×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
GASTRONOMIA

Convidada pela LATAM Airlines a representar a região Norte no programa Sabor à Brasileira, a chef do restaurante Caxiri Amazônia criou receita que traz pirarucu grelhado, legumes da estação e feijão manteiguinha.





Chef Débora Shornik & LATAM Airlines - Prato Amazônia Encantada – crédito LATAM Airlines
Chef Débora Shornik & LATAM Airlines - Prato Amazônia Encantada – crédito LATAM Airlines

A chef Débora Shornik, do restaurante Caxiri, que ocupa um casarão histórico ao lado do Theatro Amazonas, no coração de Manaus, assina nos próximos três meses o mais novo “prato signature” dos vôos internacionais da LATAM Airlines (mais de 7 horas) que decolam do Brasil.

Chef Débora Shornik & LATAM Airlines - Prato Amazônia Encantada – crédito LATAM Airlines
Chef Débora Shornik & LATAM Airlines - Prato Amazônia Encantada – crédito LATAM Airlines

Oferecido nas cabines Premium Business e Economy, a receita intitulada “Amazônia Encantada” tem uma das mais notáveis iguarias da mesa amazônica: o pirarucu – também popularmente chamado de o “filé mignon da Amazônia”, que no menu de bordo chega grelhado e acompanhado de legumes da estação, feijão manteiguinha, creme especial e farofa de especiarias amazônicas.

Esta criação inspirada na nossa floresta substitui a "Galinhada das Deusas", da cozinheira Manuelle Ferraz (Região Sudeste), que esteve nos ares entre maio e julho deste ano e o "Baião de Dois ao Mar", da chef baiana Nara Amaral (Região Nordeste), que deu início ao programa "Sabor à Brasileira", em fevereiro. Os pratos são harmonizados por uma carta de vinhos selecionados por Héctor Vergara, único Master Sommelier da América Latina.

Chef Débora Shornik - Foto: Crédito: LATAM Airlines
Chef Débora Shornik - Foto: Crédito: LATAM Airlines

Baseada em Manaus desde 2015, a chef paulista desenvolve uma culinária regional criativa e legítima ao que a floresta em sua abundância e seus povos em sua riqueza ancestral podem compartilhar. Nas palavras da chef: “Uma mesa amazônica a favor da Amazônia”, no sentido de trazer criações de sazonalidade em parceria com as comunidades produtoras. Ao mesmo tempo, Débora se dedica à pesquisa e utilização das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e mantém sua consultoria nos menus do restaurante Camu-Camu, no hotel Mirante do Gavião Amazon Lodge, e do flutuante Flor do Luar, ambos em Novo Airão (AM). A chef Débora também foi motor na criação e implementação do Biatuwi, o primeiro restaurante indígena do Brasil, localizado no centro histórico de Manaus, sob o comando de Clarinda Maria Ramos, da etnia Sateré-Mawé e Tukano.

Sobre o restaurante Caxiri Amazônia:

Em um casarão restaurado, com janelões voltados para o portentoso Theatro Amazonas – ícone da arquitetura colonial no apogeu da economia da borracha no século 19, no Centro do Manaus – o restaurante brinda, desde 2016, os paladares de locais e visitantes com a abundância dos sabores amazônicos e brasileiros. Entre os pratos mais cobiçados estão os ceviches de peixe amazônico no tucupi, a matrinxã assada na brasa, o supreme de tambaqui – corte especial do lombo do peixe servido com macaxeira prensada recheada com queijo coalho e abacaxi grelhado e o nhoque de macaxeira ao molho de cogumelo Yanomami como opção vegana, assim como a utilização de PANC (Plantas alimentícias não convencionais), que variam de acordo com a sazonalidade.
 
Restaurante Caxiri Amazônia.
Rua 10 de Julho, 495, Centro, Manaus, AM.

Horários: 
Almoço: Terça a Domingo, das 11h30 às 15h 
Jantar: Terça a Sábado, das 19h às 22h 



Postado por
no dia 04/08/2023 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Gastronomia

LEIA TAMBÉM: