×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS INTERNACIONAIS

País foi eleito mais de 6 vezes como o Melhor Destino Gastronômico do Mundo





Eleito mais de 6 vezes como o Melhor Destino Gastronômico do Mundo, o Peru se destaca não só pela sua culinária ancestral, mas também por abraçar diferentes cozinhas como a espanhola, japonesa, africana, italiana e até chinesa. Preservando técnicas herdadas das civilizações pré-hispânicas, sabores e ingredientes da costa, da serra e da selva amazônica, o país é um dos principais nomes quando se pensa em uma cozinha contemporânea, construtora de novos paladares. Veja a seguir uma lista com as melhores e mais variadas experiências gastronômicas para se viver no país andino:

Comendo em lugares únicos

Devido à grande variedade de atrações turísticas e geografia variada, o Peru é um destino que oferece ao turista diversas oportunidades de aproveitar uma refeição em lugares incríveis. Alguns exemplos são poder fazer um piquenique de luxo no meio do deserto de Paracas ou mesmo almoçar ao lado de centros arqueológicos em Lima e no Vale Sagrado.

Para os mais aventureiros, há a opção de aproveitar uma deliciosa comida peruana numa montanha a 400 metros de altura e apreciar a vista inigualável que só o país andino tem a oferecer ou até mesmo saborear a gastronomia da selva em um restaurante flutuante no rio Amazonas. Proporcionando diferentes alternativas para todos os gostos, o Peru com certeza não falha em deixar seus turistas boquiabertos com suas experiências inesquecíveis.

Lima, cidade dos grandes restaurantes

O Peru vem sendo premiado desde 2014 pelo The World ’s 50 Best Restaurants, liderando até os dias atuais a lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo e possuindo 3 dos 5 melhores restaurantes da América Latina. Tais locais têm levado a gastronomia peruana de forma criativa ao mundo para torná-la ainda mais conhecida pela sua elegância e sofisticação, sem abrir mão de suas tradições e técnicas milenares.

Entre os restaurantes selecionados, encontra-se o Central, que no momento está classificado como o segundo melhor restaurante do mundo pela reconhecida cozinha de renome liderada pelo chef Virgilio Martínez. A sua culinária mistura orgulhosamente os elementos da costa, das montanhas e da selva peruana, oferecendo um menu com pratos assinados recheados de insumos e ingredientes variados para uma degustação que conta a história do país.

O Maido - número dois na América Latina e 11° a nível mundial –, também leva grande destaque no universo culinário do Peru e é reconhecido pela sua cozinha nikkei. Comandada pelo chef Mitsuharu Tsumura, a casa mistura a gastronomia asiática com os sabores do Peru, oferecendo uma gama de pratos incríveis e uma experiência gastronômica inesquecível.

Localizado em Miraflores, o restaurante Mayta também agrada a todos os seus clientes com seus pratos que refletem muito bem a história do Peru. Sua cozinha é comandada pelo chef Jaime Pesaque e oferece um cardápio que combina técnicas contemporâneas com produtos locais, resultando em pratos inconfundíveis. Atualmente, o Mayta ocupa o 32º lugar na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo.

Um outro restaurante que acabou construindo a reputação de Lima como um dos pólos gastronômicos mais importantes do mundo foi o famosíssimo  Astrid & Gastón, que  foi eleito em 2013 o melhor da América Latina. O restaurante se tornou famoso na década de 90 ao dar sofisticação e toques contemporâneos aos ingredientes tradicionais peruanos, surpreendendo o público com seus menus à la carte e de degustação.

Já o La Mar - com franquias em outras capitais como Buenos Aires, Miami e São Paulo –, também criado pelo casal fundador do Astrid & Gastón, possui a proposta de ter sempre os frutos do mar mais frescos para cada época do ano, tendo um menu que muda de acordo com a temporada.

Um outro exemplo é o Osso, reconhecido por apresentar a melhor grelha de luxo do Peru, com a peculiaridade de ter começado como um açougue, onde, inicialmente, o renomado chef Renzo Garibaldi convidava amigos para desfrutar de sua churrasqueira privativa para provar o resultado do processo de envelhecimento de diferentes cortes de carne (alguns por até 12 meses), experimentando novas complexidades de sabor.

O Rafael, considerado por muitos como um dos melhores restaurantes de Lima, serve de carnes até massas e possui uma cartilha de vinhos impecável. Com o seu ambiente agradável, atendimento excelente e comida excepcional feita pelo jovem chef Rafael Osterling, não é de se admirar que para conseguir uma mesa é preciso fazer a reserva com alguns dias de antecedência.

Passeio pela rua Capón

Cercada por galerias comerciais e mercados que foram construídos sob influência dos chineses que chegaram ao Peru no século XIX, a rua Capón - localizada no Barrio Chino - é uma das atrações mais concorridas no centro de Lima e abriga alguns dos melhores restaurantes especializados na preparação de comida chifa, a fusão da culinária chinesa e peruana. Entre os pratos mais conhecidos da cozinha chifa estão o arroz chaufa, os tallarines saltados, o kam lu wantan, o frango ti pa kay e a sopa wantan.

A rua Capón, enfeitada por seus pilares vermelhos e decoração chinesa, oferece aos visitantes uma oportunidade de observar de perto a mistura das culturas sul-americana e asiática em uma experiência gastronômica única, além de adquirirem um rico conhecimento sobre a influência cultural da China no Peru.

Rota do pisco em Ica

Um dos grandes tesouros nacionais peruanos é o Pisco, uma bebida alcoólica produzida a partir da uva na costa sul do Peru desde o século XVI. É uma aguardente exclusivamente peruana obtida pela destilação de mostos frescos de uvas "pisqueras" recentemente fermentadas, usando métodos de qualidade tradicionais e ancestrais, que dão origem a um processo de produção puro. É produzido apenas na costa dos departamentos de Lima, Ica, Arequipa, Moquegua e alguns vales de Tacna.

Há registros de que a bebida foi produzida primeiramente na cidade de Pisco, em Ica – de onde vem seu nome. E é lá que acontece um dos tours mais visitados pelos turistas: a Rota do Pisco.

No caminho entre Lima e Ica você pode visitar vinhedos tradicionais, incluindo um dos maiores produtores de pisco e vinho desde 1856 e também o primeiro vinhedo da América do Sul, fundado em 1540. Também vale a pena mencionar o Vale do Lunahuaná, que fica a 182 km ao sul de Lima e é o único lugar de onde vem a cepa exclusiva “uvina” – responsável pela criação de um pisco único no mundo e muito típico desta região.

Ao entrar na região de Ica, ao longo das cidades de Chincha, Pisco, Ica, Paracas e Nasca, você encontrará as principais marcas e produtores de aguardente peruana, não apenas artesanal, mas também industrial. Algumas dessas fazendas produzem esta bebida desde o século XVII.

Neste passeio, os turistas terão a oportunidade de conhecer a história e os segredos do pisco peruano, além de conhecer todo o processo de destilação e degustar algumas de suas principais bebidas. A experiência pode ser complementada com atividades turísticas como uma viagem à Reserva Nacional de Paracas, um voo sobre as enigmáticas linhas de Nasca, entre muitas outras experiências oferecidas pela região de Ica.

Experiências imersivas locais

A cozinha participativa é uma experiência gastronômica que está ganhando popularidade entre diversas culturas ao redor do mundo. No Peru, os restaurantes interativos levam os visitantes a aprender a cozinhar de maneira simples os pratos locais mais conhecidos para depois ir à mesa degustar aquilo que prepararam.

Além disso, em algumas regiões agrícolas é possível conhecer o processo de cultivo e preparação dos alimentos mais tradicionais do Peru. O Parque de la Papa, por exemplo, localizado no Vale Sagrado, Cusco, oferece aos visitantes uma experiência autêntica e imersiva de conhecimento acerca das técnicas milenares do cultivo da batata, um dos ingredientes mais comuns da culinária peruana, com a companhia das comunidades nativas locais.

Um outro exemplo é a experiência de visitar a Tierra de los Yachaqs – também localizada em Cusco, no Vale Sagrado –, onde a tradição, história e cultura dos povos ancestrais refletem na agricultura e culinária da região. O turista que visita o local pode participar de um workshop voltado para a gastronomia andina e também atividades de agroturismo.

Para mais informações, visite: www.peru.travel



Postado por
no dia 26/07/2022 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Destinos Internacionais

LEIA TAMBÉM: