×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS INTERNACIONAIS

Com a retomada do turismo, a JNTO - Organização Nacional do Turismo Japonês compartilha ideias de passeios para inspirar viajantes brasileiros de todos os gostos e estilos





Em junho, o Japão reabriu suas fronteiras para turistas internacionais, colocando o Brasil na categoria azul de países, a que tem menos requisitos  para entrada no país. Animada com o grande interesse brasileiro pela cultura japonesa, a JNTO - Organização Nacional do Turismo Japonês preparou três roteiros e dicas para três estilos de viagem que vão facilitar as escolhas dos próximos viajantes brasileiros à Terra do Sol Nascente.

1. ** ROTEIRO DOURADO **

Público: Viajantes pela primeira vez no Japão.

Duração: 15 dias.

Cidades: Tóquio, Yokohama, Hakone, Osaka, Quioto, Nara, Hiroshima.

Atrações imperdíveis: 

Tóquio (4 dias): Templo Sensoji (Asakusa), Tokyo Skytree, cruzamento de Shibuya, Takeshita Dori, Palácio Imperial, bairro Akihabara.

Yokohama (1 dia): Minato Mirai (beira-mar)

Hakone (2 dias): Lago Ashi (vista para o Monte Fuji se der sorte), Owakudani (vale vulcânico), águas termais (onsen).

Osaka (2 dias): Dotonbori (bairro de entretenimento), Castelo de Osaka, Aquário  Kaiyukan.

Quioto (3 dias): Templo Dourado (Kinkakuji), floresta de bambus em Arashiyama, Templo Kiyomizudera, Santuário Fushimi Inari Taisha, bairro Gion.

Nara (1 dia): Templo Todaiji e Parque Nara (cervos).

Hiroshima (2 dias): Parque da Paz e Cúpula da Bomba Atômica, Santuário Itsukushima.

Templo Senso-ji em Asakusa, Tóquio - Shutterstock.com

Passo a passo:  Começando por Tóquio, em quatro dias pode-se visitar pontos turísticos famosos como o templo Sensoji em Asakusa, ver a cidade do alto da Tokyo Skytree, andar pelo famoso cruzamento de Shibuya e fazer compras na Takeshita Dori, conhecer os jardins do Palácio Imperial e o bairro geek Akihabara.

Na sequência, visite a bela cidade de Yokohama e a zona beira-mar de Minato Mirai. Na mesma província de Kanagawa, siga para a cidade de Hakone, conhecida pelas águas termais e vale vulcânico.

Shinkansen (trem-bala), Monte Fuji, Shizuoka

De Hakone, pegue o trem-bala para a cidade de Osaka. Neste trajeto, se o céu estiver claro, do lado direito do trem poderá avistar o Monte Fuji, ao passar pela estação Shin-Fuji, em torno de meia hora depois de sair da estação Odawara.  É importante observar que alguns trens-bala não param na estação Shin-Fuji.

Em Osaka, vale conhecer Dotonbori, região com várias opções de restaurantes e entretenimento, conhecida pelas placas grandes e chamativas. Outros pontos imperdíveis são o Castelo de Osaka, que tem no seu interior um belo e moderno museu contando sua rica história e o Aquário Kaiyukan, onde vivem um tubarão-baleia e outras espécies do oceano Pacífico.

Bares e restaurantes Izakaya em Yurakucho - Shutterstock.com

Quioto foi a antiga capital do Japão e preserva muita história. O roteiro pode começar pelo Templo Dourado (Kinkakuji) e seguir para o bosque de bambus em Arashiyama. Se for no outono, você poderá apreciar a linda vista da ponte Togetsukyo com a montanha de folhas coloridas ao fundo. Em outra parte da cidade, o templo Kiyomizudera tem vários espaços a serem visitados e vale caminhar pelas ruas repletas de lojas e restaurantes no seu entorno. A região de Gion, conhecida como bairro do entretenimento, tem seu charme de dia com as casas de chá e de noite com os izakayas, bares típicos japoneses.

O santuário Fushimi Inari também é uma atração imperdível com seus corredores de portões vermelhos (torii). Em Nara, o Templo Todaiji abriga a maior estátua de bronze  do  Buda do mundo. Ao lado do templo, circulam cervos no Parque Nara com os quais os visitantes podem interagir.

Em Hiroshima, visite o Parque da Paz, com inúmeros memoriais e a icônica Cúpula da Bomba Atômica. Para finalizar, conheça a cidade de Miyajima e seu portão torii flutuante vermelho que serve como entrada para o Santuário de Itsukushima.

 

 

 

DICAS 

 

 

 Estilo Econômico

 Estilo Luxo

Nas cidades grandes, os albergues são ótimas alternativas pois muitos são bem localizados e alguns são temáticos.

Hospede-se em Hakone ou em Quioto em um ryokan, hospedagem tradicional com quarto de tatami e refeições típicas.

As lojas de conveniência vendem pratos prontos (bentô), lanches rápidos e snacks.

Aproveite para conhecer os restaurantes com estrela Michelin, concentrados em Tóquio, Osaka e Quioto.

DICA DA ESPECIALISTA

 

Marina Tsuge, Especialista em Viagem ao Japão (@japaocomtsuge)

 

“O JR pass não é a solução suprema para o deslocamento no país:

Japan Rail pass é um passe para viajantes com visto de turismo, que dá acesso "gratuito" a inúmeros trens, ônibus e shinkansens, o famoso trem bala. Muita gente pensa que usar o JR Pass para todos os dias da viagem é a melhor forma de economizar. Mas isso não é verdade! Aprenda sobre os demais passes que existem no Japão, sobre a cobertura dos passes e escolha aquele que se adequa ao seu roteiro. Não tem resposta certa na escolha do JR pass ou de outros passes, é preciso planejamento.

Na hora de planejar a viagem ao Japão, muitos focam apenas em atrações fixas. Por exemplo, ir a São Paulo e visitar o Parque  Ibirapuera, ir ao Rio de Janeiro e visitar o Cristo Redentor ou ir em Tokyo e visitar o Sensoji. Mas poucos pensam na possibilidade de turismo sazonal, que é visitar atrações, locais ou eventos que só existem numa determinada época do ano.  É o caso dos famosos piqueniques de hanami na primavera, das iluminações noturnas de outono, dos festivais de hanabi (fogos de artifício) no verão e dos festivais de neve e iluminação noturna de inverno. Esses são apenas alguns exemplos, procure informações sobre atrações específicas relacionadas ao mês ou estação do ano em que você vai ao Japão.”

2. ** ROTEIRO de MANGÁS e ANIMES **

Público: Fãs de quadrinhos (mangás) e desenhos animados japoneses (animes).

Duração: 10 dias.

Cidades: Tóquio, Aichi, Osaka, Kyoto.

Atrações imperdíveis: bairros de Akihabara e Odaiba, Museu Ghibli (todos em Tóquio).

Tóquio (04 dias): Akihabara, Odaiba, Ikebukuro, Museu Ghibli, Sanrio Puroland.

Aichi (02 dias): Nagoya.

Kyoto (01 dia):  Museu Internacional do Mangá.

Osaka (03 dias): Namba, Denden Town em Nipponbashi, Universal Studios Japan.

Akihabara, Tóquio - Shutterstock.com

Passo a passo: Comece por Tóquio, vá ao bairro de Akihabara e explore com calma tudo o que ele tem a oferecer. Visite cafés, lojas de artigos específicos para os amantes de mangá e animes, e também não deixe de ir aos game centers.

Ainda em Tóquio, é possível encontrar outras vizinhanças com diversas atrações deste universo, como os Pokémon Centers e o Parque de diversões de Mangá J-World, em Ikebukuro. São imperdíveis atrações como o Museu Ghibli, do estúdio de animação de filmes premiados como A Viagem de Chihiro, e Sanrio Puroland, parque temático climatizado (fechado) da Hello Kitty e outros personagens da Sanrio.

Em Nagoya, há diversos pontos da cidade que serviram de inspiração para animações de grande sucesso, como Kimi no Nawa e Nakitai Watashi wa Neko wo Kaburu. Outras atrações ligadas à cultura pop, assim como lojas especializadas também podem ser encontradas pela cidade. Caso esteja em Nagoya no início de agosto, não deixe de assistir ao Campeonato Mundial de Cosplay.

Kyoto, embora conhecido por suas belezas naturais e lembranças de um Japão antigo, também oferece importantes pontos para os amantes de mangás, como o Museu Internacional de Mangá de Kyoto.

Osaka, assim como Tóquio, oferece diversos bairros e atrações que farão os amantes de animes e mangás se encantarem, como Namba e Denden Town, pontos bem próximos uns aos outros. Para os que gostam de parques de diversões, a Universal Studios do Japão é uma atração imperdível!

Para mais ideias, consulte o nosso mapa dos animes.

  DICAS 

 Estilo Econômico

 Estilo Luxo

Compre mangás, figures e outros itens em lojas de usados no Japão. Garimpando é possível encontrar diversas peças, em excelentes condições!

Lojas especializadas possuem peças exclusivas no Japão: aumente sua coleção com edições especiais encontradas somente no país!

Agende sua viagem para poder ir aos diversos eventos de anime que ocorrem ao longo do ano.

Compre um passe premium para o seu evento favorito e aproveite ao máximo!

Os Net Cafe e Mangá Cafe são espaços com um preço acessível e um paraíso para os amantes da cultura pop japonesa.

Fique hospedado em hotéis temáticos de seu programa preferido, encontrados principalmente em grandes centros, como Tóquio e Osaka.

 Dica do Especialista

 

 

Vinicius Garcia Educador da Japan House São Paulo e mediador do Ciclo de Mangá realizado mensalmente pela instituição (@japanhousesp)

“O estúdio Ghibli é, sem dúvida, um dos mais importantes estúdios de animação da atualidade, entre seus filmes mais famosos está A Viagem de Chihiro, do mestre Hayao Miyazaki. Para mergulhar no mundo fantástico de Chihiro você pode visitar alguns lugares que serviram de inspiração para a criação da casa de banho onde se passa a  história. Há o Dogo Onsen, em Matsuyama, na província de Ehime, uma das mais antigas termas do Japão, com sua marcante fachada e seu interior labiríntico. Você pode conhecer também a Shima Onsen, em Nakanojo-machi, em Gunma, onde pode encontrar a emblemática ponte vermelha que leva à entrada do prédio. Além das termas, o Museu de Arquitetura ao Ar Livre de Edo – Tóquio, no parque Koganei também acabou servindo como uma forte inspiração para o diretor. Um lugar que parece uma pequena vila com fonte termal, mercearia, floricultura, alfaiataria, bar e lojas, que serviu como modelo para a criação da cidade fantasma encontrada por Chihiro e seus pais no início do filme.” 

Manga Café - Shutterstock.com

3. **ROTEIRO GASTRONÔMICO**

Público: Chefs e gourmets

Duração: 10 dias

Cidades: Fukuoka, Osaka, Kobe,  Nagoya, Sapporo, Tóquio

Comidas imperdíveis: Hakata tonkotsu lámen e comida de rua em Fukuoka; okonomiyaki  e takoyaki em Osaka; Kobe beef e o bairro Chinatown em Kobe; missô katsu e hitsumabushi em  Nagoya;  Kaisen don, missô lámen e laticínios de Hokkaido; sushi omakase e no mercado de peixes em Tóquio.

Passo a passo: O roteiro começa em Fukuoka para provar o Hakata lámen. O caldo é à base de porco e o macarrão é liso e fino. O lámen pode ser saboreado em restaurantes ou nas barracas de comida de rua que também vendem yakitori (espetinhos de frango) e oden (cozido de ingredientes variados em caldo leve de peixe) entre outros pratos.

Em Osaka, experimente o takoyaki (bolinho de polvo) e o okonomiyaki, um tipo de panqueca salgada com recheios a gosto. Em alguns restaurantes, o okonomiyaki pode ser feito pelo chef ou na chapa em sua mesa. O famoso Kobe beef e uma visita à Chinatown de Kobe não podem faltar neste tour gastronômico.

Em Nagoya, os clássicos são os pratos com missô (pasta de soja fermentada) como o missô katsu, carne de porco à milanesa com molho de missô, e também o hitsumabushi, prato de enguia grelhada com molho agridoce e arroz.

Lámen Tonkotsu - Shutterstock.com

Pegue um avião e siga para Sapporo, capital de Hokkaido, onde há grande variedade e qualidade de frutos do mar. Uma boa pedida é o Kaisen don, tigela com arroz na base e coberto com frutos do mar variados. O lámen famoso de Hokkaido é o de caldo de missô e macarrão ondulado de espessura média. Vale também provar os derivados do leite como queijos, sorvetes e doces.

Voltando à ilha principal, em Tóquio, experimente os peixes nos restaurantes da área do mercado Tsukiji e o sushi em restaurantes que servem no sistema omakase, em que o chef escolhe o que será servido.

 DICAS

 Estilo Econômico

 Estllo Luxo

Comida de rua

Restaurantes Michelin em Osaka e Tóquio

Chinatown em Kobe

Kobe beef em Kobe

Sushi no mercado de peixes em Tóquio

Sushi omakase

 

Dica da Especialista

 

 

 Telma Shiraishi, Chef do restaurante Aizomê, em São Paulo (@aizomerestaurante)

 

“O Japão com certeza é um paraíso gastronômico.

Além de reservas em restaurantes especializados, sempre vale a visita aos mercados e feiras locais (sugestões abaixo) para conhecer a riqueza e a diversidade de ingredientes e o trabalho de dedicados artesãos.

De quebra é possível provar frutas incríveis, petiscos, doces e uma variada oferta de frutos do mar frescos e outras guloseimas preparadas na hora.

 

Mercados

 

Tóquio: Tsukiji e Toyosu

Quioto: Nishiki

Osaka: Kuromon

Sapporo: Nijo

Takayama: Miyagawa Asaichi

Kanazawa: Omicho

 

Outro programa imperdível é visitar os subsolos das grandes lojas de departamento dedicadas à comida e bebida. Um verdadeiro playground gourmet com a melhor seleção de produtos não só do Japão, mas do mundo inteiro.”

 

Quer mais roteiros e dicas?

O site da JNTO é atualizado com frequência e traz muitas sugestões de itinerários e dicas de viagem, tais como suas redes sociais: Facebook, Instagram e Pinterest. 

Fique atento

Atualmente, viajantes a turismo precisam adquirir um pacote organizado por agência de viagem credenciada no Japão e ter acompanhamento de um guia turístico. O teste de Covid-19 deve ser feito até três dias antes do embarque. O visto de entrada deve ser solicitado na Embaixada ou Consulado do Japão a partir de três meses antes da viagem.

Devido à pandemia, as restrições de viagem estão mudando continuamente e serão ajustadas conforme a situação evolui globalmente. A JNTO recomenda visitar seu website para obter as últimas notícias sobre o Japão e as restrições de viagens relacionadas à Covid-19. Acesse: https://www.japan.travel/en/coronavirus/ para informações em inglês.



Postado por
no dia 16/08/2022 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Destinos Internacionais

LEIA TAMBÉM: