×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS INTERNACIONAIS

No dia 21 de maio comemora-se em Aruba o Dia do Papiamento, um dos idiomas oficiais da ilha mais feliz do mundo





Aruba - Papiamento - Idioma - Languages - Cultura - Culture - Caribe - Caribbean

Papiamento: afinal, que língua é essa?

No dia 21 de maio comemora-se em Aruba o Dia do Papiamento, um dos idiomas oficiais da ilha mais feliz do mundo. Ainda que pouco difundido entre os brasileiros, este idioma único traz expressões diferentes e muitas curiosidades.

Leia também: Turismo de Propósito - Conheça o mundo trocando habilidades por experiências

Recentemente, uma palavra em Papiamento fez com que todas as atenções se voltassem para o idioma: o lançamento da música Machika. O hit musical produzido por Jeon, cantor e compositor que nasceu e cresceu em Aruba, virou sucesso global na parceria com a cantora brasileira Anitta e o colombiano J Balvin.

Aruba - Papiamento - Idioma - Languages - Cultura - Culture - Caribe - Caribbean

Confira algumas curiosidades sobre o Papiamento:

• O Papiamento é uma das línguas oficiais de Aruba, juntamente com o holandês, e embora não se saiba exatamente quando nasceu, há evidências de que é usado desde o início do século XVIII
• Apesar disso, o Papiamento é declarado a língua oficial de Aruba, juntamente com os holandeses, desde 21 de maio de 2003, há 15 anos
• Existem duas teorias sobre a origem do Papiamento: a primeira é que vem da costa leste da África como uma forma de dialeto entre colonos europeus e africanos para o fazerem comércio, e a segunda, que nasceu como uma tentativa de espanhóis e nativos de Aruba, Bonaire e Curaçao de se comunicarem entre si
• A língua é influenciada pelos idiomas inglês, espanhol, português, holandês e raízes africanas
• Apesar de diferenças mínimas, existem duas formas de se falar o idioma: Papiamento, falado principalmente em Aruba, e o Papiamento falado principalmente em Bonaire e Curaçao
• O primeiro texto conhecido em Papiamento foi um fragmento de uma carta de amor de um casal apaixonado, em 1775
• Aproximadamente 70% da população em Aruba fala o Papiamento como língua materna
• O hino nacional da ilha é escrito em Papiamento e é chamado 'Aruba Dushi Tera'. Foi oficializado em 18 de março de 1976
• A Fundação Lanta Papiamento (FLP) foi criada em maio de 2009 e tem como objetivo transmitir a identidade, o valor e a importância do idioma para a população local de Aruba.

Leia também: Aproveite o fim de ano em Aruba no Caribe

Aruba - Papiamento - Idioma - Languages - Cultura - Culture - Caribe - Caribbean

E para quem deseja arriscar algumas expressões em Papiamento, ficam algumas dicas:

Core cabez di gay Tradução literal: Correndo com cabeça de galo. Significado: Estar com pressa.
Mi wowo a bira Tradução literal: Meus olhos deram volta. Significado: Me confundi.
E no tin ni arte ni parte den dje Tradução literal: Ele não tem arte nem parte disso. Significado: Ele não tem nada a ver com isso.
Hasta para riba su pia, burico ta cabisha Tradução literal: Até de pé o burro concorda. Significado: Há pessoas que são simplesmente preguiçosas.
Mi a hay'e na prijs di baca flaco Tradução literal: Consegui a preço de vaca magra. Significado: Comprei muito barato.
Yambo bieu a bolbe bek na weya! Tradução literal: O quiabo velho voltou para a panela. Significado: fazer as pazes com alguém depois de certo tempo.
Sopi pura ta sali salo Tradução literal: Sopa feita com pressa termina salgada. Significado: Se você fizer alguma coisa de ansiedade, o resultado nem sempre será o desejado.
El a perde streya di nort Tradução literal: Ele perdeu a estrela do Norte. Significado: Ele está perdido / confuso.
Hopi scuma pero poco chuculati Tradução literal: Muita espuma, mas pouco chocolate. Significado: Falou muito e não cumpriu.
Eynan e porco su rabo ta krul Tradução literal: Ali é onde o porco torce o rabo. Significado: Ali é onde está o problema.
Nan ta bati bleki Tradução literal: Eles estão batendo em latas: Significado: Estão fofocando.
Nami dos placa di palabra Tradução literal: Me dê 2 centavos de palavras. Significado: Peça para alguém te ouvir.
Mi lombrishi ta dera na Aruba Tradução literal: Meu umbigo está enterrado em Aruba. Significado: Eu nasci em Aruba.

Quem se encantou pelo idioma e quer saber mais sobre a paradisíaca ilha de Aruba, é possível encontrar roteiros e dicas na página: www.aruba.com.br



Sobre Aruba

Aruba é amada por seus moradores hospitaleiros, possui dias de sol o ano inteiro, uma cultura autêntica formada por mais de 90 nacionalidades distintas, e repleta de atividades e aventuras por toda a parte. Seja para relaxar ou curtir com amigos e família, a ilha dos contrastes oferece a escapada perfeita para os visitantes que chegam pela primeira vez e também aos que repetem a sua visita.

Um dos destinos preferidos do Caribe, Aruba - a Ilha Feliz - é um verdadeiro paraíso de cenários deslumbrantes. A ilha é considerada a mais feliz do mundo em termos territoriais, segundo um estudo de cinco anos sobre o índice de felicidade conduzido pela Autoridade de Turismo de Aruba em parceria com o Rosen College of Hospitality Management da Universidade da Flórida Central. Localizada no Caribe, fora da rota de furacões, o destino tem voos constantes que saem de várias cidades do Brasil.

Em 2017, as praias da ilha foram eleitas no ranking das melhores praias do mundo pelo TripAdvisor, trazendo a famosa praia de Eagle Beach como a terceira entre as praias mais bonitas do mundo. Além de Eagle Beach, a praia de Arashi ficou entre as 20 praias eleitas pelo ranking. O ranking faz parte do Travelers' Choice Beaches Awards, prêmio realizado com base na qualidade e quantidade de avaliações atribuídas pelos viajantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Postado por
no dia 22/05/2018 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Destinos Internacionais

LEIA TAMBÉM: