Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A

Caminho do tear: cultura mapuche representada no artesanato



Puñihuil: caminho mágico dos pinguins de Chiloé

Caminho do Tear: representação da cultura mapuche por meio do artesanato

O inovador circuito turístico La Ruta del Tear (O Caminho do Tear), em Vilcún, na região de La Araucanía, foi criado por quatro artesãs da região de Llamuco. Este é um destino maravilhoso para aqueles que têm interesse em conhecer um pouco da cultura, da natureza e da vida do povo mapuche.

Com tradição no desenho de mantas mapuche, as artesãs decidiram ensinar para os turistas as técnicas da antiga tradição do tecer, que vem passando de geração para geração. Elas contam os segredos das colorações de lãs, da fiação e da confecção de prensas em witrales, também conhecidos como telares (teares).

Com o auxílio do küilo (fuso), as mulheres desenham os três símbolos que repetem nas capas dos caciques e que representam a união do mágico e do mundano: Amka, que simboliza uma planta medicinal; Ngüimin, o ícone do lonko, que representa a eternidade; e o lukutuwe, lugar sagrado.

Elas também explicam o significado dos símbolos para os turistas, que se divertem e aprendem a tecer com as próprias mãos. Além de descobrir como é a elaboração do traje mais importante da cultura mapuche, os visitantes podem degustar a comida típica local, feita pelas próprias artesãs.

Fonte: Imaginadora

Postado por Angela Karam - 23/09/2015 às 01:31



Leia mais sobre Destinos Internacionais - Página inicial

Siga-nos no Facebook
www.facebook.com/Turismo-SA
Siga-nos no Instagram
www.instagram.com/turismo.sa