×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
GASTRONOMIA

Atração acontecerá em restaurantes paulistanos com a presença de chefs renomados paraenses






Frutas Amazônicas - Mercado Ver o Peso - Foto: Fernando Sette



Atração acontecerá em restaurantes paulistanos com a presença de chefs renomados paraenses

Considerada a gastronomia mais autêntica do Brasil, o Pará exala aromas de pratos tipicamente regionais, como o tucupi, a tapioca, a maniçoba, o tacacá, o filhote e o açaí. Para levar o gosto dessa culinária e despertar o paladar de quem ainda desconhece os sabores da região, chefs renomados das cidades de Belém e Santarém pousam em São Paulo para cozinharem em restaurantes famosos da capital, de 28/08 a 02/09, das 10h às 18h.

Como forma de valorizar e enaltecer a gastronomia paraense, estabelecimentos paulistanos irão servir ao público um menu degustação para mostrar receitas do Pará. O evento levará um chef do estado para cada um dos três endereços de São Paulo que sediarão a atração.  Será realizada também uma mostra com insumos da culinária paraense no Mercado de Pinheiros nos dias 01 e 02 de setembro.

"Irei apresentar pratos emblemáticos que traduzem o histórico da cultura amazônica, como o peixe à capitú e o pato no tucupi", revela o chef Ofir Oliveira, dono do Instituto Sabor Selvagem, em Belém do Pará, organização fundada em 1990 que tem como objetivo o estudo, a divulgação e a valorização da culinária amazônica. "Nós temos nossa história e é isso que queremos mostrar, pois ela não vem de hoje e poucos a conhecem".


Peixes na Pedra - Mercado Ver o Peso - Foto: Fernando Sette

Ao seu lado, a cozinheira e boieira do mercado Ver-o-Peso, Lúcia Torres, estará presente no restaurante Capim Santo para elaborar o menu, no qual haverá também o retumbão - nome de uma dança paraense -, receita em homenagem que será feita com pirão de farinha de tapioca com leite fresco de castanha-do-Pará, servido com camarão e peixe assado. 


Pupunha com Café - Foto: Fernando Sette

O chef Saulo Jennings Simões, que comanda o seu próprio estabelecimento Casa do Saulo Restaurante, fixado em meio às belezas naturais da praia de Carapanari, irá apresentar ingredientes poucos conhecidos no Tordesilhas. "Vou mostrar o feijão de Santarém, o camarão aviú, o peixe pirarucu e a farinha piracuí", elenca. "A cidade recebe muitos turistas de São Paulo por causa da gastronomia e da geografia local paradisíaca. Portanto, quero levar o gosto da nossa culinária regional para a capital paulista".

A chef Daniela Martins, quem está no comando do restaurante Lá em Casa, localizado na cidade de Belém, e que existe há 45 anos, levará ao Dalva e Dito os sabores do Pará. "Pretendo cozinhar o pirarucu acompanhado com salada de feijão manteiguinha e o porco com taperebá", revela. Mas o menu não termina aí. Filhote, peixe típico da Amazônia, em crosta de farinha d’água com purê rústico de macaxeira e redução de tucupi amarelo irá compor uma das etapas.


Tacacá - Foto: Fernando Sette

A Diretora da Secretaria de Estado do Turismo do Pará (Setur), Conceição Silva da Silva, explica que São Paulo concentra o maior potencial de consumidores de cultura do Brasil - motivo que determinou a escolha pela capital paulista para receber o evento gastronômico. "O que acontece em São Paulo, acontece no Brasil, portanto a cidade é a que melhor distribui as tendências de consumo pelo país".

Segundo a diretora da Setur, o estado do Pará é um mundo que precisa ainda ser descoberto. "Com suas particularidades de preparo e de cultivo dos diversos produtos amazônicos, o brasileiro precisa conhecer melhor a gastronomia paraense", observa.


Foto: Fernando Sette


Tipos de Farinha - Foto: Fernando Sette

Estado mais populoso do Norte, o Pará abriga lugares importares para os turistas conhecerem as riquezas da culinária regional, como o mercado Ver-o-Peso, na cidade de Belém, onde são vendidas cerca de 30 toneladas de açaí por ano, 30 toneladas hortaliças por mês e 15 toneladas de pescado por dia.

Festival Gastronômico em três restaurantes de São Paulo:

28 e 29/08 - Restaurante Tordesilhas

Chef Saulo Jenning Simões - Casa do Saulo Restaurante (Santarém)

30 e 31/08 – Restaurante Dalva e Dito
Chef Daniela Martins - Restaurante Lá em Casa (Belém)

01 e 02/09 - Restaurante Capim Santo
Chef Ofir Oliveira – Instituto Sabor Selvagem (Belém)

Lúcia Torres - Boieira do Mercado Ver-o-Peso

01 e 02/09 – Mercado de Pinheiros

Venda de insumos paraenses

Fonte: Assessoria de Imprensa

Postado por
no dia 17/08/2017 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Gastronomia

LEIA TAMBÉM: