×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
GASTRONOMIA

A Associação Cozinha da Mantiqueira, reúne 29 associados entre bares, cervejarias artesanais e restaurantes de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento de Sapucaí.





Segundo o Presidente da Associação, Luis Fernando Peretti, a boa localização de Campos do Jordão - no eixo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais - está propiciando que o turista volte à cidade pois são apenas duas horas de carro e a maioria das atividades e atrações são outdoor.  “Desde setembro o fluxo de visitantes está sendo muito bom de fim de semana e também de dia de semana, quando as diárias dos hotéis são mais acessíveis. Os associados da Cozinha da Mantiqueira estão cumprindo rígidas medidas preventivas e criamos um selo de “Restaurante Responsável” que está fixado já na entrada dos estabelecimentos”, explica.

Em face dessa demanda, a Associação decidiu manter o seu calendário de eventos gastronômicos e agilizou a realização do Festival Cervejas & Sabores, que acontece neste mês de outubro até 8 de novembro, onde as principais atrações nos restaurantes e bares são os petiscos e pratos criados e harmonizados com cervejas artesanais produzidas da região.

A visitação às Micro Cervejarias Artesanais é programação imperdível em Campos do Jordão durante o festival e a qualquer tempo.  Os que elas têm em comum? A água pura e cristalina da Serra da Mantiqueira com a qual são produzidas, resultando em produtos de excelência. São elas:

  • Microcervejaria Caras de Malte
  • Micro Cervejaria Vemaguet67
  • Cervejaria Campos do Jordão

Destacamos os pratos criados pelos chefs de cozinha para o Festival Cervejas e Sabores e suas sugestões de harmonizações com cervejas:

lto da Brasa_Festival_CervejaseSabores

Alto da Brasa - Pão de malte recheado com queijo camembert gratinado com mel e castanhas, harmonizado com Cerveja de Pinhão Caiová Campos do Jordão | Divulgação

da Brasa - chef Michelle Peretti (Campos do Jordão)

Prato: Pão de malte recheado com queijo camembert gratinado com mel e castanhas, harmonizado com Cerveja de Pinhão Caiová Campos do Jordão. Esta cerveja é feita com ingrediente único, o pinhão da árvore nativa Araucária ícone da região.

Caras de Malte - chef Wellington (Campos do Jordão)

Prato: Joelho de Porco harmonizado com cerveja American IPA Caras de Malte -

A cerveja recebe o processo de dry hopping e tem aromas cítricos (maracujá e manga) que vem do lúpulo americano citra. Amargor bem evidente.

Dona Chica_FestivalCervejas e Sabores

Dona Chica -  Truta com pesto de ora-pro-nobis e pinhão tostado com aligot de inhame com Gard American Wheat Beer | Divulgação

Dona Chica- chef Anderson Oliveira - dentro do Horto Florestal-Campos do Jordão.

Prato: Truta com pesto de ora-pro-nobis e pinhão tostado com aligot de inhame com Gard American Wheat  Beer. Essa cerveja de trigo leve e suave, com notas de lúpulos frutados americanos, apresenta coloração amarela e é levemente turva. Com alta drincabilidade, ela é a versão americana da cerveja de trigo.

DonaPinha_FestivalCervejaseSabores

Dona Pinha - Alcachofra recheada com nhoque de batata roxa em azeite aromático com sálvia harmonizado com cerveja Bauzera com aroma de hibisco | Divulgação

Donna Pinha - da festejada chef Anouk Migotto - Santo Antonio do Pinhal

Prato: alcachofra recheada com nhoque de batata roxa em azeite aromático com sálvia harmonizado com cerveja Bauzera com aroma de hibisco.

Bar Vemaguet67 - Sugestão de menu degustação:

  • Mix de salsicha alemã com cebola caramelizada na cerveja Bock- com cerveja Weiss.
  • Panceta de rolo com geléia de pimenta - com cerveja Pilsen.
  • Lascas de joelho de porco - com cerveja Red Ale
  • Picanha Vemaguet com molho de alcaparras, farofa de malte torrado e vinagrete - com cerveja IPA.
  • Bolo Vemaguet com calda de cerveja Bock - com cerveja Bock.

Ainda vale experimentar a gastronomia internacional do Restaurante Bella Vista do Chris Park Hotel, as fondues do Le Foyer - Chateau La Villette, a comida texana do La Florida Art BBQ, os deliciosos panines do Estação Toriba do  Hotel Toriba, o rico buffet Restaurante Tainakan que fica dentro do espaço recreativo Tarundu, a cozinha rústica do Rancho Santo Antonio e as criações da culinária portuguesa do chef Nelsinho no Vila Chã.

A Associação Cozinha da Mantiqueira antecipa que está previsto para iniciar em final de novembro o Festival gastronômico de Frutas Vermelhas, que fará parte das festividades de Natal e Reveillon, quando os restaurantes oferecerão opções de pratos com as deliciosas frutinhas produzidas na região Alto 



Postado por
no dia 26/10/2020 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Gastronomia

LEIA TAMBÉM: