×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
EVENTOS




Com expectativa de atrair 5 mil pessoas, a inovadora celebração será realizada dia 22 de setembro, sexta-feira 

Uma mistura contagiante de tradição, história e inovação está prestes a tomar conta das ruas de Diamantina. A cidade histórica se prepara para receber um evento único e emocionante que encantará a todos: a Carnaverata será dia 22 de setembro  marcando o lançamento oficial para o Carnaval 2024. Com a expectativa de atrair um público aproximado de 5 mil pessoas, a Carnaverata está destinada a se tornar um marco importante na programação de eventos do município.

A celebração promete não apenas entreter, mas também unir a comunidade e receber calorosamente a quem irá viajar para participar dessa experiência única. Promovida pela Prefeitura Municipal de Diamantina, em parceria com a Pulsar Brasil, e com o apoio da Tambasa Atacadistas via Lei de Incentivo à Cultura Federal, a Carnaverata nasce inspirada nas emblemáticas Vesperatas, tradição profundamente enraizada na cultura local e na história desta encantadora cidade mineira.

a Carnaverata será dia 22 de setembro marcando o lançamento oficial para o Carnaval 2024

Atualmente um dos eventos musicais ao ar livre mais tradicionais do Brasil, a Vesperata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais e foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural de Diamantina. Com origem nas práticas tradicionais da cidade no século XIX, o concerto noturno é realizado a céu aberto por bandas que se apresentam no centro histórico do município, unindo cultura e gastronomia local.

Nas famosas Vesperatas, parte integrante da história diamantinense e símbolo do turismo e da cultura brasileira, a comunidade se reúne ao cair da tarde para celebrar a convivência, com música, dança e muita alegria. Então, os músicos se posicionam nas sacadas dos casarões coloniais e tocam para as pessoas nas ruas. Em 2023, a temporada da Vesperata de Diamantina iniciou em abril e vai até o mês de outubro.

Ao trazer à tona a rica herança destes dois eventos tão significativos para a cidade, a Carnaverata forma um mix de inovação, criando um ambiente festivo que une o passado e o presente de maneira cativante. Afinal, a musicalidade de Diamantina sempre foi uma grande potência e o carnaval soube aproveitar isso.

Ao longo dos anos, muitas folias contaram com programação quase exclusiva de atrações musicais diamantinenses. Com o tempo, as rodas de amigos no Beco do Mota, no Porão de Oscar e em tantos outros lugares cantados nas marchinhas de carnaval, originaram bandas que alcançaram renome nacional, mas também grupos que mantêm vivas as tradições de centenários blocos carnavalescos.

"Neste lançamento do Carnaval, a cidade quer mostrar como a retomada dessas origens inflaram nos moradores o sentimento de pertencimento, ativando também a criatividade, com a transformação do seu maior produto turístico em Carnaval. A Carnaverata, assim como a Vesperata, são criações genuinamente diamantinenses. E nós temos o prazer de convidar a todos para conhecer!", declarou Alberis Mafra, Diretor de Cultura da Secretaria de Cultura e Patrimônio de Diamantina.

A programação da Carnaverata será diversificada, vibrante e envolvente. A partir das 17h, os blocos Me Ampara Senão Eu Caio e Sapo Seco irão se concentrar na Rua do Amparo, antecedendo a tão aguardada Carnaverata às 20h, na Rua da Quitanda. O evento continua na Praça do Mercado Velho com o show da banda Iukerê, às 21h. E, às 22h, o DJ Paulo Ribeiro tomará as rédeas da atmosfera musical, abrindo o caminho para a batida empolgante do UH!Bloco, às 23h. A celebração se estenderá até as primeiras horas da madrugada.

Programação - Carnaverata Diamantina 2023 - Sexta-feira 22/09:

17h - Concentração Bloco Me Ampara Senão Eu Caio e Bloco Sapo Seco - Rua do Amparo
20h - Carnaverata - Rua da Quitanda
21h - Banda Iukerê - Praça do Mercado Velho
22h - DJ Paulo Ribeiro - Praça do Mercado Velho
23h - UH!Bloco - Praça do Mercado Velho
Para mais informações e atualizações sobre a Carnaverata, visite o site oficial da Prefeitura diamantina.mg.gov.br, acompanhe o @prefeituradiamantina no Instagram ou entre em contato com o Centro de Atendimento ao Turista (38) 35319-532.



Postado por
no dia 05/09/2023 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM: