×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
EVENTOS

Nos dias 17 e 18 de setembro o evento traz apresentações de música, dança, oficinas, exposição, gastronomia e artesanatos típicos do país de origem da família de Ema Klabin




Festival da Lituania Ema Klabin
Danças típicas serão apresentadas no Festival | Arquivo Casa Museu Ema Klabin

À beira do Mar Báltico, entre a Letônia, a Polônia e a Bielorrússia, a Lituânia surpreende por suas belezas naturais, castelos medievais e pontos de interesse históricos e culturais. Para quem quiser conhecer um pouco sobre a cultura, o artesanato, músicas, danças e gastronomia desse país do Norte da Europa, a Casa Museu Ema Klabin recebe nos dias 17 e 18 de setembro, das 11h às 18h, o 3º Labas! Festival da Lituânia 2022. O evento é organizado em parceria com o Consulado Geral da Lituânia em São Paulo, o Consulado Honorário da República da Lituânia no Guarujá e a comunidade lituano-brasileira.

O público poderá conferir espetáculos típicos de dança, músicas, exposições e oficinas, além de adquirir uma série de produtos artísticos, artesanais e de decoração, em técnicas como escultura, marchetaria e tornearia, além de telas com temas de paisagens da Lituânia, peças pintadas à mão, ovos decorados em madeira e de galinha, entre outros.

Na área gastronômica, o visitante poderá experimentar pratos típicos como o Virtiniai (massa artesanal com recheio de carne ou queijo e molho branco), o Kugelis (torta de batata ralada com bacon), o Agurkai (pepino em conserva) ou Kop?stai su dešrel?mis (repolho cozido com linguiça). Ou levar para a casa delícias como o Šakotis (considerado o rei dos doces e bastante popular na Lituânia, com suave sabor de baunilha), Krupnikas (licor artesanal feito de mel), conservas, pães e biscoitos artesanais.

Além de uma bebida muito popular na Lituânia e que tem o mesmo nível de consumo dos refrigerantes. O Gira - Kvass, conhecido como Gira (pronuncia-se guirá) é uma bebida de tradição de aldeia, muito comum nos países bálticos e eslavos do Norte e Leste da Europa, cuja base pode ser o pão típico de centeio e adjuntos como malte e cereais.

Várias atividades voltadas para as crianças também prometem encantar os jovens e os adultos, como a contação de lendas e contos de fadas da Lituânia e uma exposição de Sodai, móbiles decorativos feitos de palha de trigo e linha, além de um jogo que faz os participantes experimentarem a vida na Idade Média, em meio às guerras e obstáculos que os lituanos enfrentaram. As atividades divertem, enquanto ensinam fatos da história e da cultura do povo lituano. E para testar o quanto aprendeu sobre a Lituânia, você pode participar de um Quiz com a Juventude Lituana.

Caminhada histórica revela encantos do Jardim Europa
A Casa Museu Ema Klabin foi inspirada no Palácio de Sanssouci, em Potsdam, Alemanha - Foto: Henrique Luz

Para quem aprecia arquitetura, a mostra Kaunas 1919-1939: capital inspirada pelo movimento moderno reúne fotografias da arquitetura de Kaunas, segunda maior cidade da Lituânia, do início do século XX, quando ocupou um lugar importante no mapa da Europa para tornar-se um centro europeu e uma cidade de arquitetura modernista do período entre guerras. Kaunas foi eleita a Capital Europeia da Cultura 2022 por uma iniciativa da União Europeia.

O Festival terá ainda uma palestra sobre o turismo da Lituânia com o Cônsul-Honorário da Lituânia em Guarujá, Carlos Levenstein; um encontro com Laimonas Briedis, autor do livro Vilna, cidade dos outros; um encontro sobre a história do país com o professor Marcos Lipas, apresentações de dança com o grupo de Folclore e Cultura Lituana Rambynas e de música com o grupo Alpacas, que também participa do Kleztival. A programação completa pode ser conferida no site da Casa Museu Ema Klabin.

Serviço:

3º Labas! Festival da Lituânia 2022

17 e 18 de setembro, das 11h às 18h
Casa Museu Ema Klabin - Rua Portugal, 43, Jardim Europa, SP
Entrada franca

https://emaklabin.org.br/



Postado por
no dia 13/09/2022 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM: