×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
GASTRONOMIA

A exótica Índia é a sexta parada do nosso especial Delícias do Mundo





Camila Karam Por: Camila Karam

A Índia tem toda uma atmosfera zen e é um país majoritariamente vegetariano, e a vaca é considerada um animal sagrado, sendo o consumo da carne mínimo chegando a ser proibido em algumas regiões do país. O uso de temperos e especiarias nos pratos indianos é notório, cada prato tem no mínimo uma mistura pujante de 3 dos 5 sabores reconhecíveis pelo nosso paladar, além de muitas influências de outros países do oriente como o Irã e Afeganistão.


samosa e company cardapio

As samosas e o refrescante Sharbat



Visitando o restaurante Samosa & Company, comandado pela chef Deepali, descobrimos que diferentemente do que muitos de nós brasileiros pensamos, a gastronomia Indiana não é excessivamente apimentada. A comida é, sim, bastante condimentada, mas o sabor picante está dentro de um limite agradável e saboroso. A base do tradicional curry é cebola, tomate, alho e gengibre, que são ingredientes muito utilizados na nossa cozinha.

samosa & Company sao paulo

Nós experimentamos vários pratos , começamos com o Sharbat (R$12), uma adocicada, porém refrescante bebida que mistura soda limonada com xarope de rosas. As Samosas, entradinhas que dão nome ao restaurante, são também um prato indiano conhecido mundialmente.

Samosa e Company menu

Aqui elas estão disponíveis com recheios frango, cabrito e vegetariana (batata e ervilhas). Os três recheios são bem gostosos, a massa é supersequinha e ainda acompanham dois chutneys incríveis, de gengibre com hortelã e de tâmara com rapadura.

Samosa & Company preos. Foto: Chicken Tikka

Chicken Tikka


Experimentamos também o Chicken Tikka, que são pedaços de sobrecoxa marinados na pasta especial de coalhada e especiarias, assado no forno Tandoor. Para os iniciantes nos sabores da Índia os pedaços de frango, desossados, são preparados em um forno que atinge altíssimas temperaturas, chamado de tandoori. O resultado é uma carne muito macia e saborosa.

restaurante samosa & Company

Boghan Josh


Quem quiser se aprofundar mais ou já tiver alguma familiaridade com os pratos indianos pode provar o Roghan Josh, “Roghan” significa manteiga clarificada em persa, enquanto ‘‘Josh’’ significa quente ou apaixonado e é composto por tenros pedaços de cabrito cozidos em um molho de cebola, cebolinha, iogurte, alho, gengibre, especiarias aromáticas secas (cravo, folhas de louro, cardamomo e canela) e pimenta Caxemira, preparados com a manteiga Ghee. Fica muito gostoso quando acompanhado do pão Naan ou do aromático arroz Basmati.

Gulab Jamun


Na parte das sobremesas notamos que o leite é bastante utilizado, tanto o leite em pó como iogurte, coalhada e doce de leite. Eu escolhi a mais famosa e pedida o Gulab Jamun, bolinhos de massa de leite em pó fritos e mergulhados em uma calda de água de rosas e cardamomo. Os bolinhos são muito delicados e ficam bem umedecidos pela calda que, mais uma vez, é saborosíssima!

vijay e deepali samosa & company

Vijay e Deepali


Vijay e sua esposa, a Chef Deepali, chegaram ao Brasil no final dos anos 90. Ele veio expatriado para trabalhar em uma indústria farmacêutica mas, após algum tempo, o casal resolveu ficar no Brasil. Vijay deixou o trabalho para, então, se dedicar à gastronomia indiana e ajudar a torná-la  mais conhecida no Brasil. Deepali começou a cozinhar para fora, fazer caterings e participar de várias feiras de comida de rua, até poderem abrir o restaurante Samosa & Company. O espaço é aconchegante, a música ambiente indiana é bem gostosa de ouvir e a equipe, superatenciosa, fala inglês. E o talento da Chef Deepali está presente em cada detalhe.
Vale muito a pena!

Serviço:
Samosa & Company

Alameda Jaú, 1639 - Jardim Paulista, São Paulo
(11) 2738-3757



Fotos: Camila Karam

Postado por
no dia 19/03/2010 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Gastronomia

LEIA TAMBÉM: