×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS INTERNACIONAIS

A Festa da Vindima em Mendoza celebra a colheita das uvas com um grande evento cultural





Fiesta de La Vendimia / Divulgação Mendoza Turismo

A partir de fevereiro começa a colheita das uvas nos vinhedos de Mendoza, a capital mundial do Malbec e uma das mais prestigiadas regiões vinícolas do mundo. Mais de mil bodegas, das pequenas e familiares às grandes produtoras, entram em modo turbo, recolhendo os frutos que irão fermentar e depois maturar em barricas de carvalho, tanques de aço inox ou ânforas de barro, dependendo do estilo escolhido por seus enólogos. Situada no oeste da Argentina, fica diante da Cordilheira dos Andes, próximo à maior montanha do continente, o Aconcágua. Fica a uma hora de avião de Buenos Aires e tem vôos diretos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro.

A colheita é uma grande oportunidade de conhecer e viver todo o caminho do vinho, desde a parreira até a garrafa -- obviamente, provando diversos exemplares, seja em degustações ou em refeições harmonizadas com os pratos da gastronomia argentina. Diversas bodegas e pousadas da região trazem programações especiais para esse período, quando além das visitas tradicionais é possível acompanhar -- e, em alguns casos, participar -- da vindima, nas etapas de seleção e de pisagem das uvas.

Em bodegas famosas, como a Norton, é possível viver a experiência da colheita, ou então o programa de enólogo por um dia, no qual um especialista ensina os visitantes a fazer as combinações entre as diferentes variedades de uvas para criar um blend próprio. Na Lopez, além de combinar variedades é possível ter a experiência completa, que acompanha desde as distintas formas de colheita até o processo de produção com tonéis e modernas plantas de fracionamento, culminando em uma degustação. Em outras, como a luxuosa Casa de Uco, é possível não apenas participar do momento da colheita mas também adquirir pequenos lotes de terra (de 0,25 a 5 hectares) para, no longo prazo, produzir seu próprio vinho, com a assessoria dos enólogos da casa, que cuidam de todo o processo de produção de acordo com as preferências do feliz proprietário.

Vinícola Zuccardi / Divulgação Zuccardi

Em algumas dessas bodegas as experiências podem chegar a outro nível -- como na Zuccardi, eleita três anos seguidos como a melhor vinícola do mundo pela World’s Best Vineyards, em votação de mais de 500 especialistas. Construída com projeto arquitetônico único, em plena cordilheira, ela une a modernidade e a alta tecnologia com a integração à natureza. Em suas instalações fica o famoso restaurante Piedra Infinita, com vista para as montanhas.

A safra também é um evento cultural. No início de março, entre os dias 3 e 6, acontecerá em Mendoza outra grande atração, a Festa Nacional da Vindima, que celebra a colheita do ano -- e foi listada pela revista National Geographic como o segundo melhor festival da colheita no mundo. São quatro dias de espetáculos que trazem apresentações de música, teatro e dança, unindo orquestras, atores, bailarinos folclóricos e de dança contemporânea. O tema desse ano será Juglares de Vendimia, um canto a la naturaleza (em português, Trovadores da Vindima, um canto à natureza). Os espetáculos acontecem no gigantesco Teatro Griego Frank Romero Day, um espaço com capacidade para 19.000 espectadores, em um evento para o qual concorrem mais de 1630 artistas, selecionados em testes ao longo de vários meses.

Como chegar: Mendoza tem vôos diretos a partir de São Paulo e do Rio de Janeiro, e conexões fáceis a partir de Buenos Aires.



Postado por
no dia 12/01/2023 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Destinos Internacionais

LEIA TAMBÉM: