TURISMO-SA - Angela Karam
City Break Facebook Instagram Twitter Youtube
GASTRONOMIA

Gastronomia em Gramado



Camila Karam Por: Camila Karam

Estive em Gramado no mês passado, para o FESTURIS e aproveitei para conhecer um pouco mais da gastronomia da cidade. Afinal Gramado atrai milhares de turistas o ano todo para curtir o clima de serra e grandes eventos : Festival de Cinema, Festival Gastronômico, Festa da Colônia e é claro o Natal Luz. Há muitas opções gastronômicas que preservam a cultura gaúcha e a dos primeiros imigrantes da região. Aqui você vai conhecer duas das melhores opções da cidade.


Josephina Café 

Josephina Café, Gramado-RS

Quatro irmãos transformaram a casa construída pelo bisavô bem no centro de Gramado, ao lado da Igreja Matriz, nesse restaurante gracioso e aconchegante, com uma atmosfera de antigamente onde as delicias se misturam com histórias.
Logo na entrada a encantadora decoração já dá indícios do que vamos encontrar. Trilha sonora agradável. O atendimento super simpático e a comida...ah a comida!

O cardápio é baseado nas experiências do quarteto que já morou na Alemanha, Áustria e Nova York e trouxeram várias ideias que fizeram do Josephina um lugar diferenciado, objetivo alcançado com sucesso.

 

Josephina Café, Gramado-RS
Filé ao Molho de Framboesa com Risoto de Gorgonzola

No cardápio, você vai encontrar muito além de doces e cafés elaborados, como o nome pode sugerir. Os pratos oferecidos são de comer rezando, eu escolhi experimentar o Filé ao Molho de Framboesa com Risoto de Gorgonzola , esta iguaria traz a doçura da frutinha combinando perfeitamente com o sabor do queijo, a  carne e risoto no ponto correto! 

Mas  não fique somente neste prato, experimente o Entrecot com Farofa, Aipim Cozido com Alho-Poró na Manteiga e molho Chimichurri. Aqui você encontra uma carne nobre, super macia e bem preparada. A  farofinha é deliciosa. Infelizmente após toda essa fartura não consegui encerrar com algumas das deliciosas sobremesas do cardápio, mas tem um lado bom…. voltarei em breve!


Josephina Café, Gramado-RS
Entrecot com Farofa, Aipim Cozido com Alho-Poró na Manteiga e Chimichurri



Serviço:
Josephina Café
Rua Pedro Benetti, 22 . Centro - Gramado
http://www.josephinacafe.com.br


Restaurante Nonno Mio

Galeteria Nonno Mio

Descendente de italianos e alemães, a família Andreis buscou em sua história receitas de pratos típicos que dessem continuidade a estas duas tradicionais culinárias. Um dos mais tradicionais restaurantes de Gramado tem um ambiente clássico e localização privilegiada, bem próximo ao Lago Joaquina Rita Bier onde acontece o show do Natal Luz.


Galeteria Nonno Mio
Salada de Radicchio com bacon e maionese caseira

Dando sequência ao meu tour gastronômico aproveitei para provar o rodízio típico do restaurante. A sequência de pratos tradicionais é composta por :  

• Capeletti in Brodo;
• Salada de Radicchio com bacon e maionese caseira;
• Espagueti e tortéi com 6 tipos de molho a escolher;
• Polenta Brustolada;
• E o famoso galeto ao Primo Canto.



Galeteria Nonno Mio
Espagueti com molho da casa, polenta na chapa e galeto


Entre as sobremesas que o restaurante oferece, você pode escolher entre Ambrosia, pudim de leite e sagu com creme, esta última é uma sobremesa bem tradicional no Sul e a minha favorita quando estou por aqueles lados.


Galeteria Nonno Mio
Sagu com creme

O chef Cassiano Melo comanda a deliciosa cozinha do Nonno Mio e prepara todos os pratos na hora, para uma melhor percepção dos sabores e aromas trazendo um toque diferenciado .O Nonno Mio, é um restaurante único. O atendimento muito cordial e o ambiente é super classudo além de um excelente custo benefício!

Serviço:
Restaurante Nonno Mio
Av. Borges de Medeiros, 2070, Centro - Gramado 
(54) 3286.1252 - 3286.2843 - 99901.9929
http://www.nonnomio.com.br

Fotos: Camila Karam

Postado por Camila Karam - 09:36 às 30/11/2018

Tópicos: Camila Karam - FESTURIS - Gramado - Rio Grande do Sul



Leia mais sobre Gastronomia