×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS INTERNACIONAIS

Harry Potter, J. K Rowling e Portugal: uma combinação mágica





Conheça algumas inspirações da autora vindas direto das terras lusitanas

A saga do bruxo mais famoso do mundo, escrita pela autora J. K. Rowling, foi um marco na história da cultura pop. Porém, o enredo que encantou o mundo possui uma série de referências a Portugal, pois Rowling morou no país entre 1991 e 1993, retirando inspirações que vão desde os nomes de personagens aos trajes acadêmicos utilizados pelos estudantes há séculos.


Universitárias na Universidade de Coimbra - Foto: Centro de Portugal

Os universitários portugueses vestem um uniforme peculiar, um dos maiores símbolos da tradição universitária em Coimbra: uma longa capa preta, gravata, camisa social, calças para os homens e saias para as mulheres. Esse visual pitoresco para a atualidade fez com que a escritora incorporasse diversos desses elementos nas roupas dos alunos da escola de bruxaria de Hogwarts, tanto nos livros quanto nos filmes. Já em Portugal, é possível vê-los no campus da Universidade de Coimbra, onde são usados até os dias de hoje. Vestir a capa e a batina de uma das universidades mais antigas do mundo é sinônimo de prestígio.

Utilizados desde o século XV, esses uniformes sofreram várias alterações com o passar do tempo, tornando-se um ponto de curiosidade, que chama a atenção dos turistas e atrai os olhares dos fãs de Harry Potter. É comum ver os visitantes tirando fotos com os estudantes, que vestem as tradicionais peças com orgulho.


Biblioteca Joanina e seu acervo de mais de 200 mil livros. Pouca gente sabe que morcegos são os grandes guardiões desse tesouro histórico - Foto: Centro de Portugal


Universidade de Coimbra - Foto: Emanuele Siracusa - Centro de Portugal

Com mais um toque de criatividade, Rowling utilizou também parte da história de Portugal para incorporar em um dos personagens. O bruxo da era medieval Salazar Slytherin - um dos quatro fundadores de Hogwarts - foi inspirado no ditador António de Oliveira Salazar, que governou o país entre 1932 e 1968, inserindo traços da personalidade do próprio António em Slytherin.


Estudantes se reúnem na Universidade de Coimbra - Foto: Centro de Portugal

Mesmo após 20 anos do lançamento do primeiro livro, a saga Harry Potter está longe de ser esquecida, tendo as terras lusitanas como uma das principais fontes de inspiração e atraindo fãs do mundo inteiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Postado por
no dia 17/08/2017 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Destinos Internacionais

LEIA TAMBÉM: