×
DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS NEWS BY PR NEWSWIRE ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS SERVIÇOS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
HOTELARIA

O restaurante Skylab, em Copacabana, traz ao Brasil, em setembro, o maitre fromagier Gerard Poulard, um dos maiores especialistas em queijos do mundo





Maitre fromagier traz ao Rio 117 especialidades de queijos das principais regiões francesas

O restaurante Skylab, em Copacabana, traz ao Brasil, em setembro, o maitre fromagier Gerard Poulard, um dos maiores especialistas em queijos do mundo e o único a ter uma mesa selecionada pelo Guia Michelin. Nos períodos de 11 a 14 e 18 a 21 de setembro, Poulard será recebido pelo chef Jean Yves Poirey, que assinará o menu do evento, e estará à frente de uma série de oito especialíssimos jantares. Os clientes poderão optar pelo menu completo, que contempla entrada, prato principal, sobremesa e um prato dos especialíssimos queijos para degustação, ou pelo menu de Queijos, composto por quatro pratos de queijos de diferentes especialidades, permitindo um completo “tour gastronômico” dos melhores queijos franceses.



No menu, Terrine de coelho com lagostins e Feuiles du Jardin ou Tarte Fine de cogumelos mistos ao presunto cru, Filé de Badejo com chorizo acompanhado por refogado de feijão branco e azeite de coentro ou Tournedos ao vinagre de banyuls e uvas, aspargos verdes e batatas baroa no garfo. A sobremesa é Pavlova de frutas tropicais e coulis de hibiscos.

Após o jantar, e antes da sobremesa, Gerard Poulard convidará os participantes do evento para uma deliciosa viagem pela França, a partir da degustação de uma exclusiva seleção de queijos, escolhidos pessoalmente por ele. Os pratos poderão ser harmonizados com sugestões de vinhos selecionados especialmente para o jantar.

Especialidades

Ao todo, serão trazidos ao Brasil 117 especialidades de queijos, num total de 300 quilos, e chegarão em condições extremamente especiais em caixas climatizadas e dentro de contêineres específicos. Todos os queijos são semi ou artesanais e muitos deles têm histórias interessantes que serão contadas, em detalhes, por Poulard aos felizardos que participarão do evento. Os queijos revelam o caráter e a tradição de cada região francesa, bem como as diversas raças de vacas, ovelhas e cabras que dão origem aos diferentes tipos de leite que são usados na fabricação dos queijos. A temperatura das regiões, o solo e o pasto também influenciam nas condições de cada um dos tipos.


Maitre Gerard Poulard  - Foto- Filico


Destaques e Curiosidades


Entre os destaques do festival desse ano estão o Ossau Iraty, produzido com leite de ovelhas e originário do País Basco, na fronteira com a Espanha e o Gaperon, da região do Massif Central, produzido com sobras do leite usado para fazer a manteiga e misturado com uma variedade de alho rosa só encontrado nessa área. O Chaource, da cidade de Champagne, é conhecido desde a idade média, tem massa cremosa e leve sabor de avelãs. O Fourme d’Ambert é um queijo tipo massa mofada com sabores rústicos das flores e ervas, produzido desde a época romana. Esse queijo chegou a ser usado como moeda para o pagamento de aluguel de fazendas arrendadas para criação de gado, durante os séculos X e XVII.



Poulard também apresentará aos brasileiros o Munster, quejo produzido a partir do leite de vaca na região da Alsácia. Levado à França por um monge irlandês, no século VII, o Munster era o alimento mais importante no abastecimento das famílias da região francesa durante o inverno. O Trou du Cru começou a ser produzido por monges no século XVI, o Feuille du Limousin é enrolado em folhas de castanheira portuguesa e o Tomme au Marc de Savoie produzido no norte dos Alpes e coberto com uma camada de bagaços de uvas.

O Abondance, leva o nome da raça da vaca de onde vem o leite usado em sua produção, na região de Savoie. Durante cinco meses, esses animais ficam em pastos nas montanhas, em altitude superior a 1330 metros. A base de leite cru, o leite é fervido em panelão de cobre e, posteriormente, maturado durante três meses sobre tábua de madeira de pinheiro.

O Brillat Savarin é produzido com leite de vaca da região da Normandia e foi o primeiro a ser enriquecido com gorduras do leite, o creme de leite, no final do século XIX. Seu nome foi uma homenagem ao mais famoso crítico de gastronomia da época, Brillat Savarin.

Gérard Poulard
Nascido em Lyon, Gérard Poulard começou a trabalhar aos 14 anos, no ramo de hotelaria. Com formação de chef de cozinha, teve de abandonar o ofício por questões de saúde. Na época, trabalhava no Meridien, em Paris, onde continuou na função de maitre, o que lhe permitiu montar uma original mesa de queijos, a única citada pelo renomado Guia Michelin. A mesa de Poulard fez grande sucesso por associar uma seleção harmoniosa de queijos, de várias regiões da França, com informações sobre origem e forma de produção, entre outras.

Atualmente, Poulard viaja pelo mundo participando de grandes eventos e divulgando os queijos franceses. Em sua bagagem, costuma levar os queijos mais nobres e raros, como o “Cône Du Morvan”, um queijo produzido tendo o leite de cabra.

Serviço
Gerard Poulard apresenta Queijos da França
Restaurante Skylab - Rio Othon Palace
Endereço: Av. Atlântica, 3264 - 30º andar – Copacabana
Datas: 11 a 14 e 18 a 21 de setembro
Valores:
Menu Completo (prato de queijo com quatro tipos)– R$ 155,00 +10% (não inclui as sugestões de vinhos)
Menu de Queijos (quatro pratos de queijos com quatro tipos cada) – R$ 179,00 +10% (não inclui as sugestões de vinhos)
Horário: a partir das 19 horas
Informações e vendas: 21. 2106 1666 e contato@restauranteskylab.com.br
Cartões de crédito: Todos
http://restauranteskylab.com.br






Postado por
- 10:36 às





Leia mais sobre Hotelaria

LEIA TAMBÉM: