×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
GASTRONOMIA

A sétima edição da Semana Sabor de São Paulo nos mostra o quanto podemos nos impressionar com a criatividade gastronômica de uma região rica em alimentos





Belezas naturais, comidas típicas e experiências únicas. Assim podemos definir a Rota Gastronômica Costa da Mata Atlântica e Litoral Norte da sétima edição da Semana Sabor de São Paulo. Este é um programa realizado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (SETUR), juntamente com o Mundo Mesa e o Senac

Fomos convidados para conhecer esta Rota Gastronômica, com uma série de lugares de riqueza enorme de cultura, história, pratos deliciosos e muita hospitalidade. 

Conheça agora onde comer bem no litoral paulista.

Sem mais delongas, chegou a hora de conhecer os lugares visitados. Não se preocupe, aqui você vai encontrar lugares muito acessíveis e que vão te mostrar o real valor do dedicado trabalho de produtores artesanais e estabelecimentos comerciais típicos locais.

De pai para filho

A primeira parada foi em Caraguatatuba na região de Massaguaçú, onde nós conhecemos o Caiçara 's. Fomos recebidos por Murilo Costa, que hoje toca o estabelecimento junto com a sua irmã Daniele. Ele nos conta que o restaurante já possui 36 anos e era a antiga casa de sua avó.

Hoje, o carro-chefe é o Lambe Lambe, um arroz com mexilhões na casca – vindos da fazenda que fica em frente ao restaurante –, cozido com caldo de peixe e temperos. Pensando nos vegetarianos, a casa tem um cardápio com entradas, pratos, sobremesas e até sushis totalmente à base de plantas.

A influência dos familiares é muito forte para os atuais proprietários do Caiçara’s. “É muito gratificante trazer toda a nossa cultura, tudo o que nós comíamos quando éramos pequenos e poder passar para os nossos clientes", finaliza Murilo.

Qualidade e Tradição

Quem tem o costume de ir ao litoral paulista já sabe da tradição que a Sorveteria Rocha tem na Região. Para quem não conhece, não sabe o que está perdendo. 

A Sorveteria Rocha foi fundada em 1947 e desde então é um sucesso entre turistas e moradores da região. Entre sorvetes de massa e picolé, atualmente a sorveteria oferece 58 sabores, sendo que os de coco e de groselha como queridinhos da galera.

Com um ambiente leve e descontraído, a sorveteria Rocha é uma ótima pedida para quem deseja se refrescar no calor da região.  Além dos sabores tradicionais, a sorveteria possui sabores sem lactose, light e veganos.

A Capital da Vela

Seguindo viagem, chegamos em Ilhabela, a capital da Vela.
A primeira parada foi no Restaurante Viana. Comandado por Eugen Schoof, mais conhecido como Alemão, o Viana Praia & Restaurante é um dos pontos mais badalados do lado norte da Ilhabela.

Casquinha de Camarão

E não é à toa que o lugar é badalado. Uma deliciosa culinária que passa de geração em geração.  A qualidade fica evidente quando provamos o carro-chefe da casa, a casquinha de Camarão, que tem uma receita patenteada e está há 4 gerações na família. 

Cafeteria Ponto das Letras

Agora, que tal fazer uma parada em um lugar calmo, tranquilo para a leitura de um bom livro? É possível fazer isso no meio da Ilhabela visitando a Cafeteria Ponto das Letras

Comandado por Ana Livia Harada Buhrer e o marido, o estabelecimento fica em um prédio histórico construído com conchas e óleo de baleia e tem o ambiente decorado no estilo caiçara. 
O ambiente é excelente para leitura, reunião de negócios e até mesmo para trabalhar virtualmente. “O café é algo que agrega, reúne as famílias, os amigos e até mesmo uma reunião de trabalho. A ideia é que aqui seja um ponto de encontro da cidade”, explica o proprietário.

Para mostrar a versatilidade gastronômica de Ilhabela, fomos conhecer o Atelier do Tonhão.

O Chef Tonhão nos levou para uma experiência imersiva na cozinha mediterrânea contemporânea caiçara. Além da beleza dos pratos apresentados, Tonhão nos trouxe sabores e sensações que a alta gastronomia pode nos oferecer.

Ao abrir o menu, você encontrará entradas, saladas, frutos do mar, peixes, carnes, massas, risotos, pratos vegetarianos, veganos e sobremesas que valorizam produtos frescos e locais. Por lá, provamos o delicioso Bobó de Camarão Rosa, Moqueca de Peixe com Camarão Rosa e o Camarão Atelier.

Para finalizar nossa estadia em Ilhabela, conhecemos o Engenho da Toca, que é a última destilaria ainda em funcionamento no arquipélago. Todo o trabalho da produção de cachaça é artesanal e hoje é tocado por Vitória Van Sebroeck e Beatrice Van Sebroeck Dória. 

O Engenho conta com visitação mediada às instalações e oferece degustação gratuita. A cobrança de ingresso é feita para quem opta por uma experiência que inclui visita às quatro quedas d'água abertas (gruta, piscina, ducha e tobogã naturais) e utilização da completa infraestrutura. Na temporada tem ainda o Quiosque da Toca, que serve porções e caipirinhas.

DESCENDO PARA A BAIXADA

Em direção à baixada Santista, passamos por dois lugares que são paradas obrigatórias para quem gosta de Gin e Ostras. 

Já pensou em tomar um Gin Nacional com o gostinho da região da Mata Atlântica?

Na Single Fin Gin isso é possível. Localizada na Barra do Sahy, a destilaria é tocada pelos sócios Miguel Arasaki e Mathias Lessmann e eles utilizam a água da Mata Atlântica com um sistema de captação para produzir 2 mil litros de gin por mês.

Atualmente eles oferecem quatro tipos de Gin. O Barrel Aged Gin, o Single Fin Gin, o Bergamoncello e o Ocean Gin (700ml). Este último é feito com algas marinhas retiradas da região. Este gin é fruto da parceria da marca Single Fin com a SEA SHEPHERD, uma organização internacional sem fins lucrativos de conservação da vida marinha.

Localizado na Rodovia Rio Santos, o Restaurante índia das Ostras é uma ótima pedida para quando der aquela fominha na estrada. Com um cardápio recheado de iguarias marinhas é uma sensação no litoral de São Paulo.

O restaurante é bem aconchegante assim como o coração de Francisca Mota de Jesus, a Índia. Com uma história de superação, índia conquistou o seu negócio com muita resiliência e trabalho.  O restaurante tem capacidade para 500 pessoas e o carro-chefe são as ostras. Em um final de semana eles chegam a vender mais de 300 dúzias delas.

LITORAL SUL

Na região da baixada Santista fomos aos municípios de Santos, São Vicente e Itanhaém.

Em Itanhaém, conhecemos o Bananada Itanhaém, primeiro estabelecimento comercial da cidade, a Bananada foi inaugurada na década de 1930, por um italiano, e preserva boa parte da estrutura e da decoração originais, além do método de produção, como das embalagens, até hoje fechadas com cola de maisena. 
Pense em todos os tipos de doce que você pode fazer com banana, você vai encontrar ele lá. Lugar muito aconchegante e que também te faz percorrer a história da cidade e de seus habitantes.

Em Santos, nós conhecemos o Restaurante Paru, restaurante de frutos do mar e que é tocado pelo chef Dario Costa. O restaurante funciona no mezanino do Mercado de Peixe de Santos em sistema de autosserviço: o cliente vai ao caixa, escolhe o que quer e, após um dispositivo ser acionado, retira o pedido no balcão. É como se fosse um fast-food de frutos do mar. 

Por fim, em São Vicente conhecemos o Terraço do Chopp, que fica no topo do Ilha Porchat em São Vicente. Além do visual deslumbrante, o local oferece uma deliciosa comida. 

O forte do cardápio são os pratos com peixes e frutos do mar, caso da Meca Santista, receita clássica da Baixada. Na casa, o filé de meca é grelhado e vai acompanhado de risoto de palmito pupunha e farofa de banana. 

Ao lado do estabelecimento fica o Mirante Niemeyer, projetado pelo renomado arquiteto nos anos 2000 como parte das comemorações pelos 500 anos do Brasil.

Para finalizar a viagem, participamos do festival gastronômico da Rota, onde alguns produtores que visitamos além de outros, estiveram presentes para divulgar seus produtos e fomentar o comércio gastronômico da região. 

Para Angela Matos, Auxiliar Administrativo da Sítio 17, esse tipo de evento é muito importante para os comerciantes “É muito bom poder divulgar o nosso produto para pessoas que não conhecem, além disso, podemos também conhecer outros estabelecimentos e criar conexões”.

O jornalista Carlos Santos viajou a convite da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur- SP), Anexo Comunicação e apoio do Mundo Mesa e Senac



Postado por
no dia 01/12/2023 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Gastronomia

LEIA TAMBÉM: