×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS INTERNACIONAIS

O romance mais marcante da história de Portugal aconteceu no século XIV. A Lenda de Pedro e Inês é conhecida até hoje como o conto de Romeu e Julieta lusitano - com a diferença de que os protagonistas desse trágico relato realmente existiram. Atualmente,





Conheça de perto a mais bela história de amor de Portugal

Um roteiro para aquecer os corações apaixonados

 Casal de namorados na ponte Pedro & Inês em Coimbra - Créditos: Visit Centro
Casal de namorados na ponte Pedro & Inês em Coimbra - Créditos: Visit Centro

O romance mais marcante da história de Portugal aconteceu no século XIV. A "Lenda de Pedro e Inês" é conhecida até hoje como o conto de “Romeu e Julieta” lusitano - com a diferença de que os protagonistas desse trágico relato realmente existiram. Atualmente, os lugares onde se passaram os principais fatos da história tornaram-se pontos turísticos muito procurados. É um roteiro obrigatório para aqueles que visitam a região do Centro de Portugal.

 Mosteiro Santa Clara a Velha - Foto: Visit Centro
Mosteiro Santa Clara a Velha - Foto: Visit Centro

O príncipe D. Pedro I de Portugal se apaixonou perdidamente por Inês de Castro, dama de companhia de sua esposa com quem teve um casamento arranjado. Os dois viveram um intenso romance proibido por um tempo e o pai de D. Pedro, o rei D. Afonso IV, era contra essa relação. O rei chegou ao ponto de exilar Inês e expulsá-la da corte, mas após a morte de Constança, esposa de Pedro, os dois se sentiram livres para viver sua história de amor, e acredita-se que acabaram se casando em segredo.

Por dez anos, eles viveram felizes no antigo Paço de Santa Clara, junto ao mosteiro localizado na cidade de Coimbra. O local foi revitalizado recentemente e recebe visitas também pelo seu indiscutível valor arquitetônico, sendo um dos representantes máximos do estilo gótico português.

 Entrada do hotel Quinta das Lágrimas - Foto: Visit Centro
Entrada do hotel Quinta das Lágrimas - Foto: Visit Centro

Foi na Quinta das Lágrimas, um palácio do século XIX, que Inês teve seu trágico final. O rei mandou assassinar a moça, causando revolta e tristeza em seu filho - que nunca esqueceu sua amada. Hoje, o local é um hotel 5 estrelas e turistas que não estiverem hospedados no impressionante espaço também podem conhecer esse cenário tão importante para a história de Inês e Pedro.

 Águas da Fonte das Lágrimas - Créditos: Visit Centro
Águas da Fonte das Lágrimas - Créditos: Visit Centro

A lenda diz que as lágrimas de Inês deram origem à Fonte das Lágrimas e seu sangue pintou de vermelho as algas rubras que crescem na água. Rodeada por belos jardins, a Quinta das Lágrimas foi também o local onde D. Pedro colocava cartas de amor em barquinhos de madeira, para que suas mensagens chegassem até o exílio de Inês pelas águas da Fonte dos Amores, alimentada pelo rio Mondego.

 Entrada da Fonte dos Amores - Foto: Visit Centro
Entrada da Fonte dos Amores - Foto: Visit Centro

Após o falecimento do rei D. Afonso IV, Pedro assume a coroa e expõe para a corte seu casamento secreto. Segundo as crenças populares, ele teria exumado o corpo de Inês e ordenado um cortejo fúnebre pelas ruas de Coimbra com todas as honrarias da nobreza e depois a coroou rainha de Portugal, obrigando todos os membros da corte a beijarem sua mão. A história gerou a famosa expressão portuguesa “Inês é morta”, usada para afirmar que é tarde demais para realizar algo.

 Mosteiro de Alcobaça - Foto: Visit Centro
Mosteiro de Alcobaça - Foto: Visit Centro

 Rio Mondego - Foto: Visit Centro
Rio Mondego - Foto: Visit Centro

Pedro ainda construiu no Mosteiro de Alcobaça dois túmulos de pedra branca riquíssimos em detalhes, onde hoje repousam um de frente para o outro. O edifício é um dos mais impressionantes exemplares da arquitetura cisterciense e foi eleito como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1989. O espaço é aberto para visitação do público.

A Ponte Pedro e Inês, em Coimbra, foi construída simbolicamente sobre o rio Mondego em homenagem a essa linda história de amor. Projetada pelos arquitetos Adão da Fonseca e Cecil Balmond, é possível atravessá-la a pé ou de bicicleta e aproveitar a bela paisagem da cidade.

Serviço

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Rua das Parreiras - Coimbra

Telefone: +351 239 801 160

Horários: terça a domingo das 10h às19h (última entrada às 18h30)

Ingressos: 4 euros (há descontos para grupos, famílias, crianças, estudantes e maiores de 65 anos)

Hotel Quinta das Lágrimas*****

Rua António Augusto Gonçalves

Telefone: +351 239 802 380

E-mail: geral@quintadaslagrimas.pt

www.quintadaslagrimas.pt

Diária: a partir de 175 euros

Ingressos para a Fonte das Lágrimas e Fonte dos Amores (caso não seja hóspede): 2 euros

Horários: terça a domingo das 10h às 19h (última entrada às 18h30)

Mosteiro de Alcobaça UNESCO World Heritage

Praça 25 de Abril

Telefone: +351 262 505 120

Horários: todos os dias* das 9h às 19h (última entrada às 18h30)

Ingressos: 6 euros

*exceto 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio, 20 de agosto e 25 de dezembro.

Sobre o Centro de Portugal

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto.

Fonte :Assessoria de Imprensa

Postado por
no dia 14/06/2017 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Destinos Internacionais

LEIA TAMBÉM: