×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS INTERNACIONAIS

Para estudar no estrangeiro, é necessário planejamento e organização. 





edtech Uniway

Estudar fora é o sonho de muitos jovens, seja em formato de cursos rápidos, seja graduação e, até mesmo, uma pós-graduação.

Fabrício Vargas, CEO e fundador da edtech Uniway, trouxe cinco dicas para ajudar os jovens que estão planejando estudar no exterior. 

#1: Providenciar a documentação obrigatória para a maior parte dos países

A maior parte dos países exige, para a entrada de cidadãos brasileiros, o passaporte. Mesmo que o plano seja estudar fora em 2022, já é possível organizar esta parte documental.

  • Para tirar o passaporte, o estudante precisa:
  • Fazer a solicitação online pela Polícia Federal;
  • Efetivar o pagamento da GRU (atualmente está R$257,25);
  • Realizar o agendamento online;
  • No dia marcado, levar toda a documentação solicitada;

No geral, depois de 15 dias o passaporte está disponível para ser retirado. Porém, é importante confirmar o prazo no dia em que for realizar a etapa presencial.

Mesmo que o estudante não saiba ainda, exatamente, quando vai estudar fora, vale a pena antecipar esta parte documental: atualmente, o passaporte brasileiro tem uma validade de 10 anos.

#2: Definir a instituição e começar o processo de candidatura (Application)

É necessário o estudante começar a fazer algumas escolhas. Para isso, a dica é responder às seguintes perguntas:

Qual país o estudante deseja estudar? Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália, Alemanha, França, são algumas opções mais populares entre os estudantes brasileiros;
Depois de definir o país, verificar as instituições que têm programas e cursos aderentes ao perfil do estudante, sempre levando em consideração seus objetivos pessoais, acadêmicos e de carreira;

Analisar as condições de candidatura em 3 (três) instituições que o estudante mais se identifica.

Com essas informações, é possível começar a fazer uma outra parte documental, que está relacionada com as exigências de cada instituição, como: documentação escolar traduzida; cartas de recomendação; preenchimento de formulários, dentre outros.

#3: Pensar na Carta de Recomendação e Carta de Motivação

Durante a fase da candidatura (Application), grande parte das Universidades exigem Carta de Recomendação e uma Carta de Motivação (Personal Statements).

Por isso, o estudante pode começar a conversar com os professores com que ele mais se identifica ou com o diretor da Universidade (mesmo que virtualmente) e verificar a possibilidade de escreverem Cartas de Recomendação.

Além disso, é possível começar a fazer um rascunho (em inglês) da Carta de Motivação. Muitas pessoas deixam para fazer essa carta muito em cima da hora. Resultado: uma carta padrão, com pouca criatividade e que não irá ajudar ao candidato a conquistar a vaga. É importante lembrar que a carta precisa impressionar a comissão (sempre com informações verdadeiras).

#4: Economizar dinheiro

Nos últimos anos, a desvalorização do real frente ao dólar e ao euro tem sido uma realidade que dificulta muito a vida do estudante brasileiro no estrangeiro.

Além disso, as projeções não sinalizam uma recuperação para o real. Por isso, com a maior antecedência possível, é importante fazer um planejamento financeiro. 

Mesmo que o plano do estudante envolva uma bolsa de estudos (integral ou parcial), certamente será importante contar com todo dinheiro extra economizado durante a fase de planejamento e de organização.

#5: Preparar-se para a certificação TOEFL

De acordo com seu curso e instituição, provavelmente será exigido uma certificação de proficiência em inglês.

Na área acadêmica, o TOEFL IBT e o TOEFL ITP são os mais comuns. Por isso, quanto mais cedo o estudante começar a preparação para a certificação TOEFL, melhor. 

Fabrício Vargas pontua que muitos estudantes começam a se preparar para o teste de proficiência muito em cima da hora, o que pode causar mais stress e desempenho abaixo do esperado: “Mesmo para quem tem certo domínio do inglês, é fundamental fazer um curso direcionado para a certificação, pois o exame tem características específicas. Fazer uma preparação correta vai ajudar o estudante a entender a lógica do exame e ter um resultado que será indispensável para conquistar a tão sonhada vaga”.

Além desse checklist básico, Fabrício ressalta que há outras etapas: “Obviamente que há ainda mais etapas, como o visto de estudante, outras documentações obrigatórias, passagem, hospedagem, seguro saúde...Mas essas providências são realizadas após a aprovação na Universidade escolhida”.

Mais informações: https://uniwayschool.com/



Postado por
no dia 18/03/2021 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Destinos Internacionais

LEIA TAMBÉM: