×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
EVENTOS

Resort Paraíso dos Pândavas inicia workshops de cozinha vegetariana, com hospedagem inclusa, para visita à encantadora Chapada dos Veadeiros São seis dat




A CULINÁRIA À LUZ DO YOGA
Resort Paraíso dos Pândavas inicia workshops de cozinha vegetariana, com hospedagem inclusa, para visita à encantadora Chapada dos Veadeiros

São seis datas, de julho a novembro, para aprender a cozinhar a moda dos sadhus, os homens santos da Índia Antiga.

No cardápio, clássicos da gastronomia mundial recebem a releitura dos ingredientes da cozinha vegetariana, além de orientar como adaptar-se às restrições das dietas veganas e de bhakti yoga, nas quais além da exclusão a ingredientes de origem animal, também não usam ovos, alho e cebola.

Região é considerada o Grand Canyon brasileiro. Pacote de cinco dias e quatro noites custa a partir de 6x de R$197, por pessoa e inclui estadia com pensão, alimentação vegetariana e programação completa.


Yoga Resort Paraíso dos Pândavas - Chapada dos Veadeiros
Hóspedes do resort, em um dos cursos de alimentação vegetariana do Paraíso dos Pândavas

Yoga Resort Paraíso dos Pândavas - Chapada dos Veadeiros Yoga Resort Paraíso dos Pândavas - Chapada dos Veadeiros Yoga Resort Paraíso dos Pândavas - Chapada dos Veadeiros

ENQUANTO É INVERNO NA MAIOR PARTE DO BRASIL, passar o meio do ano em uma reserva ambiental com sol quente, em temperaturas acima dos 20 graus, e cachoeiras de águas cristalinas não parece ser nada mal para quem precisa de descanso. Acrescente ao amanhecer paradisíaco de Goiás, acordar em quartos com vista para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, como um jardim pessoal, de fronte à janela do seu quarto.

Iniciando em 25 de julho, em eventos mensais até outubro, o resort passa a oferecer dentro de seus retiros, aulas de culinária, para aprender a fazer deliciosas receitas focadas na cultura de ahimsa, a chamada não-violência, sem consumo de animais ou alimentos com agrotóxicos, e preparados em ânimo de devoção ao divino e amor aos convidados. A idéia é que os hóspedes levem para suas casas o que aprendem no Paraíso dos Pândavas. Assim, levam consigo as noções de como se alimentar com comida que faz bem para o meio ambiente e para consciência, junto com a filosofia do yoga e os exercícios que lá aprendem.

A iniciativa teve origem através do feedback de hóspedes antigos, que, ao retornarem para suas cidades, entravam em contato pedindo as receitas de algumas das refeições que fizeram no Paraíso, conta Carana Renu, proprietária do espaço e responsável pela organização do cardápio do yoga resort especializado em terapias orientais.

São pratos chineses, indianos, japoneses, italianos. Entradas, sushi vegano, massas, pratos principais, sobremesas, pães e muito mais, adaptados ao vegetarianismo. Tudo isso no ambiente do Paraíso dos Pândavas, com kirtans diários, meditação e aulas de yoga todas as manhãs, caminhadas e banhos de cachoeira, palestras sobre autorrealização e alimentação natural num ambiente que favorece o hóspede a fazer as pazes com seu destino.

As aulas serão no estilo "mão na massa", em alto astral, com humor e leveza. "Estaremos ensinando não só receitas, mas toda uma abordagem em relação ao preparo de alimentos aproveitando melhor o tempo e unindo a simplicidade com a busca pelo sabor. Também, como combinar pratos para fazer um bom cardápio e como fazer da culinária uma experiência espiritual", avisa Carana Renu Dasi, vegetariana desde os 11 anos de idade, com 12 anos de experiência trabalhando como banqueteira em cozinhas de templos hindus em vários países do mundo, além de grandes festivais de cozinha viva e vegetariana na Índia, EUA e Europa. Essa doutorada em astrofísica deixou seu lar natal, o País de Gales, para ganhar raízes no Brasil. Hoje com seu esposo, o professor de yoga Giridhari Das, é proprietária do Yoga Resort Paraíso dos Pândavas, sendo a orgulhosa mamãe do pequeno Bryn, praticante de hatha yoga e mestre cuca.

Serão explicadas particularidades da cozinha vegana, como cozinhar pães e bolos, sem uso de ovos ou leite; alimentos ricos em proteínas e ingredientes alternativos à soja; também substitutos para o uso de cebola ou alho - dieta adotada por alguns bhakti iogues -, que não usam esses ingredientes, considerados por alguns como bloqueadores da expansão da consciência e acesso ao sagrado.

Carana ensinará não só receitas e a alquimia dos ingredientes, mas toda uma abordagem em relação ao preparo de alimentos e harmonização dos pratos para a elaboração de um bom cardápio.

Na yoga, o modus operandi da culinária não é apenas abster-se da crueldade e, sim,transformar as refeições em alimento espiritual, o que na cultura de bhakti yoga chama-se comer prasadam, um alimento preparado em ânimo de oferenda para agradar a Deus, homenageando o divino com o amor destinado a elaboração dos pratos que seus convidados vão saborear. Nada é ofertado fisicamente para os santos.

A ritualística é a de fé apenas, com tudo sendo feito com dedicação e respeito, com eficiência, mas sem colocar a rapidez à frente do carinho que o alimento deve receber. “E garantimos que tudo fica muito mais gostoso. Ao passo que homenageamos o divino com os pratos, também prestamos homenagens aos nossos convidados, pois são eles que comem tudo, após pedirmos a benção de Krishna para a nossa refeição”, explica Carana. “Essa atenção, acaba fazendo do cozinhar uma terapia para quem cozinha. O que está muito relacionado com a bhakti. Quer ser feliz? Faça alguém feliz, cozinhando! E o que melhor que arrancar sorrisos oferecendo um doce gostoso?”, indaga a banqueteira Carana Renu Dasi.

A CULINÁRIA DOS TEMPLOS SAGRADOS DA ÍNDIA COM OS INGREDIENTES DA CHAPADA

Veggie burger, Feijoada Vegana, Lasanha Vegetariana de Espinafre e Tofu, Almôndega de Abobrinha, Folhados de Tâmaras ao Queijo de Mandioca (mandioqueijo) e Berinjela Recheada com Arroz Integral e Nozes estão entre as receitas apresentadas, provando de uma fartura que faz reconhecer que vegetarianos comem, sim, muito bem.

Yoga Resort Paraíso dos Pândavas - Chapada dos Veadeiros Yoga Resort Paraíso dos Pândavas - Chapada dos Veadeiros Yoga Resort Paraíso dos Pândavas - Chapada dos Veadeiros Yoga Resort Paraíso dos Pândavas - Chapada dos Veadeiros Yoga Resort Paraíso dos Pândavas - Chapada dos Veadeiros
Nos doces, uma das sobremesas preferidas em casamentos indianos: o besan ladoo, um doce feito com grão de bico que, acredita-se é também o preferidos dos deuses indianos. Quando tem o ladoo nas festas, a presença de Ganesh é garantida. Esse deus meio homem, meio elefante, muito popular na Índia, que derruba todo e qualquer obstáculo e o ladoo ofertado a ele, antes de saborear, é como o arroz nas festas ocidentais. Comê-los traz muita sorte aos noivos. [Confira a receita em anexo].

Os mantras são o tempero especial na finalização dos pratos. No workshop, Carana vai ensinar a ritualística exatamente como ocorre nos templos sagrados da Índia onde serviu. “É uma tradição que é seguida de família em família há mais de 5.100 anos. Tenha aquele ânimo de se aproximar em amor e amizade com Deus. Cozinhe nessa intenção e entoe um mantra três vezes são o suficiente para ofertar às suas pessoas mais queridas alimento que protege e renova o corpo e o espírito.”

“No yoga utilizamos a meditação mântrica, que é simples e profundamente eficaz. Para transformar o alimento em prasadam, recorremos àquele ânimo de oferenda durante o cozinhar. Lembrando que só é prasadam alimento livre de sofrimento, por isso não pode ter ingredientes de origem animal. E a explicação é simples: Não é autêntico pedir a Deus que abençoe algo que está cheio de crueldade, com animais que Ele em Sua onisciência testemunhou o sofrimento do abate. Em bhakti yoga, tudo é feito para estabelecer um relacionamento de amor com Deus. E com a motivação correta fazemos a inspiração pelo nariz e expiração ao leve entoar, cantando antes de servir. O mais utilizado é o mantra Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.”

No yoga, cozinhar para quem se ama equivale ao mesmo que semanas de orações. É só comer bem, para acumular carma bom. “Coma e prasadam e seja feliz”, convida Carana Renu. As aulas de culinária vegetariana do Paraíso dos Pândavas acontecem nos dias 25 a 29 de julho; 15 a 17 de julho; 05 a 07 de setembro; 19 a 21 de setembro; 24 a 26 de outubro e de 14 a 26 de novembro.

O workshop de culinária vegetariana do Paraíso dos Pândavas custa a partir de 6 X R$197, já incluindo a hospedagem e alimentação completas, no pacote de até cinco dias no resort.

Os preços variam se a estadia for menor, e conforme o quarto escolhido na reserva. Confira prazos e condições. São seis datas. Seis oportunidades para aprender os detalhes da cozinha vegetariana. E, ao longo dos dias na reserva, ainda desfrutar de toda uma gama de terapias, massagens, meditações, e banhos de cachoeira, aulas de yoga e até esportes de aventura, depois recompensados por um banquete de delicias da Índia, made in Brazil.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (61) 9108 2009 ou pelo site da reserva ambiental:
www.pandavas.org.br

Postado por
no dia 22/07/2014 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM: