×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS INTERNACIONAIS

O programa tem a proposta de manter o relacionamento de transparência com os seus visitantes e as comunidades locais que vivem no entorno das fábricas da companhia





A Unipar, líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC na América do Sul, retoma em maio um dos seus programas de maior sucesso: o Fábrica Aberta, que já recebeu cerca de 120 mil pessoas e foi paralisado por conta da pandemia de Covid-19. Por meio dele, visitantes podem participar de visitas guiadas e conhecer as fábricas em Cubatão (SP), Santo André (SP) e Bahía Blanca, na Argentina. 

A visitação é coordenada por monitores especializados e participações especiais, de um time de colaboradores aposentados da companhia que explicam com propriedade o processo de produção das fábricas. 

Um dos objetivos do Fábrica Aberta é mostrar como a Unipar realiza sua produção respeitando o meio ambiente e priorizando a saúde e a segurança de seus colaboradores e vizinhos. Até hoje, o programa não tem paralelo na indústria química brasileira ou global, sendo referência para iniciativas similares e para o turismo industrial em geral.

"É motivo de muita alegria para nós a retomada de um programa que faz parte da nossa cultura de aproximar as comunidades do entorno. Nosso grande objetivo com o Fábrica Aberta é manter um relacionamento de transparência com nossos visitantes e mostrar abertamente nossa produção responsável e a priorização de práticas sustentáveis", ressalta Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.

Turismo Industrial: Unipar retoma o programa Fábrica Aberta

Para restabelecer o projeto, a Unipar contou com a Exxmartt - empresa especializada em memória empresarial, visitas e experiências corporativas que atuou na gestão de todo o processo de concepção e implementação da nova visita. A consultoria estudou os diferentes perfis de públicos da Unipar e chegou à elaboração de quatro roteiros de visitas que se diferem pelo tipo e profundidade das informações transmitidas, interlocutores e material de apoio utilizado. 

A empresa também foi responsável pela criação de material de apoio ao discurso como mini outdoor com processo produtivo para ilustrar alguns dos processos que acontecem nos equipamentos da Unipar. E promoveu treinamento de hospitalidade e oratória para as pessoas que participarão do receptivo dos visitantes como monitores especializados da Exxmartt, e os aposentados Unipar. "Estamos muito felizes pela oportunidade de contribuir  na revitalização do programa de visitas Fábrica Aberta. Unir um dos programas mais antigos do Brasil, que existe desde 1985, com a expertise da Exxmartt, foi incrível. Utilizamos nossas ferramentas proprietárias de visitas como 6 Es e, com isso, incorporamos mais experiência e conteúdo para o visitante da Unipar", comenta Stefania Valle, sócia e diretora de Relacionamento e Experiências da Exxmartt.

História do programa

Idealizado em Cubatão no final dos anos 80, o Fábrica Aberta se iniciou em um momento difícil para a indústria química global e para o município, que havia acabado de receber a alcunha de “cidade mais poluída do mundo” e foi alvo de duras críticas. 

Pensando em reduzir os impactos ambientais gerados pela cidade, a região iniciou uma ação ambiciosa e a Unipar decidiu inovar. No momento em que o setor tentava entender como se relacionar melhor com o ambiente e a sociedade, a companhia criou o Fábrica Aberta com o objetivo de mostrar o que fazia e que era possível produzir em harmonia com a natureza. Atualmente a companhia é referência em sustentabilidade, investindo nas mais diferentes frentes que visam promover acesso ao saneamento e desenvolvimento humano.

O cenário enfrentado para a retomada do programa também é desafiador, por circunstâncias diferentes. Após três anos de paralisação por conta da pandemia de Covid-19, a sociedade está saindo de um período de isolamento e retomando as atividades presenciais. 

Durante a paralisação, as unidades da Unipar puderam ser conhecidas via Tour Virtual no endereço www.unipar.com/tour-virtual-pt. “Agora, quando estamos quase completando 40 anos de programa, esperamos voltar a receber os visitantes presencialmente e mostrar como fazemos a química acontecer”, finaliza o CEO.



Postado por
no dia 26/05/2023 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Destinos Internacionais

LEIA TAMBÉM: