×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
GASTRONOMIA

Transportar o hóspede para uma viagem rica em história e sabores com influências europeias, indígenas e africanas. O cardápio também conta com menu degustação





Transportar o hóspede para uma viagem rica em história e sabores com influências europeias, indígenas e africanas. Essa é a proposta do chefe executivo Jorge da Hora para novo cardápio do premiado restaurante Engenho das Águas, opção à la carte do GRANDE HOTEL SÃO PEDRO - HOTEL-ESCOLA SENAC. E assim, inspirado por ingredientes tipicamente nacionais como maxixe, pirarucu, priprioca e aviú, o restaurante promove um verdadeiro roteiro de sabores, proporcionando ao hóspede uma experiência cultural e gastronômica no ambiente sofisticado e intimista que o restaurante oferece.

A extensa pesquisa também reflete nos nomes escolhidos para cada preparação, entre eles o Cabra Safado, guisado de bode com massapê de mandioca, purê que faz alusão ao barro típico do município do Ceará, que leva o mesmo nome. "Optamos por mostrar aos comensais as diversas facetas de nossa gastronomia, não só pelos insumos escolhidos, mas também pela riqueza de nossa linguagem fruto de uma herança cultural tão vasta", explica o chefe que comanda a cozinha do hotel-escola há um ano e meio.

Para encantar o paladar, o restaurante aposta em entradas como Itália X Brasil, colorido dueto de carpaccio de abobrinha e filé ao molho de mostarda e brotos de coentro, e Belém do Pará, creme de pirarucu defumado, tradicional peixe da região norte, com chips de tubérculos. Já na seleção de massas, destacam-se Prenda Moça, capeletti de codorna com creme de abóbora, e A Cidade de Tiradentes, ravióli de taioba com queijo burrata ao molho de fubá orgânico.

Pintadinha, confit de galinha d´angola com arroz cremoso de castanha de caju e maxixe assado, e Praia da Canoa Quebrada, suculenta cauda de lagosta com legumes assados com flor de sal de priprioca e farofa de aviú ao molho de veloutê, também prometem agradar. Para a seleção de doces, o chefe investe no cacau 70% da Bahia, presente no gateau com sorvete de maracujá intitulado de Mara Kuyá, e em preparações clássicas da doçaria nacional, representadas com primor no Tabuleiro do Engenho das Águas que traz quindim de Iaiá, arroz doce com aroma de capim cidreira, manjar de coco com calda de ameixa, torta de castanha do Brasil e sorvete de tapioca.

O cardápio também conta com menu degustação de cinco e sete pratos. Ambos podem ser acompanhados com rótulos especialmente selecionados da adega do GRANDE HOTEL, que disponibiliza mais de 250 opções de tintos, brancos, espumantes e vinhos de sobremesa.

“Além de vinhos, hóspedes e visitantes encontram vasta seleção de cervejas, destilados e coquetéis que podem ser degustados antes e durante as refeições. Para encerrar, é possível escolher entre as opções de licores e cafés que também integram a carta de bebidas do restaurante”, ressalta Matias Gomez, gerente de alimentos e bebidas do GRANDE HOTEL SÃO PEDRO.

Aberto ao público, às sextas-feiras e sábados, das 20h30 às 23 horas, o restaurante Engenho das Águas trabalha mediante reserva.

Menu Degustação 5 Pratos

Belém do Pará
Delicado creme de pirarucu defumado com chips de tubérculos

Sofioli Pernambucano
Saborosa massa recheada de batata doce ao perfume de manteiga com sálvia

Cabra Safado
Aromático guisado de bode com massapê de mandioca

Praia da Canoa Quebrada
Suculenta cauda de lagosta com legumes assados com flor de sal de priprioca e farofa de aviú ao molho de veloutê

Sobremesas - Tabuleiro do Engenho das Águas
Amarelo quindim de Iaiá, arroz doce com aroma de capim cidreira, manjar de coco com calda de ameixa, torta de castanha do Brasil e sorvete de tapioca.

Menu Degustação 7 Pratos

Minha Horta
Selecionado bouquet de folhas ao vinagrete de framboesa e nozes com queijo branco e damascos hidratados no vinho do porto

Itália X Brasil
Colorido dueto de carpaccio ao molho de mostarda e brotos de coentro (abobrinha italiana e filet)

Prenda Moça
Capeletti de codorna com creme de abobora

Spaghetti Rio Amazonas
Spaghetti de pupunha com camarões, pontas aspargos ao perfume de cajá e jambú

Cabra Safado
Aromático guisado de bode com massapê de mandioca

Haddock Grande Hotel São Pedro
Aromático lombo de haddock cozido no leite de castanha do Brasil ao leito de quirera

Pó Pô Pó? Pó Pô!
Revigorante e saboroso entremet de café


Sobre o chefe:

Jorge da Hora é o chefe executivo do GRANDE HOTEL SÃO PEDRO - HOTEL-ESCOLA SENAC. Iniciou sua carreira gastronômica na Bahia, cursando a qualificação profissional para cozinheiro com foco na culinária baiana, no Senac Pelourinho. Trabalhou como chefe do Mosteiro de São Bento, em Salvador, e, em seguida, assumiu o comando das cozinhas das plataformas da Petrobrás do Nordeste. Veio para São Paulo aprimorar seus conhecimentos e se formou em hotelaria pelo Centro Universitário Senac – Campus Águas de São Pedro. É pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Psicopedagogia com Ênfase em Inclusão Social, também cursou a extensão universitária Cozinheiro Chefe Internacional e o curso Formação para Sommelier, na mesma instituição. Antes de assumir a cozinha do Grande Hotel, o profissional já trabalhava como professor do Senac São Paulo, ministrou as disciplinas de Cozinhas do Brasil, no curso de Tecnologia em Gastronomia e Habilidades de Cozinha, no curso de Tecnolo



Postado por
no dia 04/08/2013 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Gastronomia

LEIA TAMBÉM: