Também no mês de setembro, ainda sem data definida, São Paulo vai sediar outra grande novidade do IRVEA no Brasil: a primeira edição sul-americana do concurso gerido desde 2006 pelo instituto italiano. O Armonia América do Sul vai avaliar azeites brasileiros, argentinos, uruguaios, chilenos e peruanos. Os produtos selecionados como melhores pelo júri do concurso ainda participarão, na Itália, do 17º Concurso Internacional Armonia, que define a lista dos 100 melhores azeites do mundo. Entre os diferenciais do Armonia, que valem para a edição no Brasil, está o envolvimento de produtores, degustadores, cozinheiros, donos de restaurantes e consumidores nas três etapas do evento: 1) Armonia dos Sentidos: competição sensorial na qual o júri técnico premia os azeites de excelência. 2) Armonia na Cozinha: concurso culinário reservado a jovens chefs, que vão utilizar os azeites vencedores nas suas preparações. 3) Armonia Júri de Consumidores: avaliação dos azeites vencedores por não profissionais, em harmonizações com outros alimentos.

O IRVEA

O Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari (IRVEA) foi criado em 2001 por Mauro Martelossi. Localizado na Câmara de Comércio de Parma, na Emilia-Romagna, o instituto italiano promove a cultura da gastronomia e do vinho em restaurantes, escolas, eventos, cursos e competições dentro e fora da Itália. No segmento de azeites, o instituto tem a Olive Oil Academy, braço responsável pela formação e atualização dos profissionais e entusiastas da azeitona, do azeite e do uso do óleo de oliva na harmonização com a comida. Hoje, o IRVEA e a Olive Oil Academy ministram 4 cursos ligados ao universo do azeite: Sommelier Internacional de Azeites – realizado na Toscana –, Especialista em Azeite de Oliva, Chefe de Painel de Avaliação Sensorial de Azeites e Mestre de Lagar (“lagar” é o termo usado para o local de processamento das azeitonas e extração do azeite de oliva).

OS INSTRUTORES DOS CURSOS

Quatro especialistas vão ministrar as aulas no Brasil. São eles:

Mauro Martelossi

O italiano é diretor-geral do IRVEA (Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari), membro da Accademia Nazionale dell’Olivo e dell’Olio e chefe de painel COI e pelo Ministério da Agricultura da Austrália. Há mais de 20 anos trabalha com seleção internacional, verificação e controle de qualidade de azeites para fins comerciais. Em 2001, fundou o IRVEA, organização internacional que visa a melhoria da produção e da formação profissional no setor de azeites. Há 17 anos, também colabora com o Istituto Sperimentale dell’Olivicoltura di Spoleto em um banco de dados internacional para o estudo da qualidade de azeites. No ano de 2006, idealizou e estabeleceu o Concurso Internacional Armonia. Trata-se de um dos concursos mais antigos e tradicionais, que premia azeites e produtores de várias partes do mundo.

Maria Beatriz Dal Pont

A brasileira é degustadora profissional de azeite de oliva, formada como Sommelier Internacional de Azeites pelo IRVEA (Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari). Na sua longa carreira dentro da Universidade de Caxias do Sul (UCS), ocupou diversos cargos, dentre eles o de professora-adjunta, de pró-reitora de pesquisa e extensão e de diretora da Escola de Gastronomia UCS/ICIF, projeto que ajudou a criar e implementar. Hoje, atua como consultora na área de formação de pessoas para a comercialização de azeites, por meio de sua empresa, a Oléa Azeites e Experiências. Maria Beatriz Dal Pont fará a tradução simultânea para o português e ministrará a parte prática de degustação dos cursos.

Vincenzo D'Ippoliti e Grazia Rossi

Ambos são degustadores profissionais de azeites e membros do painel oficial do Concurso Internacional Armonia.

Vincenzo D'Ippoliti é chefe de painel reconhecido pelo Ministério da Agricultura italiano.

Grazia Rossi está inscrita no Registro Internacional de Experts de Azeite de Oliva.

Saiba mais em www.irveabrasil.com.br (em português). 



Postado por
no dia 07/06/2022 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM: