Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A
Turismo S/A

Turistas em busca de bem-estar em São Lourenço, Minas Gerais



São Lourenço recebe mais de 550 mil turistas anualmente em busca do bem-estar

Estância mineira oferece inúmeras atividades em seu parque de águas, referência internacional

O surgimento do turismo balneário data de muitos séculos antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil. Documentos históricos apontam que uma das maiores razões que levavam os romanos, antes do nascimento de Cristo, a percorrer seu vasto império era a visita a locais que possuíam fontes de águas com propriedades de cura.

Se a busca pelo bem-estar voltou à moda no ano 2000 na Europa, sobretudo na França e na Áustria, no Brasil o crescimento deste tipo de turista é tendência verificada há pelo menos 8 anos.

A cidade de São Lourenço, principal estância hidromineral do país, recebe desde os primeiros anos do século XX turistas em busca de tratamento com suas águas. Entre os anos de 1930 e 1950, o destino era frequentado por nomes importantes da antiga República, atraídos pela beleza da região, pela intensa atividade social e pela fama de suas águas minerais.


O município, ao sul de Minas Gerais, inspirou inclusive o presidente Getúlio Vargas, grande frequentador de São Lourenço, a assinar, em 1945 o Decreto-Lei 7.841, conhecido como Código de Águas Minerais cujo objetivo era padronizar o uso das águas minerais.

Mais de 550 mil turistas vem anualmente a São Lourenço. Além de buscar turismo de aventura, as raízes mineiras presentes na gastronomia e estilo de vida, muitos vêm com o objetivo de encontrar o bem-estar.


O Parque das Águas, único no mundo administrado pela Nestlé, com suas nove fontes de água mineral e um centro hidroterápico para a prática da crenoterapia (tratamento feito por meio de ingestão e banho de águas minerais) é um dos cartões de visita da cidade.

Ao todo são 370 mil m² onde é possível visitar, além do balneário- um elegante prédio art-déco datado de 1936 e que oferece um extenso cardápio de tratamentos com banhos e massagens, inclusive para gestantes e crianças, o lago com 90 mil m², onde é possível fazer passeios de pedalinho e barco, e o projeto paisagístico com jardins japoneses e várias espécies nativas da região.

Os frequentadores podem ainda realizar piqueniques, tomar duchas e encher cantis com águas para diferentes usos terapêuticos.

A Fonte Oriente, com água Mineral Gasosa Natural, é muito utilizada para o tratamento de distúrbios renais, digestivos e certos tipos de intoxicação. A fonte possui uma característica única por originar uma água naturalmente gasosa.

Já a Fonte Andrade Figueira, com Água Mineral Magnesiana, é indicada para o tratamento de distúrbios hepáticos, vesícula biliar e certas alterações do intestino grosso. A Fonte Vichy, por sua vez, com Água Mineral Alcalina, é muito benéfica para tratar problemas gástricos, renais e de vesícula biliar. Igual a esta, só existe outra fonte no mundo, localizada na cidade de Vichy, na França.


Também a Fonte Alcalina colabora para a melhoria em tratamentos de úlceras gastroduodenais, além de dar grande alívio na hipercloridria. É indicada para uricenía, auxiliando na eliminação do ácido úrico e cálculos renais.

A Fonte Ferruginosa, com água Mineral Ferruginosa, serve para tratamentos de anorexia, anemia e astenia. A Fonte Jaime Sotto Mayor, com água Mineral Sulfurosa, contribui no tratamento de diabetes e distúrbios do intestino grosso, como colites crônicas e pós-infecciosas. Já externamente, ajuda a melhorar processos alérgicos da pele e doenças do colágeno. Além disso, os gases liberados desta fonte são usados no tratamento de sinusite e problemas respiratórios.

É possível ainda tratar depressão e estresse, além de processos alérgicos e de colites, na fonte José Carlos de Andrade, de água Mineral Carbogasosa.

A ingestão das águas da Fonte Sulfurosa II contribui para o tratamento de diabetes, distúrbios do intestino, processos alérgicos da pele, além de sinusite e outros problemas respiratórios. Por possuir ferro, a água Mineral Ferruginosa, da Fonte Primavera é ideal para o tratamento de anemia e anorexia, além de ajudar a diminuir o cansaço e a fadiga.

Os visitantes podem praticar uma série de atividades físicas ao ar livre e aproveitar das aulas que são oferecidas semanalmente na catedral dos bambus. Há diversas opções para alimentação, compras de produtos artesanais e até uma galeria de arte.


O tempo ideal para o tratamento de muitas doenças é de 21 dias. São Lourenço oferece uma série de atividades esportivas, culturais e espirituais para quem deseja passar três semanas na cidade para cuidar da saúde, descansando e recarregando as baterias.

"Trata-se de um espaço contemplativo, com jardins para meditação, uma gruta e uma igreja para orações, onde há até réplica do Santo Sudário, que convive perfeitamente com um outro espaço que oferece estrutura completa para atividades esportivas e cuidados com a saúde. De um lado o clima zen, do outro muito pique para manter a forma", explica a gerente-geral do empreendimento, Vera Maria Vaz de Mello.

São Lourenço, que colabora para que Minas Gerais seja considerada a "caixa d'água do Brasil", vai comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado anualmente no dia 22 de março. Aproveitando o tema Água e Desenvolvimento Sustentável, proposto pela Organização das Nações Unidas, o parque organizou uma programação especial para os moradores e turistas. Além de atividades educativas que tratam dos temas de conservação da água e reciclagem, estarão presentes personagens do Looney Tunes, com quem as crianças poderão brincar e tirar fotos.

O parque fica aberto de domingo a segunda das 08h00 às 17h20 e o valor do ingresso é R$7,00. Os tratamentos no Balneários possuem preços a partir de R$35,00. No dia 22 de março, a entrada será gratuita.

Fotos: Luiz Claudio Maciel e Águas da Mantiqueira de Minas

São Lourenço Convention & Visitors Bureau

Parque das Águas

Fonte: Assessoria de Imprensa

Postado por Angela Karam - 12/03/2015 às 15:40



Leia mais sobre Destinos Nacionais - Página inicial

Siga-nos no Facebook
www.facebook.com/Turismo-SA
Siga-nos no Instagram
www.instagram.com/turismo.sa