TURISMO-SA
City Break Facebook Instagram Twitter Youtube
DESTINOS INTERNACIONAIS

Roteiro para os amantes da arte na Ilha da Madeira



Jardim Monte Palace, Portugal, Ilha da Madeira, Portugal
Jardim Monte Palace | Crédito: Greg Snel

Eleito o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira possui atrações que vão além de sua paisagem exuberante e natureza bem preservada. Aqui, os amantes da arte vão descobrir que as cidades madeirenses também são fontes inspiradoras com obras clássicas e contemporâneas em sua imensa variedade de museus.

Sua capital, Funchal, conseguiu levar a arte para fora de seus museus com o projeto "Portas Abertas", na Zona Velha da cidade. O objetivo foi incentivar a arte e cultura com obras expostas nas portas de estabelecimentos desativados. Os artistas exploraram a pintura, fotografia, escrita e esculturas, levando vida e cores para as ruas do centro histórico. Esse é o ponto de partida ideal para começar uma viagem pelo incrível catálogo de obras madeirenses.

Alojado no emblemático edifício Molhe, a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, o Nini Andrade Design Centre tem uma vista privilegiada da cidade e também do oceano. O elegante interior abriga exposições de arte permanentes, além de peças do acervo da famosa designer madeirense, uma loja, um café e um restaurante. Com chefs estrelados e menu sofisticado, combina a criatividade gastronômica com a paixão pelas tradições.

Museu Arte Sacra - Turismo da Madeira, Europa, Destinos, Portugal
Museu Arte Sacra | Crédito: Turismo da Madeira

Após um passeio de teleférico em direção ao Monte, siga para o Jardim Tropical Monte Palace. Além de ser uma verdadeira obra de arte da natureza, é onde se encontra o Museu Monte Palace, com suas impressionantes esculturas africanas dos anos 1950. Entre as atrações, estão trabalhos de artistas renomados como Henry Munyaradzi e Bernard Matemera, da famosa vila Tengenenge, no Zimbábue.

Outro ponto interessante para visitar é o Centro das Artes - Casa das Mudas, em Calheta, o Museu de Arte Contemporânea da Madeira, considerado um dos cinco melhores de Portugal. Aberto em 1992, sua coleção inclui obras portuguesas que datam de 1960. A própria construção do museu é magnífica e ainda contempla diversas exposições e eventos de nomes conhecidos como Francis Bacon, David Salle, Eric Fischl, Pablo Picasso e Salvador Dalí. Também é possível assistir a congressos, performances de dança e concertos, de acordo com a programação.

Zona Velha, em Funchal, Europa, Turismo, Destinos
Zona Velha, em Funchal | Crédito: Turismo da Madeira.

Já o Museu do Instituto do Bordado e Tapeçaria da Madeira guarda uma coleção dos mais finos e valiosos bordados dos séculos 19 e 20, desta que é até hoje parte essencial da cultura local. Se tiver um tempo extra, não deixe de conhecer também o Museu de Arte Sacra, a Quinta das Cruzes, em Funchal, a Casa Colombo, em Porto Santo.

Mais em: www.madeiraallyear.com/

Postado por Camila Karam - 28/04/2018 às 00:54

TAGS: Portugal - Arte Sacra - Ilha da Madeira - Bordado



Leia mais sobre Destinos Internacionais - Página inicial