×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
EVENTOS

Acontece de 19 de abril a 28 de maio de 2023 em Restaurantes da Serra




A Serra da Mantiqueira é uma excelente opção de destino o ano todo, onde é possível desfrutar de lazer e diversão nas cidades, com ótimos hotéis para todos os gostos, belíssimos passeios e novas rotas de turismo enogastronômico.

A Associação Cozinha da Mantiqueira, sediada em Campos do Jordão, reúne os principais bares, restaurantes, chocolataria, vinícola e cervejarias artesanais da Serra, nas cidades de Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e São Bento de Sapucaí. Com 15 anos de história, conta hoje com 31 associados que oferecem ao turista novidades que cada vez mais estão conquistando os paladares mais exigentes em eventos gastronômicos que acontecem nas quatro estações do ano.

Neste último mês de março, a Associação elegeu seu novo presidente, Ricardo Elcheino (Ike), empresário na área de gastronomia, agronegócios, hotelaria e mercado imobiliário. Nasceu em Campos do Jordão, onde é proprietário de dois restaurantes.

Dona Chica

“O meu objetivo sempre foi integrar meus negócios às boas ações voltadas para a cidade de Campos do Jordão e hoje, junto à Associação Cozinha da Mantiqueira esse objetivo se tornou um propósito comum. Estou entusiasmado em me unir a outros importantes líderes da região para impulsionar ainda mais o setor, através de eventos gastronômicos de alta qualidade para receber o turista, com novidades criadas com ingredientes da montanha, valorizando cada vez mais os produtos nativos e desenvolvidos por produtores locais da rica Serra da Mantiqueira”, enfatiza Ricardo.

A exemplo, já começou e segue até o dia 28 de maio o 3º. Festival Gastronômico do Pinhão, com pratos inovadores valorizados com a rica semente.  
 
 

Alto da Brasa

Nos bosques e montanhas de toda a região da Serra a visão belíssima das Araucárias faz parte do cartão postal e, a partir de abril até junho, a pinha - fruto da árvore fêmea -  é abundante e cai na terra, permitindo a cata do pinhão. Tombada e hoje protegida pelo perigo de extinção, a Araucária se desenvolve melhor acima dos 1000 metros de altitude. Cada pinheiro produz de 60 a 80 kg de pinhão, o que gera um aumento de renda expressivo para os catadores de pinhão, uma curiosa profissão sazonal desenvolvida nas cidades, visando o comércio para fornecimento principalmente aos restaurantes e venda direta ao turista, nas ruas principais.

Villa Montese

Para este festival os chefs prepararam deliciosos cremes e pratos principais de truta, cortes de carne premium, pato, massas recheadas, risotos, raclete e javali que ganharam molhos e acompanhamentos com pinhão. Ainda um irresistível bolo e sobremesas tentadoras estão entre as sugestões.

Há apenas 170 km de São Paulo, o Festival é uma ótima opção para curtir os feriados de abril e todo o mês de maio ou mesmo dar uma chegadinha para passar o dia e curtir o melhor da gastronomia da montanha.

Acesse @cozinha.mantiqueira e conheça todos os participantes do Festival para a sua escolha.

E se você gosta de cozinhar e gostaria de fazer as delícias dos chefs, a dica é o livro Sabor da Montanha que acaba de ser lançado pela Associação Cozinha da Mantiqueira e traz receitas incríveis dos chefs. Para saber mais e comprar é só acessar www.sabordamontanha.com.br. Também está à venda na Livraria Cultura. 

Associação Cozinha da Mantiqueira 
www.cozinhadamantiqueira.com.br 
 



Postado por
no dia 17/05/2023 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM: