×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
EVENTOS

Evento conta com apresentações de música, dança, oficinas, exposição, gastronomia e artesanatos típicos da Lituânia, país de origem da família de Ema Klabin




Danças típicas serão apresentadas no festival. Foto: Arquivo Casa Museu Ema Klabin

Dias 28 e 29 de outubro, das 11h às 18h, a Casa Museu Ema Klabin recebe a quarta edição do LABAS – Festival da Lituânia, organizado em conjunto com o Consulado Geral da Lituânia em São Paulo, Comunidade Lituano-Brasileira e Consulado Honorário da República da Lituânia no Guarujá.

O público poderá realizar uma viagem cultural e gastronômica por esse país, localizado à beira do Mar Báltico, entre a Letônia, a Polônia e a Bielorrússia e que, desde 2004, integra a União Europeia, sendo considerado um destino interessante para quem aprecia arte, cultura e arquitetura.

Entre as atrações do Festival da Lituânia, o público poderá conferir espetáculos típicos de dança, música, exposições e oficinas, além de adquirir uma série de produtos artísticos, artesanais e de decoração, em técnicas como escultura, marchetaria, peças pintadas à mão, ovos decorados, entre outros.

Krupnikas: licor artesanal feito de mel. Foto: Arquivo Casa Museu Ema Klabin.

Gastronomia

Na gastronomia, os visitantes terão a oportunidade de mergulhar nas tradições culinárias da Lituânia, aprendendo com o chef Claudio Kupstas a preparar e saborear a famosa sopa fria rosa, a Šaltibaršciai, um hit da gastronomia do país. Além de experimentar pratos típicos como o Virtiniai (massa artesanal com recheio de carne ou queijo e molho branco), o Kugelis (torta de batata ralada com bacon), o Agurkai (pepino em conserva) ou Kopustai su dešrelemis (repolho cozido com linguiça).

Šakotis (pronuncia-se chakotis) é uma sobremesa tradicional lituana, comum em casamentos e na época de Natal. Foto: Arquivo Casa Museu Ema Klabin.

Será ainda possível levar para a casa delícias como o Šakotis (considerado o rei dos doces e bastante popular na Lituânia, com suave sabor de baunilha), Krupnikas (licor artesanal feito de mel), conservas, pães e biscoitos artesanais. Além de uma bebida muito popular na Lituânia e que tem o mesmo nível de consumo dos refrigerantes. O Gira (pronuncia-se guirá) é uma bebida de tradição de aldeia, muito comum nos países bálticos, cuja base pode ser o pão típico de centeio e adjuntos como malte e cereais.

Festival contará com uma série de produtos artísticos, artesanais, em técnicas como escultura, marchetaria e peças pintadas à mão. Foto: Arquivo Casa Museu Ema Klabin

Oficinas e instalação artística

Serão realizadas duas oficinas, uma que ensinará os primeiros passos da tecelagem de faixas típicas lituanas (Juostos), muito utilizadas em festas e ocasiões especiais.

E também a oficina de Snaigés, recortes em formato de flocos de neve usados na decoração de árvores de Natal, janelas e quadros.

As crianças terão um espaço especial para aprender, de forma lúdica, um pouco da cultura e da língua lituana, uma das mais antigas do mundo.

A fotógrafa e artista brasileira de ascendência lituana, Helena Kavaliunas, apresentará a instalação “Olhares Afetuosos de São Paulo & Vilnius”.

Apresentação de kanklès: instrumento folclórico

Durante o festival, o público poderá conhecer mais sobre o kankles, um instrumento musical de cordas tradicional folclórico, considerado "a alma da música lituana" e assistir a uma apresentação do instrumento com a musicista Aiste Bružaite, chefe e professora do Departamento de Instrumentos Folclóricos da Academia Lituana de Música e Teatro (LMTA), uma instituição de ensino superior reconhecida internacionalmente e localizada em Vilnius, Lituânia.

OSGEMEOS

Esta edição do festival também será especial porque, pela primeira vez, contará com a participação da dupla de irmãos grafiteiros Otávio e Gustavo Pandolfo, reconhecida internacionalmente como OSGEMEOS. Os artistas, de origem lituana, assinam a arte feita especialmente para o festival, que poderá ser adquirida no local.

O festival contará ainda com uma roda de conversa com depoimentos de grandes personalidades brasileiras de origem lituana. A primeira edição contará com a participação de OSGEMEOS.

Festival acontece no jardim da casa museu, projetado por Roberto Burle Marx. Foto: Arquivo Casa Museu Ema Klabin

Turismo

O Festival contará com uma palestra sobre o turismo da Lituânia com o Cônsul-Honorário da Lituânia no Guarujá, Carlos Levenstein; uma palestra com o historiador Marcos Lipas sobre o 700º aniversário de Vilnius e sua importância no mundo ao longo dos tempos; palestra de representantes da agência estatal da Lituânia com informações para jovens que querem viver ou estudar no país; palestra sobre empreendedorismo, destacando empresas lituanas no Brasil e a liderança global do país em tecnologias a laser, que hoje fornece soluções para empresas como a NASA e a IBM. A programação completa pode ser conferida no site da Casa Museu Ema Klabin.

Serviço:

Labas 2023 – Festival da Lituânia 

28 e 29 de outubro

11h às 18h

Entrada franca

Rua Portugal, 43, Jardim Europa, SP

Acesse as redes sociais

Instagram: @emaklabin

Site: emaklabin.org.br



Postado por
no dia 25/10/2023 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM: